Troca de Ideias sobre Plano de Carreira: SEPROSC facilita diálogo entre RHs
Confira os principais insights da troca de experiências entre RHs sobre planos de carreira!
O que é endomarketing? Já ouviu falar? Bom, essa é uma estratégia de comunicação interna responsável por motivar os colaboradores. Ele também pode ser conhecido como marketing interno, e vale entender que investir em ações de endomarketing pode ser o diferencial de um negócio de sucesso.
Muitas pessoas buscam descobrir o que é endomarketing. O marketing interno é voltado aos funcionários e grandes empresas têm investido nessa estratégia, e o retorno financeiro é notável.
Mas como uma estratégia de marketing direcionada aos colaboradores pode trazer lucros para empresas?
É simples. Pense comigo: quando você estimula as percepções de que sua empresa é o melhor lugar para se trabalhar, e o colaborador nota isso, ele realmente irá se sentir parte da empresa.
Então quando isso acontece, o funcionário fica mais contente e disposto a dar o seu melhor sempre, melhorando assim sua produtividade e gerando mais resultados. Essa é uma ótima maneira de começar seu endomarketing.
Por isso que ações de endomarketing bem feitas, trazem resultados financeiros.
O QUE É ENDOMARKETING OU MARKETING INTERNO?
Afinal, o que é endomarketing? Pode ser chamado também de marketing interno. Esse é o processo de marketing feito dentro da própria empresa, para os colaboradores.
O processo surge de dentro para fora, despertando nos colaboradores a sensação de ser uma ótima organização, além de mostrar a preocupação com o bem estar dos funcionários.
Isso responde o que é endomarketing.
No marketing interno, você precisa transformar a empresa no melhor lugar. Tudo bem, não é tão simples desse jeito, mas é bem fácil de entender.
Pense comigo nesse exemplo: Você é um funcionário da sua empresa, então estaria satisfeito com seu emprego? Se você titubeou, precisa começar a pensar mais em seus funcionários.
Sua empresa não depende só das suas vendas, ela depende do desempenho dos seus funcionários (e muito diga-se de passagem).
Bom, então se você não está satisfeito, e sua organização não pensa nos funcionários, porquê o seu colaborador vai se sentir motivado a dar o máximo no trabalho? Não tem motivo.
É preciso mudar isso urgentemente, e quando você sabe o que é endomarketing é mais fácil de perceber isso.
O endomarketing busca satisfazer as necessidades dos colaboradores, então essa é a resposta para sua mudança, melhorar a comunicação interna.
Existem muitas formas de desenvolver o marketing interno, portanto é essencial saber qual o melhor para o seu negócio. Por isso você precisa entender qual o pensamento dos colaboradores sobre a sua empresa.
Mas vamos deixar para tratar desse assunto lá na frente, ok?
Melhorar a relação entre empregado e empregador é o mais importante até aqui. Para isso acontecer você vai trabalhar nas necessidades dos funcionários e na comunicação interna da sua empresa, isso que é endomarketing.
MOTIVAR OS FUNCIONÁRIOS É ESSENCIAL PARA UM BOM MARKETING INTERNO
Agora você já sabe o que é endomarketing, vamos explicar porque é importante realizar ações de endomarketing. Quando o funcionário veste a camisa da empresa, pode ter certeza: ele vai batalhar por ela até o fim.
Essa é mais uma tática do endomarketing, fazer o funcionário criar um laço com a empresa.
Mas há tempos atrás ouvimos nossos pais dizendo “nada vem de graça nessa vida”, no âmbito empresarial isso ocorre também. Para o funcionário vestir a camisa, você precisa investir em seus colaboradores.
Mas quando dizemos “investir”, não trata-se necessariamente de um aumento salarial. Faça o contrário, incentive o colaborador a batalhar para conquistar um aumento, estipule metas e estimule ele a batê-las.
Porém coloque metas alcançáveis, pois do contrário, você irá desestimular seu funcionário. O importante é você mostrar sua preocupação com a pessoa.
Viu como não é tão difícil?
Entretanto é bacana você se importar não só com a pessoa, mas com o bem-estar dela. Por exemplo, um ambiente bem climatizado, disponibilizar café e frutas em sua copa, também são maneiras de fazer endomarketing na sua empresa.
Dessa forma, seu colaborador ficará motivado e se sentirá parte do seu negócio.
Na maioria das empresas, o funcionário é quem tem o primeiro contato com o cliente. Ele precisa transparecer que trabalha na melhor empresa que existe. Quando isso acontece de uma forma natural, é muito mais vantajoso.
Mas não queremos que o funcionário forçe a barra com afirmações positivas relacionadas à empresa. Se ele transparecer isso trabalhando bem humorado, disposto e em um ambiente leve, os resultados certamente serão melhores, pode acreditar!
Para saber motivar seu funcionário da melhor forma, você precisa entender o que ele pensa sobre seu negócio.
Publicado em: 03/02/2020 10:59:00
Confira os principais insights da troca de experiências entre RHs sobre planos de carreira!
O SEPROSC participou do Senac Tech como parceiro, acompanhando as novidades e tendências do setor.
O encontro online para as empresas associadas destacou estratégias de recompensas, desafios na implementação e a importância da participação executiva.
Parabenizamos a Sênior, por este marco extraordinário e reafirmamos nosso compromisso em apoiar nossas empresas associadas.
O encontro online para as empresas associadas contou com a participação da convidada Ceres Dutra, para falar sobre como a IA transforma o RH, otimizando processos de seleção, treinamento e avaliação.
Este anúncio, feito recentemente em nossas redes sociais, marca um importante passo na formação de novos talentos na área de tecnologia e programação.
A Prefeitura de Blumenau e o Senai lançaram o Projeto TransformaTech para formar jovens vulneráveis de 14 a 16 anos. O SEPROSC teve papel crucial na criação do programa.
No dia 21/05/2024, às 14h, ocorreu uma reunião exclusiva para empresas associadas ao SEPROSC e SEINFLO, via Zoom. Participaram Carolina Pizolati Farah, Dr. Rodolfo Ruediger Neto e Mariana Azevedo.
O SEPROSC acompanha de perto o desenrolar da situação e atua firmemente no sentido de reverter a liminar e fazer valer o projeto de lei aprovado pelo congresso nacional.