Mais de 23 mil veículos e 11 bilhões de mercadorias passaram por sistema logístico da Lincros em 2020

A movimentação de pedidos pelo país em 2020 não parou mesmo durante os períodos de distanciamento social. O crescimento do e-commerce brasileiro, que vendeu 47% a mais do que em 2019, segundo a Ebit/Nielsen, e retomada gradual do varejo e da indústria fizeram da logística um dos setores-chave para a movimentação econômica. E a Lincros, empresa brasileira especializada em softwares para a gestão da cadeia de transportes, mostra em seu levantamento anual a força do setor.

Atualmente, mais de 23 mil veículos são monitorados em todo o país através da plataforma da empresa, que permite o gerenciamento de todas as etapas da operação de transportes. Marcas como KaBuM!, Hope, Bauducco, Cacau Show, BRF, Camil, Minerva Foods e Brandili estão no portfólio da empresa. No último ano, as operações dos clientes somaram mais de 295 mil cargas fechadas e mais de 13 milhões de cargas fracionadas, distribuídas em todo o país. Ao todo, 5 milhões de pedidos chegaram às casas dos brasileiros graças ao apoio tecnológico que permite rastreamento e organização do processo de entregas.

Gilson Chequeto, CEO da Lincros, diz que o volume de operações segue em expansão, e que, para suportar a complexidade e o alto volume de processamento de dados, a empresa investe constantemente em evoluções tecnológicas, tanto na arquitetura quanto nas inovações dos seus softwares. "Nos últimos anos lançamos novos produtos e realizamos um M&A estratégico, ampliando a oferta de softwares e serviços para toda a cadeia logística de empresas embarcadoras. "Atualmente a LINCROS se destaca por oferecer soluções de ponta a ponta, da logística industrial ao varejo, com soluções de contratação e auditoria de fretes, torre de controle logístico, roteirização e  monitoramento em tempo real do last mile", completa Gilson.

O volume da operação monitorada pela empresa surpreende: com o sistema, os mais de 150 clientes organizaram 561 mil rotas que distribuíram um volume de 3 bilhões de metros cúbicos de pedidos. Além disso, o monitoramento, que permite a gestão das entregas e o acompanhamento da frota em campo, foi utilizado para acompanhar  cerca de 11 bilhões de mercadorias. Além disso, mais de 45 mil simulações de rotas foram feitas, para garantir o melhor caminho das entregas até o cliente final.

E empresas com logística terceirizada também colheram benefícios com a Lincros. As negociações de frete feitas por modalidade de cotação ultrapassaram a marca das 31 mil. Já considerando os fretes fracionados e cargas lotação (realizadas através de cotações ou simulação de fornecedores já homologados) foram emitidas mais de 400 mil ordens de coleta em 2020. As contas-frete auditadas pelo software chegaram a R$ 1,8 bilhão no período, gerando uma economia de R$ 7,5 milhões.

O que dizem os clientes

Referência no segmento casa, a Oxford tem mais de 7 mil clientes varejistas no Brasil. Com o apoio das soluções da Lincros, otimizou o processo de contratação do frete para acelerar a distribuição dos pedidos. "Com todo o processo de contratação de embarcadores – hoje são cerca de 10 distribuidoras terceirizadas no Sul e Sudeste do país – evitamos pagamentos em duplicidade da conta frete. Isso porque a automação dos dados garante uma operação eficiente e dentro das nossas necessidades", avalia Marcelo Correa, gerente de logística.

No setor têxtil, o Grupo Hope e a Cia Hering estão entre os clientes. Na primeira companhia, o processo de distribuição via contratação e auditoria de frete trouxe ganhos financeiros e de tempo. "Atualmente temos uma economia mensal de 1,82% na conta frete por conta do processo de auditoria. Antes do sistema era impossível verificar os CTEs, que são os documentos relacionados ao transporte, um a um, pois o volume é muito grande. Fechamos as faturas a cada 15 dias e recebemos cerca de 500 CTEs por fatura de cada transportadora - são 10 empresas. Então antes esse controle ocorria por amostragem, o que levava cerca de dez dias. Só identificávamos erros ou pagamentos duplicados se aparecessem na amostragem. Hoje esse processo é assertivo e totalmente automatizado, em poucos minutos temos identificadas eventuais inconsistências em uma análise de todos os CTEs", diz a gerente de logística, Luciane Silva.

Na Cia. Hering, o processo de implantação da solução da Lincros iniciou em 2020 e previa inicialmente, a aplicação da solução na logística interna, mas passou por alteração por conta da pandemia. Com o aumento das vendas online, a necessidade de automação para esta área ficou evidente. "Precisamos tornar o fluxo menos complexo, escolhendo melhor as transportadoras de cada região para melhorar o serviço de entregas. Nossa expectativa é ter em mãos informações sobre o status das entregas, as possíveis inconsistências da distribuição e poder atuar preventivamente para entregar com mais agilidade e qualidade", finaliza Iago de Oliveira, KeY User do projeto de implantação da solução da Lincros na Cia. Hering.

Sobre a Lincros

Especialista em soluções para gestão logística de transportes, a Lincros é uma das principais empresas de tecnologia do país voltada ao segmento. Com o portfólio de softwares para logística mais completo do Brasil, a empresa promove o monitoramento  de mais de 20 mil veículos que circulam pelo país, e mais de R$ 1,7 bi em conta frete passam por soluções da empresa.

 

FONTE: LINCROS

Publicado em: 27/04/2021 09:02:34

Facebook Twitter Google Plus LinkedIn Whatsapp

Notícias

SEPROSC, FECOMÉRCIO e SENAC fortalecem parceria estratégica para formação de talentos em tecnologia

SEPROSC, FECOMÉRCIO e SENAC fortalecem parceria estratégica para formação de talentos em tecnologia

Mais do que um encontro: um compromisso com o futuro da inovação em Santa Catarina.

Trajetória de ex-aluno do Jovem Programador comprova impacto do SEPROSC na formação de talentos

Trajetória de ex-aluno do Jovem Programador comprova impacto do SEPROSC na formação de talentos

João Victor, de apenas 19 anos, representa SC em competição nacional de tecnologia após iniciar sua jornada no PJP.

Almoço de Relacionamento do SEPROSC discute desafios da formação de talentos e o futuro da tecnologia em Santa Catarina

Almoço de Relacionamento do SEPROSC discute desafios da formação de talentos e o futuro da tecnologia em Santa Catarina

Encontro de setembro reuniu lideranças empresariais para debater empregabilidade, qualificação profissional e projeções do setor de TI no estado

SEPROSC marca presença estratégica no Startup Summit 2025 e celebra destaque do Programa Jovem Programador

SEPROSC marca presença estratégica no Startup Summit 2025 e celebra destaque do Programa Jovem Programador

O maior evento de inovação do Sul do Brasil reuniu lideranças, startups, instituições e talentos em Santa Catarina — e o SEPROSC esteve no centro dessa movimentação

Setor de Tecnologia em Santa Catarina cresce 40% em cinco anos e alcança R$ 42,5 bilhões em faturamento

Setor de Tecnologia em Santa Catarina cresce 40% em cinco anos e alcança R$ 42,5 bilhões em faturamento

Estado sobe para a quinta posição nacional em faturamento do setor e consolida protagonismo no ecossistema de inovação brasileiro

Reforma Tributária: evento virtual do SEPROSC e Fenainfo reúne mais de 300 participantes e reforça o valor do associativismo

Reforma Tributária: evento virtual do SEPROSC e Fenainfo reúne mais de 300 participantes e reforça o valor do associativismo

Live técnica debateu os impactos da reforma tributária e garantiu às empresas associadas acesso direto a informações estratégicas

Desempenho x Desenvolvimento na prática

Desempenho x Desenvolvimento na prática

Como alinhar avaliação de desempenho ao desenvolvimento real de pessoas

A Experiência das Pessoas como Estratégia de Resultado: O RH como Agente de Transformação

A Experiência das Pessoas como Estratégia de Resultado: O RH como Agente de Transformação

Como a experiência do colaborador impacta resultados e cultura.

SEPROSC promove primeiro almoço com empresários e gestores de tecnologia em Blumenau

SEPROSC promove primeiro almoço com empresários e gestores de tecnologia em Blumenau

Encontro deve se repetir mensalmente para fortalecer conexões e debater temas estratégicos do setor

Agenda Seprosc

Agenda Eventos