GRT discutiu déficit de profissionais qualificados na área de TI

O penúltimo encontro do ano do Grupo de Relações Trabalhistas (GRT) do SEPROSC e SEINFLO aconteceu na semana passada e abordou a temática “Está difícil contratar? Como desenvolver e preparar profissionais para o mercado de trabalho”.

A reunião contou com a participação de Juliano Vieira, coordenador do Jovem Programador no Senac SC, que apresentou para todos os presentes o projeto de formação profissional. O programa, uma iniciativa do SEPROSC com o Senac SC como parceiro de ensino, tem foco na empregabilidade, levando uma trilha de conhecimentos na área de programação e desenvolvimento de habilidades alinhadas às reais necessidades do mercado de trabalho.

Durante o encontro, as especialistas da Plooral, Carolina Farah e Michele Mary, e a convidada Aline dos Passos Küster, tech recruiter e talent acquisition, conversaram sobre a falta de profissionais qualificados na área de TI e as dificuldades em encontrar novos talentos para preencher vagas em empresas deste segmento.

Aline Küster mostrou uma pesquisa do Google para ilustrar este cenário: até 2025, haverá um déficit de 530 mil profissionais da área, especialmente em carreiras focadas no desenvolvimento de software, engenharia de dados e segurança da informação.  Na reunião, os participantes trocaram informações e experiências sobre como as empresas estão pensando estratégias para contornar este problema e, ainda, como programas de capacitação como o Jovem Programador podem auxiliar no mercado do trabalho do futuro.

A próxima reunião do GRT será a última de 2023 e deverá ser realizada em novembro deste ano. Mais informações por e-mail: seprosc@seprosc.com.br 

 

Publicado em: 27/09/2023 11:27:15

Facebook Twitter Google Plus LinkedIn Whatsapp

Notícias

Alunos do Jovem Programador conquistam 1º lugar no Paqathon 2026

Alunos do Jovem Programador conquistam 1º lugar no Paqathon 2026

Alunos do Jovem Programador participaram do Paqthon 2026 e conquistaram o 1º lugar com a equipe do PJP Palhoça, durante o Startup Summit.

SEPROSC fortalece conexões no Startup Summit 2026

SEPROSC fortalece conexões no Startup Summit 2026

SEPROSC participa do Startup Summit 2026, amplia conexões estratégicas e acompanha tendências e oportunidades para o setor de tecnologia.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

EDITAL DE CONVOCAÇÃO ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

SEPROSC convoca empresas associadas e não associadas para Assembleia Geral Extraordinária sobre a Convenção Coletiva de Trabalho 2026/2027, no dia 19 de agosto, em formato híbrido.

Andréas Hartmann e nova diretoria são eleitos pelo SEPROSC para o triênio 2026/2029

Andréas Hartmann e nova diretoria são eleitos pelo SEPROSC para o triênio 2026/2029

A votação definiu a nova composição da Diretoria, Conselho Fiscal e Delegados Representantes da entidade

Edital de Eleições SEPROSC

Edital de Eleições SEPROSC

Edital de Eleições 2026-2029

STF autoriza retomada dos processos sobre pejotização

STF autoriza retomada dos processos sobre pejotização

Decisão permite que ações voltem a tramitar na Justiça do Trabalho enquanto Supremo ainda não define entendimento definitivo sobre o tema.

13ª Pesquisa Salarial de Tecnologia da ACATE ajuda empresas a tomarem decisões mais estratégicas.

13ª Pesquisa Salarial de Tecnologia da ACATE ajuda empresas a tomarem decisões mais estratégicas.

Empresas associadas ao SEPROSC possuem 10% de desconto na contratação da pesquisa salarial

Inteligência Artificial, formação de talentos e o futuro da tecnologia em Santa Catarina

Inteligência Artificial, formação de talentos e o futuro da tecnologia em Santa Catarina

Em entrevista, Andréas Hartmann fala sobre IA, transformação digital e o papel do SEPROSC na formação da nova geração de profissionais de TI

Agenda Seprosc

Agenda Eventos