Senac Tech: Impulsionando a Inovação e o Futuro da Tecnologia em Santa Catarina
O SEPROSC participou do Senac Tech como parceiro, acompanhando as novidades e tendências do setor.
O presidente do SEPROSC e vice-presidente da FENAINFO, Marcio Gonçalves, participou na última quarta-feira (16) da audiência pública na Comissão de Ciência, Tecnologia, Informação e Informática (CCT) do Senado Federal, com a proposta de discutir os impactos da Reforma Tributária no setor de TI. Na sessão presidida pelo Senador Astronauta Marcos Pontes (PL/SP), o líder destacou como os aumentos reais dos tributos poderão impactar no equilíbrio financeiro e na competitividade das empresas de tecnologia da informação.
Marcio Gonçalves destacou a posição de destaque do setor na geração de vagas de trabalho e a contribuição no PIB, que atualmente chega a 8%. “Os empregos atuais e futuros em empresas de TI são e serão impactados por uma possível alta na carga tributária. Não podemos comprometer a geração de empregos em uma das áreas que mais gera postos de trabalho no país e atualmente emprega mais de 2 milhões de pessoas”, disse.
O vice-presidente da FENAINFO ainda completou: “a diminuição dos postos de trabalho está indo na contramão do que se espera, que é o crescimento do Brasil e a retomada do setor de tecnologia frente ao mercado mundial”.
A audiência pública na CCT teve como objetivo mobilizar senadores, representantes do governo e empresários do setor sobre a importância de um enquadramento mais adequado na Reforma Tributária, com alíquotas reduzidas para o setor. Dessa forma, entre as consequências do aumento real da carga tributária sobre essas empresas de TI está a redução de postos de trabalho – o que incentiva o crescimento da terceirização dos serviços, perda da capacidade de competitividade frente a outros países e diminuição dos investimentos em infraestrutura, pesquisa, desenvolvimento e inovação.
Além de Marcio Gonçalves, também estiveram presentes na sessão José Janone Junior; presidente do Sindicato de Empresas de Internet do Estado de São Paulo (Seinesp), Diego Brites, vice-presidente de Relacionamento da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), Gilberto Luiz do Amaral, consultor da Associação Brasileira de Internet (Abranet), Rodolfo Fücher, presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes) e Christian Tadeu, presidente da Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro).
O presidente do SEPROSC cumpriu, ainda, agenda com parlamentares, ,como uma reunião realizada com o senador Izalci Lucas (PSDB-DF), que contou com a presença da Abes.
Para assistir a participação de Marcio Gonçalves e acompanhar todos os detalhes da audiência pública na CCJ, basta acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=Gdsef-IYR1s
Com fotos da Agência Senado
Publicado em: 17/08/2023 15:06:38
O SEPROSC participou do Senac Tech como parceiro, acompanhando as novidades e tendências do setor.
O encontro online para as empresas associadas destacou estratégias de recompensas, desafios na implementação e a importância da participação executiva.
Parabenizamos a Sênior, por este marco extraordinário e reafirmamos nosso compromisso em apoiar nossas empresas associadas.
O encontro online para as empresas associadas contou com a participação da convidada Ceres Dutra, para falar sobre como a IA transforma o RH, otimizando processos de seleção, treinamento e avaliação.
Este anúncio, feito recentemente em nossas redes sociais, marca um importante passo na formação de novos talentos na área de tecnologia e programação.
A Prefeitura de Blumenau e o Senai lançaram o Projeto TransformaTech para formar jovens vulneráveis de 14 a 16 anos. O SEPROSC teve papel crucial na criação do programa.
No dia 21/05/2024, às 14h, ocorreu uma reunião exclusiva para empresas associadas ao SEPROSC e SEINFLO, via Zoom. Participaram Carolina Pizolati Farah, Dr. Rodolfo Ruediger Neto e Mariana Azevedo.
O SEPROSC acompanha de perto o desenrolar da situação e atua firmemente no sentido de reverter a liminar e fazer valer o projeto de lei aprovado pelo congresso nacional.
O SEPROSC apoia a nota da Fenainfo contra a suspensão da desoneração da folha de pagamentos, alertando que a medida prejudica a competitividade e os empregos no setor de tecnologia e inovação no Brasil.