Jovem Programador 2024: edição começa as aulas batendo recorde de vagas e inscrições

As aulas do Programa Jovem Programador (PJP) começam nesta semana em uma edição histórica: em 2024, o programa de iniciativa do SEPROSC (Sindicato das Empresas de Processamento de Dados do Estado de Santa Catarina), com execução educacional do Senac SC, teve recorde com mais de 4300 pessoas inscritas – um aumento de mais de 38% na comparação com a primeira edição do projeto.

Os números expressivos ainda mostram a evolução na oferta de vagas. Em apenas um ano, houve um acréscimo de 40% das vagas do programa, que passaram de 730 em 2023 para 1024 em 2024. Além disso, o PJP teve um salto nas cidades contempladas pelo programa nos últimos quatro anos: de 13 municípios na primeira edição, hoje, o Jovem Programador está presente em 21 cidades de Santa Catarina.


Estes números representam um crescimento significativo em comparação com anos anteriores, evidenciando a crescente demanda por habilidades e conhecimentos técnicos em programação de sistemas, não só para o crescimento profissional como também para suprir a alta demanda por programadores nas empresas de TI do Estado.

Segundo o  Mapeamento de Vagas 2023 realizado pela Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), o setor de tecnologia em Santa Catarina deve ultrapassar a marca de 100 mil postos de trabalhos ativos até o final de 2025. Destes postos, 14,3 mil vagas devem ser abertas para desenvolvedores.

“Sabemos que Santa Catarina enfrenta desafios significativos devido à crescente demanda por profissionais de TI qualificados. O setor está em constante expansão, impulsionado pela inovação e pela necessidade de soluções tecnológicas avançadas. E esta expansão é acompanhada por uma escassez de talentos capacitados para preencher  vagas existentes”, afirma Andréas Hartmann, presidente do SEPROSC. 

“Ao oferecer uma formação de qualidade em programação de sistemas, o Jovem Programador investe não apenas no futuro desses jovens, mas também, no futuro próspero do setor de tecnologia em Santa Catarina”, completa.

Jovem Programador 2024

Para preparar os alunos no início dessa jornada de conhecimento, o Jovem Programador realizou um workshop introdutório com foco em conceitos de lógica. O workshop proporcionou uma visão inicial do vasto mundo da programação, e também demonstrou o compromisso dos participantes em desenvolver suas habilidades técnicas – e seguir para a próxima fase do PJP.

Os jovens aprovados garantiram vaga para a edição 2024. As aulas começam nos dias 18 e 25 de março, nas unidades do Senac SC de norte a sul do Estado. E, para marcar o início das atividades do PJP, está programada uma aula magna para o dia 03 de abril, com o especialista André Coelho, “O Personal Tech”, além de convidados como o presidente do SEPROSC, Andréas Hartmann, e Moacir Marafon, VP de Talentos da ACATE.

Nos primeiros meses de curso, os alunos irão estudar conteúdos de “Programação de Sistemas”, tendo a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em linguagens de programação e tecnologias de desenvolvimento de software. Depois disso, os participantes terão aulas de “Programação Web”, onde vão conhecer as tecnologias e habilidades necessárias para desenvolver aplicativos, sites interativos, interação com bancos de dados, entre outros.

“O Jovem Programador tem o compromisso de oferecer uma educação de alta qualidade em programação, capacitando os jovens a explorar seu potencial criativo e inovador. Em um ano, estes alunos estarão aptos a contribuir diretamente com empresas de tecnologia  e, consequentemente, com o crescimento deste ecossistema no Estado”, afirma Juliano Vieira, coordenador do Jovem Programador no Senac SC.

O Programa Jovem Programador tem patrocínio das empresas: Datainfo, Exímio, Fácil, Grupo BST, Havan, JB Software, NDD, Quicksoft, Senior, Seti, Systêxtil, Trier Sistemas e HartSystem, e apoio de Arco Instituto, Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), Communitech, Centro de Inovação Blumenau (CIB), Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Gene Conecta, Novale Hub – Centro de Inovação de Jaraguá do Sul, Orion Parque Tecnológico, Inovale - Polo de Inovação do Vale do Rio do Peixe, SOMAR Vale Europeu,  Núcleo de Empresas de Tecnologia de Tubarão e Região (AmurelTec) e e Sindicato das Empresas de Informática e Processamento de Dados da Grande Florianópolis (Seinflo).

Publicado em: 18/03/2024 13:56:09

Facebook Twitter Google Plus LinkedIn Whatsapp

Notícias

Suspensa por 60 dias a ação do governo que contesta a desoneração da folha de pagamento

Suspensa por 60 dias a ação do governo que contesta a desoneração da folha de pagamento

O SEPROSC acompanha de perto o desenrolar da situação e atua firmemente no sentido de reverter a liminar e fazer valer o projeto de lei aprovado pelo congresso nacional.

Nota de Posicionamento do SEPROSC - Desoneração

Nota de Posicionamento do SEPROSC - Desoneração

O SEPROSC apoia a nota da Fenainfo contra a suspensão da desoneração da folha de pagamentos, alertando que a medida prejudica a competitividade e os empregos no setor de tecnologia e inovação no Brasil.

Primeira reunião do GRT em 2024 debateu Plano de Cargos e Salários

Primeira reunião do GRT em 2024 debateu Plano de Cargos e Salários

Encontro online reuniu representantes de empresas catarinenses e profissionais para falar sobre a importância de alinhar estratégias salariais e de funções à forma de atuação das empresas

Jovem Programador 2024: edição começa as aulas batendo recorde de vagas e inscrições

Jovem Programador 2024: edição começa as aulas batendo recorde de vagas e inscrições

Com o aumento no número de vagas e cidades atendidas, o programa se consolida como o maior do Estado em capacitação profissional de programadores de sistemas

GRT 2024: primeiro encontro do grupo neste ano acontece no dia 19

GRT 2024: primeiro encontro do grupo neste ano acontece no dia 19

O Grupo de Relações Trabalhistas (GRT) está de volta em 2024, trazendo conteúdos de interesse para promover o aprendizado contínuo e melhores práticas

Governo mantém desoneração de 17 setores da economia

Governo mantém desoneração de 17 setores da economia

Após pressão de parlamentares e entidades do setor, o presidente Lula assinou a revogação de trecho de Medida Provisória que reonerava a folha de pagamentos de 17 setores da economia

Últimos dias: inscrições para o Jovem Programador 2024 terminam dia 18/02

Últimos dias: inscrições para o Jovem Programador 2024 terminam dia 18/02

Última chance: se você busca uma oportunidade na área de TI, inscreva-se e participe!

Jovem Programador 2024: programa ultrapassa 1000 vagas em 21 cidades catarinenses

Jovem Programador 2024: programa ultrapassa 1000 vagas em 21 cidades catarinenses

Com o aumento no número de oportunidades e de municípios de norte a sul do Estado, o Jovem Programador se torna o maior programa de formação em TI de SC

WK chega aos 40 anos conectada com o crescimento

WK chega aos 40 anos conectada com o crescimento

A WK completa 40 anos em 2024 e já deu início às comemorações que serão realizadas durante todo o ano

Agenda Seprosc

Agenda Eventos