No sábado, dia 10, foi realizada a final da 2ª edição do Hackathon Programa Jovem Programador, uma parceria do Seprosc (Sindicato das Empresas de Informática, Processamento de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de Santa Catarina) com o Senac SC. A equipe campeã foi a Perry Squad, de Blumenau, que apresentou uma proposta para o problema do eixo Desenvolvimento Educacional e Social. O segundo lugar foi da equipe CaPYvara, de Palhoça, com a solução desenvolvida para o eixo Segurança. Na terceira posição, ficou a equipe Patos Quânticos, de Florianópolis, que trouxe uma inovação para o problema do eixo Ambiente e Saúde.
O evento foi realizado de forma virtual, entre os dias 03 e 10 de dezembro, e contou com a participação de mais de 272 alunos, de 16 unidades do Senac SC. Ao todo foram formadas 44 equipes e 16 delas chegaram à final, sendo os dois melhores times de cada eixo: Ambiente e Saúde; Desenvolvimento Educacional e Social; Gestão e Negócios; Produção Alimentícia; Produção Cultural e Design; Segurança; Turismo, Hospitalidade e Lazer; e Educação. Essas são as áreas de atuação do Senac SC e os desafios propostos foram baseados em necessidades reais de cada segmento.
“O Hackathon é uma oportunidade para que os alunos encarem os desafios da profissão e do trabalho em equipe. É uma forma de simular a competitividade existente no mercado e ao mesmo tempo instigar a superação. E tudo isto é muito importante para se desenvolver, se diferenciar e conquistar um espaço de sucesso no mercado de trabalho”, afirma Márcio Gonçalves, presidente do Seprosc.

Para encarar o desafio, os alunos do PJP tiveram o apoio de 62 mentores e participaram de 159 reuniões de mentoria e 171 horas de trabalho. Todo esse empenho gerou 239 entregáveis (fluxos, diagramas, layouts, protótipos, apresentações). Durante o Hackathon, os jovens tiveram que validar o problema, realizando pesquisas de mercado, além de prototipar soluções, com o objetivo de testar os desafios que vão encarar no mercado profissional, como inovação, trabalho em equipe, solução de problemas, além de resiliência de modo geral.
“Esse é o resultado de um trabalho em equipe que envolve, além dos alunos, professores, profissionais das unidades e também dos parceiros do PJP que atuam como mentores. Todos estão de parabéns e nós, do Senac SC, estamos cumprindo nossa missão de preparar os jovens para o futuro profissional”, conclui a professora Lariana Luy Peixoto, uma das organizadoras do evento.
Na final, as equipes apresentaram o pitch e foram avaliadas por um júri composto por empresários e professores da área. Os vencedores ganharam smartwatches (1º lugar), assistentes virtuais (2º lugar) e um Kit Gamer (3º lugar). As inscrições para a edição 2023 do Programa Jovem Programador já estão abertas e podem ser realizadas pelo site: https://www.jovemprogramador.com.br.
Publicado em: 12/12/2022 14:52:41