Troca de Ideias sobre Plano de Carreira: SEPROSC facilita diálogo entre RHs
Confira os principais insights da troca de experiências entre RHs sobre planos de carreira!
Santa Catarina tem se destacado como um pólo promissor para profissionais de Tecnologia da Informação, oferecendo diversas oportunidades de carreira. De acordo com uma pesquisa recente divulgada pela Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), o setor de tecnologia no Estado tem apresentado um crescimento expressivo, impulsionando a demanda por profissionais qualificados.
De acordo com o Mapeamento de Vagas 2023 realizado pela Associação Catarinense de Tecnologia - ACATE, o setor de tecnologia em Santa Catarina deve ultrapassar a marca de 100 mil postos de trabalhos ativos até o final de 2025. O cargo com maior projeção de aumento é o de desenvolvedor, que deve abrir 14,3 mil vagas. Já em termos de linguagem de programação, as principais especialidades procuradas pelas empresas são: Javascript, React, Node.js, Python e Java.
Mas, outras carreiras também aparecem com aumento na demanda, entre elas: analista de negócios (1,9 mil), gestor de projetos (1,7 mil), analista e cientista de dados (3 mil), designer de produtos (1,5 mil), analista de controle de qualidade (1,3 mil), analista de aplicação e infraestrutura (1,1 mil), administrador de banco de dados (1 mil), agile na área de scrum master (909), consultor de segurança da informação (839), cloud engineer (820) e analista de processos (678) e outros cargos (358).
"Segundo nossa pesquisa junto às empresas de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) de SC, o setor contratou nos últimos dois anos 16,7 mil profissionais e deverá contratar mais 34 mil nos próximos 3 anos. A demanda certamente será ainda maior, pois estatísticas de mercado mostram que, a cada três profissionais que se formam com perfil tecnológico, dois vão trabalhar no setor de TIC, um vai trabalhar nas demais verticais da economia e mais de 20% vão criar startups que também vão contratar. Portanto, programas como o Jovem Programador são uma grande oportunidade para novos profissionais se inserirem nestas carreiras tão promissoras e com tanta demanda", relata Moacir Antonio Marafon, Vice-Presidente de Talentos da ACATE.
Nesse contexto, o Programa Jovem Programador, uma parceria entre Seprosc e Senac SC, trabalha na formação de profissionais qualificados para atender as exigências das empresas de tecnologia. Durante a capacitação, os participantes do PJP têm acesso à formação tecnológica, com projetos práticos, participação em eventos como hackathon e oportunidades de estágio. Tudo isso para preparar os futuros desenvolvedores para os desafios do mercado de trabalho.
“Além dos conhecimentos técnicos, o PJP, que conta com o apoio da ACATE, também atua para que os novos programadores desenvolvam soft skills, como trabalho em equipe, comunicação eficaz, pensamento crítico e autonomia digital. Essas competências são valorizadas pelas empresas, pois a colaboração e a capacidade de se adaptar a diferentes cenários são características essenciais no ambiente de trabalho”, afirma Juliano Vieira, coordenador do Programa Jovem Programador.
*Fonte: texto produzido com informações da ACATE
Publicado em: 20/06/2023 09:48:20
Confira os principais insights da troca de experiências entre RHs sobre planos de carreira!
O SEPROSC participou do Senac Tech como parceiro, acompanhando as novidades e tendências do setor.
O encontro online para as empresas associadas destacou estratégias de recompensas, desafios na implementação e a importância da participação executiva.
Parabenizamos a Sênior, por este marco extraordinário e reafirmamos nosso compromisso em apoiar nossas empresas associadas.
O encontro online para as empresas associadas contou com a participação da convidada Ceres Dutra, para falar sobre como a IA transforma o RH, otimizando processos de seleção, treinamento e avaliação.
Este anúncio, feito recentemente em nossas redes sociais, marca um importante passo na formação de novos talentos na área de tecnologia e programação.
A Prefeitura de Blumenau e o Senai lançaram o Projeto TransformaTech para formar jovens vulneráveis de 14 a 16 anos. O SEPROSC teve papel crucial na criação do programa.
No dia 21/05/2024, às 14h, ocorreu uma reunião exclusiva para empresas associadas ao SEPROSC e SEINFLO, via Zoom. Participaram Carolina Pizolati Farah, Dr. Rodolfo Ruediger Neto e Mariana Azevedo.
O SEPROSC acompanha de perto o desenrolar da situação e atua firmemente no sentido de reverter a liminar e fazer valer o projeto de lei aprovado pelo congresso nacional.