Jovem Programador 2026 entra na reta final de inscrições e já ultrapassa 4.400 inscritos em Santa Catarina
As vagas seguem disponíveis até o dia 18 de janeiro de 2026.
Na quinta-feira, 18 de setembro, o SEPROSC realizou mais uma edição do seu Almoço de Relacionamento, reunindo representantes de empresas associadas e convidadas para um diálogo profundo sobre os rumos do setor de tecnologia em Santa Catarina. O encontro, que aconteceu no Restaurante Chinês, em Blumenau, teve como tema central a formação de mão de obra e os desafios enfrentados pelas empresas na captação e retenção de talentos qualificados.
Para o presidente do SEPROSC, Andréas Hartmann, esses encontros são momentos essenciais para fortalecer o setor como um todo:
“O almoço fortalece o setor porque nos permite pensar junto sobre o que podemos fazer pelo ecossistema de tecnologia de Blumenau, de Santa Catarina. Isso desenvolve ainda mais o que já é forte — e fortalece o que ainda precisa crescer”.
Ao longo do almoço, representantes de diversas empresas compartilharam experiências, dificuldades e soluções aplicadas na gestão de talentos. Questões como formação técnica, fluência em idiomas, evasão de profissionais e estratégias de retenção foram discutidas com franqueza e espírito colaborativo.
Bianca Gomes, da Senior Sistemas, destacou:
“Esse espaço de troca é muito importante para o nosso segmento aqui em Blumenau. A tecnologia é uma fortaleza na cidade, e poder compartilhar ideias ajuda toda a categoria a evoluir”.
Já Alex Farias, do Grupo ASV, reforçou que a presença nesses encontros é estratégica para quem quer se adaptar ao mercado e contribuir para um futuro melhor:
“Discutir o futuro da tecnologia, entender como podemos superar a falta de mão de obra e o que cada empresa precisa fazer individualmente para isso — tudo isso acontece aqui”.
Durante a reunião, foi lembrado que Santa Catarina terá uma demanda crescente de profissionais nos próximos anos. Segundo dados recentes divulgados pela ACATE, a projeção é de que o estado precise de quase 100 mil novos profissionais de tecnologia até 2027.
Essa estatística foi tema central no Observatório ACATE 2025, que aponta uma lacuna significativa entre o ritmo de crescimento do setor e a capacidade de formação de talentos.
“Se não incentivarmos a formação agora, não teremos mão de obra para sustentar o crescimento do setor. Precisamos agir”, alertou Marcio Gonçalves, da Datainfo.
Leia o estudo completo da ACATE aqui: https://www.acate.com.br/noticias/observatorio-acate-2025/
O encontro também mostrou o quanto o SEPROSC tem se consolidado como um ponto de convergência do ecossistema de tecnologia, conectando empresas de diferentes portes, promovendo trocas reais e estimulando a ação coletiva.
Elinton Marçal, da SCI Sistemas, participou pela primeira vez e fez questão de elogiar a iniciativa:
“Os assuntos debatidos são do dia a dia real das empresas. O sindicato tem esse papel de organizar as empresas para o futuro. Esses encontros são fundamentais”.
Sidney Hamada, da Straas Consultoria, complementou:
“O networking é tudo nesse processo de aprendizado. Conversar com quem vive os mesmos desafios gera ideias novas. Isso é inovação. Compartilhar problemas e encontrar soluções em conjunto”.
Basant Kumar Singh, da Capgemini, que já participou de outras edições do almoço, destacou o impacto positivo das conversas:
“Cheguei com a expectativa de trocar ideias — e saio com ainda mais. Esses encontros ajudam a fomentar soluções aqui no Brasil, aqui em Blumenau, e também geram ideias que posso levar para dentro da minha própria empresa”.
Ao unir diferentes visões, o SEPROSC reafirma seu compromisso em articular o setor e construir pontes entre líderes, ideias e soluções. Mais do que encontros pontuais, esses almoços representam um ambiente contínuo de construção coletiva e visão de futuro para o setor de TI catarinense.
O próximo Almoço de Relacionamento do SEPROSC já tem data marcada: 16 de outubro, novamente em Blumenau. Empresas associadas já podem reservar sua vaga. Interessados em participar como convidados devem entrar em contato com a secretaria do SEPROSC.
Em um estado que se consolida cada vez mais como polo nacional de tecnologia, pensar o futuro da mão de obra não é um luxo — é uma necessidade. O SEPROSC segue cumprindo seu papel de liderança e articulação, aproximando o setor, ouvindo seus atores e gerando valor por meio da informação e da troca.
Enquanto o setor avança rumo aos R$ 50 bilhões de faturamento, como revelado no último estudo da ACATE, é preciso garantir que a base — as pessoas — esteja sendo preparada. E o SEPROSC está comprometido com essa missão.
Leia também: Setor de tecnologia em SC cresce 40% em cinco anos e alcança R$ 42,5 bilhões em faturamento
Publicado em: 19/09/2025 08:00:20
As vagas seguem disponíveis até o dia 18 de janeiro de 2026.
Insights da RH Tech Las Vegas 2025 e dados da nova pesquisa salarial de TI
Cinco anos de CIB com milhares de eventos, pessoas e instituições impactadas
Novembro marcou reunião de líderes de TI sobre riscos e segurança jurídica
Lideranças do SEPROSC prestigiam marco de inovação da associada Datainfo
Um dos eventos mais prestigiados do empreendedorismo catarinense
Educação Corporativa em Tempos de IA: o que muda com a chegada da inteligência artificial?
Inscrições abrem em 1º de novembro e seguem até 18 de janeiro de 2026 com meta para 6.000 inscritos
SEPROSC apoia evento que conecta empresas, talentos e o futuro digital de SC