Seprosc e Senac lançam projeto Jovem Programador com cursos na área de tecnologia

O Senac SC e o Seprosc (Sindicato das Empresas de Informática, Processamentos de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de Santa Catarina) apresentam um programa de capacitação tecnológica com foco na empregabilidade dos jovens catarinenses.  O projeto Jovem Programador será lançado no próximo dia 22 de abril, a partir das 16 horas, em evento online com transmissão ao vivo pelo Youtube.

A proposta atende às demandas de um mercado crescente, onde ainda falta mão de obra  capacitada para fomentar o crescimento das empresas e, consequentemente, o desenvolvimento do ecossistema de tecnologia em Santa Catarina. Assim, o Jovem Programador terá ênfase no teletrabalho ou home office, permitindo que os alunos capacitados possam ser contratados por empresas de norte a sul do Estado.

"A ênfase na empregabilidade será principalmente na forma de teletrabalho, permitindo que jovens possam desenvolver suas atividades e funções a partir de suas localidades, eliminando a necessidade da presença física nas empresas empregadoras”, diz Marcio Gonçalves, presidente do Seprosc.

Para o diretor regional do Senac SC, Rudney Raulino, a qualificação  das pessoas para o setor garante o crescimento sustentável das empresas de tecnologia. "A falta de qualificação é um dos principais entraves na ascensão das empresas de tecnologia e negócios digitais. O Jovem Programador é um projeto inovador que vai estruturar não somente a formação de profissionais para este segmento como também reunir empresas e entidades para fomentar e fortalecer ainda mais o setor de tecnologia em Santa Catarina”. 

Programa de capacitação tecnológica
O projeto Jovem Programador será dividido em três fases: a primeira, ministrada pelo Seprosc, terá como foco conceitos de lógica de programação. As duas etapas seguintes serão operacionalizadas pelo Senac SC, com os cursos de Programação de Sistemas e Programação Web. Ao todo, são mais de 440 horas-aulas para a formação de programadores. 

"O setor de tecnologia é muito dinâmico e o Senac SC sempre está atento a este movimento, proporcionando aos nossos alunos um ensino de qualidade com uma metodologia consistente e que esteja alinhado às necessidades de mercado. Este programa será fundamental para reduzirmos o gap da qualificação no ecossistema catarinense e alavancar o desenvolvimento tecnológico em nosso Estado ”, explica Juliano Vieira, coordenador do projeto. 

Com modelo híbrido de ensino, que inclui aulas online e presenciais, o programa contempla a formação de jovens a partir de 16 anos, cursando ensino médio ou superior. O projeto é gratuito para alunos de baixa renda, que serão beneficiados pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG), que tem como proposta de garantir acesso à educação profissional para pessoas com renda familiar per capita de até 2 salários mínimos. 

Empregabilidade no futuro
A previsão para início das aulas é no dia 28 de junho deste ano. Nesta primeira fase, o Jovem Programador terá abrangência em 12 cidades catarinenses com unidades do Senac SC, com a expectativa de formar mais de 400 jovens apenas neste ano:

  • Blumenau
  • Caçador
  • Chapecó
  • Concórdia
  • Criciúma
  • Florianópolis
  • Joinville
  • Joaçaba
  • Lages
  • Palhoça
  • Rio do Sul
  • Tubarão

No entanto, já está prevista a ampliação do programa para todos os municípios catarinenses até 2023 – assim como a expansão para a modalidade de ensino EAD. "A meta é revelar talentos e levar oportunidades de emprego a jovens de todos os municípios do Estado de Santa Catarina, suprindo a grande carência de mão de obra do setor de tecnologia”, acredita o empresário Carlos José Pereira. 

O projeto Jovem programador é uma iniciativa do Seprosc, com a realização do Senac SC e apoio de entidades empresariais como o Seinflo, de Florianópolis, e do Communitech, Sindicato das Empresas de Processamento de Dados e Informática de Joinville.+

Serviço:

Lançamento do projeto Jovem Programador
Data: 22 de abril
Horário: 16 horas
Local: Youtube do Senac SC
Inscrições e informações no link: http://senac.sc/b09H1T 

Publicado em: 16/04/2021 14:23:24

Facebook Twitter Google Plus LinkedIn Whatsapp

Notícias

Mais de 23 mil veículos e 11 bilhões de mercadorias passaram por sistema logístico da Lincros em 2020

Mais de 23 mil veículos e 11 bilhões de mercadorias passaram por sistema logístico da Lincros em 2020

Empresa conta com plataforma que permite o gerenciamento de todo o processo de distribuição, além da contratação do frete e auditoria de pagamentos. Com investimento em melhorias e novas funcionalidades, marca comemora bons resultados do último ano

Como comunicar e promover a interação  entre equipes de diferentes turnos

Como comunicar e promover a interação entre equipes de diferentes turnos

A tecnologia tem se tornado aliada para uma comunicação assertiva e integrada

Seprosc e Senac lançam projeto Jovem Programador com cursos na área de tecnologia

Seprosc e Senac lançam projeto Jovem Programador com cursos na área de tecnologia

Programa de capacitação tecnológica com foco na empregabilidade dos jovens catarinenses.

Lançamento Jovem Programador

Lançamento Jovem Programador

Projeto de capacitação tecnológica voltado para a programação de computadores e focado na empregabilidade.

Ellevo expande serviços digitais para gestão do trabalho remoto durante a pandemia

Ellevo expande serviços digitais para gestão do trabalho remoto durante a pandemia

Empresa brasileira pioneira em soluções de gerenciamento de atividades lançou o Ellevo Next, para gestão do trabalho remoto, e expandiu versão web da plataforma Ellevo para 22 países e 15 idiomas no último ano

Edusoft completa 37 anos de história

Edusoft completa 37 anos de história

Empresa blumenauense que desenvolve softwares de gestão educacional busca conciliar a experiência com os novos desafios da educação.

Tendências em logística: controle de cargas deve mudar rotina de distribuição de mercadorias

Tendências em logística: controle de cargas deve mudar rotina de distribuição de mercadorias

Indústria brasileira busca alternativas tecnológicas que reduzem tempo e investimento no processo de finalização de entregas. Só na Lincros, mais de 23 mil veículos e R$ 11 bilhões em mercadorias foram monitoradas no último ano

Evento online fala sobre produtividade e visão gerencial na cadeia logística

Evento online fala sobre produtividade e visão gerencial na cadeia logística

Webinar gratuito organizado pela Lincros acontece no dia 13 de abril e vai destacar desafios e oportunidades para empresas que buscam tornar o setor de distribuição mais eficiente e estratégico

Receba as novidades em seu e-mail!



Agenda Seprosc

Agenda Eventos