Como comunicar e promover a interação  entre equipes de diferentes turnos

No ano de 2020, devido a pandemia, muitas empresas adotaram regimes de trabalho  diversificados, como home office ou híbrido. Diante disso, os setores de gestão de pessoas e  comunicação interna precisaram se desconstruir para promover uma comunicação assertiva e  interação entre equipes. 

Como as empresas tiveram que agir rápido, não foi possível estruturar antecipadamente as novas  formas de comunicação e a gestão de pessoas precisou se adaptar rapidamente.  

Além disso, os regimes de trabalho distintos tendem a continuar em pauta. Por isso, os setores  responsáveis precisam descobrir como comunicar e promover a interação entre equipes de  trabalho de diferentes turnos e locais. 

 

FONTE: TECLÓGICA

Impactos do isolamento no emocional 

Quando o trabalho não é feito de forma presencial, o contato humano é bem menos frequente,  pois os funcionários acabam não tendo o mesmo relacionamento diário com os colegas,  fornecedores e clientes. 

Isso, somado a outros fatores como menos exercícios físicos e um grande volume de informações vindas da internet e televisão, aumentou muito os casos de depressão e ansiedade durante a  pandemia. Segundo uma pesquisa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) os casos de depressão praticamente dobraram, enquanto as ocorrências de ansiedade e estresse tiveram  um aumento de 80% nesse período. 

Para que todos os funcionários se sintam parte de uma equipe, a comunicação precisa chegar a  cada um deles, independente do local onde se encontram. Por exemplo, se uma parte da equipe  está trabalhando presencialmente, ela deve receber a mesma comunicação que o pessoal que  trabalha remoto. Para as equipes de gestão de pessoas e comunicação interna, cabe pensar em  qual a melhor forma de entregar esses conteúdos. 

Ações para incentivar a interação entre equipes

É preciso investir em ações que promovam a interação das equipes pois, dessa forma, as  pessoas trabalham mais engajadas e evita-se ruídos de comunicação e a sensação de  instabilidade, que geralmente ocorrem devido à informações desencontradas. 

Para isso, primeiramente é preciso promover ações que incentivem a realização de atividades  práticas em equipe. O objetivo é fazer com que as equipes criem laços e desenvolvam interações  dinâmicas entre si.  

Claro que, quando falamos em equipes que trabalham em regime híbrido ou em diferentes turnos,  atividades como gincanas são mais difíceis de serem realizadas no modo presencial, portanto é  preciso pensar em formas de contornar isso. Em diversas situações a tecnologia pode ser uma  aliada, permitindo que as ações sejam feitas de forma online via ferramentas de comunicação e  murais digitais. 

A utilização de murais digitais 

Murais físicos tornam difícil abranger assuntos diversos de forma organizada e clara. Em  contrapartida, adotando ferramentas como a TV corporativa é possível transmitir notícias  remotamente para times presenciais, divulgar para todos o mesmo conteúdo do blog interno e  promover ações de engajamento.  

Para enfrentar a pandemia e disseminar práticas de cuidado e campanhas de prevenção entre os  colaboradores, a utilização das TVs Corporativas foi uma ótima aliada das empresas. É possível  colocá-las em pontos estratégicos, como o refeitório, e assim divulgar conteúdos de forma  interativa para os funcionários que vão trabalhar na empresa. 

Contar com ajuda da tecnologia para criação de murais digitais interativos e salas de conversação online torna o relacionamento empresa x funcionário muito mais fácil e dinâmico.  

Assinado por: Aloisio Arbegaus, Diretor do Mobuss TV.

 

Publicado em: 23/04/2021 16:01:46

Facebook Twitter Google Plus LinkedIn Whatsapp

Notícias

Mais de 23 mil veículos e 11 bilhões de mercadorias passaram por sistema logístico da Lincros em 2020

Mais de 23 mil veículos e 11 bilhões de mercadorias passaram por sistema logístico da Lincros em 2020

Empresa conta com plataforma que permite o gerenciamento de todo o processo de distribuição, além da contratação do frete e auditoria de pagamentos. Com investimento em melhorias e novas funcionalidades, marca comemora bons resultados do último ano

Como comunicar e promover a interação  entre equipes de diferentes turnos

Como comunicar e promover a interação entre equipes de diferentes turnos

A tecnologia tem se tornado aliada para uma comunicação assertiva e integrada

Seprosc e Senac lançam projeto Jovem Programador com cursos na área de tecnologia

Seprosc e Senac lançam projeto Jovem Programador com cursos na área de tecnologia

Programa de capacitação tecnológica com foco na empregabilidade dos jovens catarinenses.

Lançamento Jovem Programador

Lançamento Jovem Programador

Projeto de capacitação tecnológica voltado para a programação de computadores e focado na empregabilidade.

Ellevo expande serviços digitais para gestão do trabalho remoto durante a pandemia

Ellevo expande serviços digitais para gestão do trabalho remoto durante a pandemia

Empresa brasileira pioneira em soluções de gerenciamento de atividades lançou o Ellevo Next, para gestão do trabalho remoto, e expandiu versão web da plataforma Ellevo para 22 países e 15 idiomas no último ano

Edusoft completa 37 anos de história

Edusoft completa 37 anos de história

Empresa blumenauense que desenvolve softwares de gestão educacional busca conciliar a experiência com os novos desafios da educação.

Tendências em logística: controle de cargas deve mudar rotina de distribuição de mercadorias

Tendências em logística: controle de cargas deve mudar rotina de distribuição de mercadorias

Indústria brasileira busca alternativas tecnológicas que reduzem tempo e investimento no processo de finalização de entregas. Só na Lincros, mais de 23 mil veículos e R$ 11 bilhões em mercadorias foram monitoradas no último ano

Evento online fala sobre produtividade e visão gerencial na cadeia logística

Evento online fala sobre produtividade e visão gerencial na cadeia logística

Webinar gratuito organizado pela Lincros acontece no dia 13 de abril e vai destacar desafios e oportunidades para empresas que buscam tornar o setor de distribuição mais eficiente e estratégico

Receba as novidades em seu e-mail!



Agenda Seprosc

Agenda Eventos