Cinco dicas para uma boa estratégia de CRM

Por Lisandro Scuitto, Diretor de Produto para a Infor LATAM

No mundo móvel de hoje, muitos funcionários precisam ter acesso a ferramentas e informações da empresa em qualquer hora e lugar. Já foi o tempo que o vendedor ficava sentado em sua mesa, fazendo diversas ligações por dia para bater meta, sem poder fazer nenhuma outra atividade que não estivesse relacionada ao  seu computador. Hoje, os representantes de vendas precisam de ferramentas abrangentes, intuitivas e conectadas que possam ser usadas por qualquer dispositivo – estando na  rua, no escritório ou em casa.

O impulso para um melhor sistema de CRM é resultado da demanda do cliente. Após o início da revolução social gerada pela Internet e ampliada com a popularização do uso de smartphones, as empresas começaram a exigir uma tecnologia inovadora que pudesse fazer mais do que apenas ligações e rastrear vendas. Hoje, temos acesso a mais informações e alcançamos mais pessoas por  diferentes canais. Também somos capazes de realizar mais com os dispositivos móveis. Da mesma forma, os nossos clientes também estão melhor informados.

Mobilidade virou obrigação

Quando o cliente evolui, as vendas devem seguir o mesmo caminho.  Os softwares CRM têm sido integrados à tecnologia móvel para permitir que as equipes de vendas usem fora do escritório muitas das ferramentas que possuem no  trabalho.

Para atender as necessidades do cliente, é fundamental permitir o acesso fácil a informações úteis como compra de históricos, informações de contato e envio de atualizações  em um dispositivo móvel. As ferramentas devem conectar todos os dispositivos e aplicativos, colaborar com membros da equipe em tempo real, inserir informações instantaneamente - como ordens e dados de clientes -, além de receber dados dos sistemas de geração de demanda e manter o controle das atividades. No entanto, nem todos os softwares de CRM são desenvolvidos do mesmo modo, e as organizações devem estar preparadas no momento de escolher o software CRM mais adequado. Abaixo estão cinco fatores a serem levados em consideração  para evitar cair em armadilhas:

1) Tenha cuidado com muitos recursos chamativos: um software CRM com muitos recursos é negativo. Os vendedores não querem ser ofuscados por seus instrumentos de trabalho, mas querem ter acesso fácil a ferramentas úteis e a informações que facilitem a concretização da venda de forma mais rápida.

2) Mobilidade acessível é fundamental: verifique os recursos móveis disponíveis, os meios de integração com os sistemas e aplicativos, além dos sistemas e serviços de redes sociais. Assegure-se de que a relação custo-benefício é favorável, e compare para garantir que você está pagando pela solução mais adequada.

3) Quem será beneficiado? É bom para sua empresa, ou bom para o cliente? Deve ser bom para ambos. O objetivo do software CRM é melhorar a vida profissional dos seus funcionários ao simplificar e automatizar enquanto aprimora a experiência do cliente por um serviço melhor e mais rápido.

4) Alinhe sua estratégia de CRM com os objetivos da empresa: o projeto precisa ser implementado de uma forma contínua, com um líder de TI experiente no comando, além de comprometimento executivo e alinhamento com a estratégia da empresa. Uma boa ideia é estabelecer metas para curto e longo prazos envolvendo os grupos que usarão o sistema, a fim de a empresa alcance os principais objetivos. O ideal é que a solução escolhida seja utilizada pela empresa durante um longo período, para que seja ajustada de acordo com o crescimento e  necessidades  do negócio.

5) Implantação considerando os usuários: os recursos de software de CRM devem ser alterados à medida que o cliente necessite das mudanças. A tecnologia deve avançar e, com isso,os funcionários precisarão de treinamento. Essa decisão é importante, e a divulgação da ação internamente ajudará a alcançar o comprometimento e engajamento do público interno. Já os clientes esperam informações ágeis e precisas quando e como quiserem. A integração, conexão e melhor controle devem estar na estratégia da empresa. EMas, se a empresa não puder oferecer esse diferencial, certamente o concorrente, a apenas alguns toques e cliques de distância, oferecerá.


Fonte: CIO
Link: http://cio.com.br/opiniao/2016/03/08/cinco-dicas-para-uma-boa-estrategia-de-crm/

Publicado em: 22/07/2016 08:00:00

Facebook Twitter Google Plus LinkedIn Whatsapp

Notícias

Megasul comemora 3 décadas desenvolvendo tecnologias para a evolução dos varejistas

Megasul comemora 3 décadas desenvolvendo tecnologias para a evolução dos varejistas

Empresa conta a história do mercado varejista brasileiro e seu compromisso de 3 décadas em ser parte da evolução dos empreendedores do setor.

SEPROSC entrega troféu a HartSystem pelos 25 anos de atuação no mercado

SEPROSC entrega troféu a HartSystem pelos 25 anos de atuação no mercado

Empresa de Blumenau foi uma das primeiras associadas

Construtora paranaense aposta em tecnologia para aumentar produtividade

Construtora paranaense aposta em tecnologia para aumentar produtividade

Para obter maior produtividade e rendimento no mercado, uma construtora, apostou em um software de mobilidade

Tecnologia a serviço da gestão pública e das cidades

Tecnologia a serviço da gestão pública e das cidades

Empresa Catarinense GOVBR desenvolve plataforma que integra o cidadão à gestão pública.

SEPROSC quer ampliar presença em polos de desenvolvimento

SEPROSC quer ampliar presença em polos de desenvolvimento

Vice-presidente apresentou resultados do sindicato em Chapecó

Encerramento do Grupo de Relações Trabalhistas (GRT)

Encerramento do Grupo de Relações Trabalhistas (GRT)

No dia 20/11 aconteceu o encerramento do Grupo de Relações Trabalhistas (GRT) de 2018. Estiveram presentes várias empresas associadas.

NOTÍCIAS DA SUA EMPRESA EM NOSSO SITE

NOTÍCIAS DA SUA EMPRESA EM NOSSO SITE

As empresas associadas podem utilizar nosso site como divulgação de suas ações e produtos.

Aluna do curso de robótica é contratada como menor-aprendiz pela empresa HBSIS

Aluna do curso de robótica é contratada como menor-aprendiz pela empresa HBSIS

Taynara Moraes atua na equipe de desenvolvimento de soluções de vendas

Cesar Bortolini é eleito Empresário Destaque em Tecnologia

Cesar Bortolini é eleito Empresário Destaque em Tecnologia

É uma grande honra receber esse troféu devido a toda a história e importância da Deatec para a região e para nós empresários de tecnologia.

GOVBR lança plataforma inovadora de gestão pública

GOVBR lança plataforma inovadora de gestão pública

Empresa Catarinense desenvolve plataforma que permite o acesso de todos os cidadãos a processos e serviços.

Padrinhos contam experiência com turma de robótica do Espaço de Educação Maker

Padrinhos contam experiência com turma de robótica do Espaço de Educação Maker

Seprosc assumiu os custos com a mensalidade para os filhos de funcionários de empresas associadas

Relatório de Atividades - Julho a Setembro de 2018

Relatório de Atividades - Julho a Setembro de 2018

O Seprosc preocupado em manter seus associados informados, criou o relatório de atividades, que será enviado periodicamente para seus associados via e-mail | Abaixo o  3º Relatório de 2018.

ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA – CONVITE

ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA – CONVITE

Assunto: Andamento das negociações da Convenção Coletiva de Trabalho 2018/2019.

ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA – CONVITE

ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA – CONVITE

ASSUNTOS: Andamento das negociações da Convenção Coletiva de Trabalho 2018/2019; Assuntos Gerais.

Campanha viabiliza compra de equipamento para Hospital Santo Antônio

Campanha viabiliza compra de equipamento para Hospital Santo Antônio

Nasofaringolaringoscópio vai auxiliar em exames para detecção de câncer na cabeça e no pescoço

Presidente do Seprosc é destaque em entrevista para o Santa

Presidente do Seprosc é destaque em entrevista para o Santa

João Luiz Kornely conta sobre a importância da atividade parlamentar na construção das reformas e melhorias que o Brasil precisa

Formatura de alunos de robótica apoiados pelo SEPROSC

Formatura de alunos de robótica apoiados pelo SEPROSC

Uma das alunas já foi selecionada para trabalhar como menor aprendiz em empresa de TI

Santa destaca parceria entre a TI e as empresas têxteis

Santa destaca parceria entre a TI e as empresas têxteis

História das empresas de tecnoloogia está ligada ao setor têxtil

DOAÇÃO DE COMPUTADORES PARA CÁRITAS DIOCESANA

DOAÇÃO DE COMPUTADORES PARA CÁRITAS DIOCESANA

A Associação quer instruir seus associados (imigrantes haitianos em busca de empregos na nossa região) no campo da TI

IFC promove consulta pública para novo curso de Ciências da Computação

IFC promove consulta pública para novo curso de Ciências da Computação

Instituição planeja abrir a graduação em sua unidade de Blumenau

Jornal destaca apoio do setor de TI a pessoas com deficiência

Jornal destaca apoio do setor de TI a pessoas com deficiência

SEPROSC foi um dos patrocinadores de curso gratuito de formação

O empresário Edgar Serrano é o novo presidente da CONTIC

O empresário Edgar Serrano é o novo presidente da CONTIC

Entidade reúne mais de 75 mil empresas, incluindo as operadoras de telecomunicações, com 2 milhões de trabalhadores

5ª edição da Pesquisa de Remuneração do setor de TI de SC

5ª edição da Pesquisa de Remuneração do setor de TI de SC

Começou na segunda-feira (16/07/2018) o período de preenchimento da pesquisa de remuneração e benefícios do setor de TI.

Empresas de software geram vagas de emprego em SC

Empresas de software geram vagas de emprego em SC

Setor de TI em SC conta com mais de 47 mil funcionários e representa 5,6% da economia

Associada HBSIS faz doação de computadores à entidade assistencial

Associada HBSIS faz doação de computadores à entidade assistencial

Associação beneficente fez solicitação de equipamentos ao SEPROSC

2º RELATÓRIO DE ATIVIDADES  DE 2018 (ABRIL A JUNHO)

2º RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE 2018 (ABRIL A JUNHO)

O Seprosc preocupado em manter seus associados informados, criou o relatório de atividades, que será enviado periodicamente para seus associados via e-mail ​Abaixo o 2º Relatório de 2018.

PROJETO INOVAR

PROJETO INOVAR

Nossa proposta é valorizar a inovação de nossas empresas de TI. Todos os associados podem divulgar ou solicitar entrevistas gratuitamente.

Receba as novidades em seu e-mail!



Agenda Seprosc

Agenda Eventos