Empresa de Criciúma abre 50 vagas na área de tecnologia
Betha Sistemas é especialista em soluções para gestão pública
Em sua edição desta segunda-feira, 30/07/18, o Jornal de Santa Catarina destacou como principal manchete a atuação das empresas de TI na contratação de pessoas com deficiência.
A reportagem aborda também o programa de formação gratuita do Sesi, que formou uma turma de alunos com deficiência com o patrocínio do SEPROSC e das associadas GOVBR e Senior.
Confira a reportagem:
Estima-se que 2,2 mil pessoas deveriam estar empregadas em Blumenau, mas o número de contratados é cerca de 800
Quando se pensa em tecnologia, o que vem à cabeça? Provavelmente uma sala cheia de pessoas em frente aos computadores, onde a linguagem de programação predomina. E é assim mesmo em uma empresa que desenvolve sistemas no Centro de Blumenau. Porém, o cenário mudou um pouco e ganhou um novo formato há dois anos, quando a instituição resolveu contratar o primeiro colaborador com deficiência auditiva. O que parece ser apenas parte do processo de atendimento da legislação, que estabelece cotas para pessoas com deficiências dentro de corporações, virou muito mais do isso: antes da chegada de Jean Carlos Paes, aproximadamente 40 profissionais dos mais variados setores aprenderam a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Foi a primeira oportunidade que o assistente de infraestrutura teve, desde que entrou no mercado de trabalho, de atuar em um lugar em que os companheiros de profissão passaram por preparação para recebê-lo. Quem conta isso é o colega Daniel Henrique Minella, que apreendeu rápido a se comunicar na nova linguagem e hoje é quase o intérprete da empresa. Paes passou por outros empregos, mas a maioria no setor de expedição. Para quem sempre ajudou a formatar os computadores dos parentes, trabalhar com o que ele ama é sinônimo de orgulho.
– Nas outras empresas eu tinha muita dificuldade, fiquei isolado porque ninguém tentou aprender Libras para se comunicar comigo – diz o funcionário de 32 anos.
A empresa em que Paes trabalha, a HBSIS tem atualmente nove funcionários com algum tipo de deficiência. A meta é chegar a 25 até setembro deste ano. Para cada novo colaborador, um desafio e um aprendizado diferente, avalia a gerente de Desenvolvimento Humano Organizacional, Michelle Tribess. É que na visão da empresa, a admissão tem que ser mais do que um fator de lei. Tem que garantir que o cidadão seja de fato incluído, produtivo e sinta que o que faz tem valor agregado à organização.
– Nosso propósito é garantir cidadania às pessoas que vêm para cá. – reforça Michelle, dando destaque ao lado humano.
MUDANÇA CULTURAL E QUALIFICAÇÃO
O movimento das empresas para o processo de inclusão é gradativo, aponta Thaís Tavares Pompeo, do setor de educação inclusiva do Sesi. Os números do Ministério do Trabalho e Emprego reforçam a urgência dessa evolução. Em Blumenau, 125 empresas têm porte que exige a contratação de pessoas com deficiência. Estima-se que 2,2 mil deveriam estar empregadas na cidade nesses moldes, mas o número aproxima-se a 800. A consultora pontua que para avançar e superar os dados é preciso promover uma mudança cultural nas organizações, em que elas observem a competência e não a deficiência no momento da contratação.
Responsável pelo programa de Desenvolvimento de Competências em Pessoas com Deficiência, Thaís conta que muitas vezes as empresas chegam até a instituição relatando que não encontram mão de obra para atender o que preconiza a legislação, e daí surgiu a iniciativa de formar profissionais para suprir a demanda do mercado.
Curso gratuito facilita o processo de inclusão
A primeira turma, em 2017, contou com 18 pessoas. Dessas, 13 chegaram ao fim da formação com emprego garantido. O segundo grupo passou por qualificação esse ano e mais três turmas estão programadas para ocorrer até setembro. Duas delas com vagas abertas para quem tiver interesse: uma na área de cooperativa de crédito e outra na saúde.
–É gratuito para as pessoas, pois as empresas custeiam tudo. Elas não têm a obrigação de contratar, mas se o aluno não é admitido por uma instituição, nós indicamos a outras – explica Thaís.
O presidente do conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comped), Marcelo Krause de Matos, vê com bons olhos a iniciativa.
– As empresas estão percebendo a importância de incluir essas pessoas e vendo que elas podem ser tão produtivas quanto as que não têm limitação - pontua Marcelo, apostando na inserção.
Publicado em: 30/07/2018 09:24:37
Betha Sistemas é especialista em soluções para gestão pública
No mês em que celebra 35 anos de atuação no conceituado e competitivo mercado de TI de Blumenau (SC), a WK Sistemas anuncia a ampliação do quadro de colaboradores
Como é do conhecimento de todos, a partir de novembro de 2017, com a Reforma Trabalhista, o pagamento da CONTRIBUIÇÃO SINDICAL PATRONAL, passou a ser opcional.
Consórcios, prefeituras e câmaras de vereadores são novas entidades atendidas
Entregas iniciaram nesta terça-feira e serão feitas pelos colaboradores da Movidesk
Cerca de 60% dos empresários do setor da construção têm planos de investir em novidades tecnológicas e especialista sugere algumas práticas para otimizar o canteiro de obras.
O Seprosc preocupado em manter seus associados informados, criou o relatório de atividades, que será enviado periodicamente para seus associados via e-mail | Abaixo o 4º Relatório de 2018.
Expectativa é de que os empresários retomem a confiança e alavanquem a economia com novos investimentos.
Percentual de tributos no país é de 40%
Empresa conta a história do mercado varejista brasileiro e seu compromisso de 3 décadas em ser parte da evolução dos empreendedores do setor.
Empresa de Blumenau foi uma das primeiras associadas
Para obter maior produtividade e rendimento no mercado, uma construtora, apostou em um software de mobilidade
Empresa Catarinense GOVBR desenvolve plataforma que integra o cidadão à gestão pública.
Vice-presidente apresentou resultados do sindicato em Chapecó
No dia 20/11 aconteceu o encerramento do Grupo de Relações Trabalhistas (GRT) de 2018. Estiveram presentes várias empresas associadas.
Pet Day da WK Sistemas será realizado no dia 22 de novembro
As empresas associadas podem utilizar nosso site como divulgação de suas ações e produtos.
Taynara Moraes atua na equipe de desenvolvimento de soluções de vendas
É uma grande honra receber esse troféu devido a toda a história e importância da Deatec para a região e para nós empresários de tecnologia.
Empresa Catarinense desenvolve plataforma que permite o acesso de todos os cidadãos a processos e serviços.
Seprosc assumiu os custos com a mensalidade para os filhos de funcionários de empresas associadas
O Seprosc preocupado em manter seus associados informados, criou o relatório de atividades, que será enviado periodicamente para seus associados via e-mail | Abaixo o 3º Relatório de 2018.
Assunto: Andamento das negociações da Convenção Coletiva de Trabalho 2018/2019.
ASSUNTOS: Andamento das negociações da Convenção Coletiva de Trabalho 2018/2019; Assuntos Gerais.
Nasofaringolaringoscópio vai auxiliar em exames para detecção de câncer na cabeça e no pescoço
João Luiz Kornely conta sobre a importância da atividade parlamentar na construção das reformas e melhorias que o Brasil precisa
Uma das alunas já foi selecionada para trabalhar como menor aprendiz em empresa de TI
História das empresas de tecnoloogia está ligada ao setor têxtil
A Associação quer instruir seus associados (imigrantes haitianos em busca de empregos na nossa região) no campo da TI
Instituição planeja abrir a graduação em sua unidade de Blumenau