Agenda positiva e TI: olhar para a sustentabilidade deve impulsionar fornecedores de tecnologia

As mudanças climáticas, a crise sanitária global recente e a popularização do conceito de ESG tem trazido para as empresas uma série de desafios. Ter estratégia e iniciativas sustentáveis há muito tempo deixou de ser apenas um diferencial para a marca. É, atualmente, uma característica primordial para elevar a credibilidade dos negócios, sustentar parceiros e buscar investimentos no mercado.

Neste cenário, em que governança corporativa, sustentabilidade e responsabilidade social se interligam, a área tecnológica também passa por importantes mudanças. A utilização consciente de recursos já direciona, por exemplo, a contratação e gestão de recursos de TI, como os data centers, por exemplo.

Para se ter uma ideia, a consultoria IDC estima que, até 2025, 90% das empresas do G20 exigirão de seus fornecedores de hardware metas em relação à redução da emissão de carbono nas instalações dos provedores. Uso de energia limpa e estruturas sustentáveis também estarão em pauta para a contratação realizada por estas empresas.

Manter-se competitivo neste novo contexto exigirá mais do que uma simples adequação por parte dos negócios. Trata-se de uma mudança de cultura, que exige ainda investimentos em médio e longo prazo. Da construção em que um data center está localizado ao tipo de solução de fornecimento de energia – como painéis fotovoltaicos – até a tinta utilizada em móveis e ambientes. Tudo deverá passar por um olhar atento e criterioso, onde não será apenas o lucro imediato que irá pautar as decisões, mas também a sobrevivência e a competitividade da empresa frente a um mercado mais consciente e exigente.

Creio que a preocupação sustentável já faz parte de grandes empresas e será impulsionada por decisões que impactam toda a cadeia de fornecimento de TI. No caso dos data centers, contratantes que observam a agenda positiva de governança estarão ainda mais atentos a certificações internacionais que atestem não só a qualidade e disponibilidade de servidores, mas também sua estruturação baseada em boas práticas de sustentabilidade.

O olhar voltado às boas práticas de ESG exigirão decisões em todas as frentes ligadas ao fornecimento de estrutura de TI: data centers deverão ser não só seguros, em concordância com regras legais como as estabelecidas pela LGPD, mas desenvolvidos sob a óptica do uso consciente de recursos. Energia natural gerada em ambiente próprio, por exemplo, será um ponto cada vez mais importante para a confiabilidade destas operações e a redução da dependência de serviços terceirizados. Cabe aos fornecedores observarem estas novas exigências e se prepararem para integrá-las à sua realidade. Ganha quem já vem se destacando e investindo no futuro, que afinal, já está chegando.

* Jean Jader Martins é diretor comercial da Global Gate Data Center, empresa do grupo Bludata e primeira de Santa Catarina a conquistar a certificação Tier III para sua estrutura. A companhia é especializada em soluções de nuvem privada, hosting, colocation, disaster recovery (DRaaS) e backup as a service (BaaS). O Grupo Bludata tem mais de três décadas de operações, com expertise no desenvolvimento de soluções para gestão de negócios, de Office Banking e Internet Banking.

A Bludata

Desenvolvedora de software para gestão de negócios, a Bludata está no mercado há mais de três décadas. É pioneira em sistemas para autoescolas e líder de mercado em software para despachantes. Já desenvolveu soluções financeiras de office e internet banking, sistemas para segmentos automotivos e educação a distância. Em 2020, inaugurou sua nova sede em Blumenau, onde tecnologia e respeito ao meio ambiente se encontram.

 

FONTE: BLUDATA

 

Publicado em: 12/02/2021 14:31:25

Facebook Twitter Google Plus LinkedIn Whatsapp

Notícias

Mais de 23 mil veículos e 11 bilhões de mercadorias passaram por sistema logístico da Lincros em 2020

Mais de 23 mil veículos e 11 bilhões de mercadorias passaram por sistema logístico da Lincros em 2020

Empresa conta com plataforma que permite o gerenciamento de todo o processo de distribuição, além da contratação do frete e auditoria de pagamentos. Com investimento em melhorias e novas funcionalidades, marca comemora bons resultados do último ano

Como comunicar e promover a interação  entre equipes de diferentes turnos

Como comunicar e promover a interação entre equipes de diferentes turnos

A tecnologia tem se tornado aliada para uma comunicação assertiva e integrada

Seprosc e Senac lançam projeto Jovem Programador com cursos na área de tecnologia

Seprosc e Senac lançam projeto Jovem Programador com cursos na área de tecnologia

Programa de capacitação tecnológica com foco na empregabilidade dos jovens catarinenses.

Lançamento Jovem Programador

Lançamento Jovem Programador

Projeto de capacitação tecnológica voltado para a programação de computadores e focado na empregabilidade.

Ellevo expande serviços digitais para gestão do trabalho remoto durante a pandemia

Ellevo expande serviços digitais para gestão do trabalho remoto durante a pandemia

Empresa brasileira pioneira em soluções de gerenciamento de atividades lançou o Ellevo Next, para gestão do trabalho remoto, e expandiu versão web da plataforma Ellevo para 22 países e 15 idiomas no último ano

Edusoft completa 37 anos de história

Edusoft completa 37 anos de história

Empresa blumenauense que desenvolve softwares de gestão educacional busca conciliar a experiência com os novos desafios da educação.

Tendências em logística: controle de cargas deve mudar rotina de distribuição de mercadorias

Tendências em logística: controle de cargas deve mudar rotina de distribuição de mercadorias

Indústria brasileira busca alternativas tecnológicas que reduzem tempo e investimento no processo de finalização de entregas. Só na Lincros, mais de 23 mil veículos e R$ 11 bilhões em mercadorias foram monitoradas no último ano

Evento online fala sobre produtividade e visão gerencial na cadeia logística

Evento online fala sobre produtividade e visão gerencial na cadeia logística

Webinar gratuito organizado pela Lincros acontece no dia 13 de abril e vai destacar desafios e oportunidades para empresas que buscam tornar o setor de distribuição mais eficiente e estratégico

Receba as novidades em seu e-mail!



Agenda Seprosc

Agenda Eventos