Nem tudo são flores no caminho do home-office


Carlos José Pereira 
Empresário da área de tecnologia, vice-presidente do Seprosc 

 

Em 1898, em Nova Iorque, delegações do mundo inteiro procuravam soluções para problemas comuns de grandes cidades. Um dos assuntos era a poluição provocada por um meio de transporte: o cavalo. A poluição, causada pelo “cocô” nas ruas, tomava proporções alarmantes. (1)

Previsões para Londres davam conta de um acúmulo de esterco que chegaria a 3 metros em 40 anos. Nova Iorque, até 1930, teria “bosta” acumulada até o segundo andar de um edifício. (2)

Essas previsões não se efetivaram. A tecnologia salvou o mundo, graças ao bonde e à popularização dos automóveis. 

As crises trazem à tona um estado excepcional do sistema; o normal passa a ser o não permitido, o não necessário. Faz-se o inabitual, alteram-se estados que normalmente não se transformariam. (3)

Uma crise mexe com a estabilidade do sistema, cria uma desordem. Os tabus desabam e a realidade impõe uma mudança rápida e necessária para a sobrevivência do sistema. 

Visando o bem-estar de nossos colaboradores e o menor impacto em nosso negócio, adotamos o home-office bem cedo, assim que OMS declarou a pandemia da Covid-19. Em nossa matriz em Blumenau dispúnhamos de um plano de contingência para períodos de enchente, e o adaptamos rapidamente para a pandemia. A novidade era a inclusão das filiais de outras cidades do país. 

 

Home-office era opção muito pontual para o caso de enchentes na cidade da matriz. Nunca consideramos para toda a organização. Tínhamos restrições a respeito. 

A pandemia obrigou-nos ao inabitual, à transformação das estruturas; uma adaptação forçada a um entorno inóspito, com instabilidades diferenciadas.  

Nas crises se apresentam oportunidades e o home-office passou a ser visto como uma oportunidade, uma solução viável e funcional. Funcionou muito bem. Por que não o adotar quando a crise for embora? 

 

As vantagens e as desvantagens agora eram nítidas e não imaginadas. Vantagens nunca pensadas deram força para o home-office, superando eventuais desvantagens. As desvantagens bem analisadas podem ser minoradas através da implementação de  regras e controles. 

A teoria da evolução trata de mudanças estruturais não planejadas que se mantêm, quando essas mudanças estão de acordo com o ambiente. Nos contextos evolutivos, há o resultado consolidado de uma fase que serve de base para a variação seguinte. (4)

A estrutura das organizações é fluida; estruturas fluidas não significam falta de estrutura, significam apenas que não são rígidas e podem se alterar e evoluir. 

Organizações têm diferentes realidades. Nem todas podem adotar o home-office integralmente. Gestores podem inovar. Não existe uma solução única.  

 

Algumas áreas, como a área de tecnologia, são privilegiadas.

Há o que a teoria das formas classifica como uma re-entry, (Spencer Brown), ou seja, a tecnologia auxilia as empresas que trabalham com tecnologia. (5) 

 

Mas nem tudo são flores no caminho do home-office e todos os aspectos devem ser ponderados: sociais, organizacionais e principalmente aspectos legais.  

Nossa empresa é especializada para o mundo jurídico e, por isso,  pudemos ver o movimento do CNJ e dos gestores nos tribunais para dar continuidade às atividades em home-office. Eles processam informações. A atividade é muito semelhante à nossa. Operam tecnologia social, mas o judiciário é basicamente um sistema de comunicação e todas os ferramentais disponíveis hoje podem permitir uma imensa evolução na área.  

O fato de parlamentares e juízes terem sido forçados à modalidade home-office facilitará a continua evolução das leis e normas jurídicas. Obviamente haverá efeitos colaterais não desejados, como o sacrifício da socialização. Essa modalidade de prestação de serviços deverá se popularizar. Os efeitos colaterais benéficos serão enormes no trânsito, poluição e acidentes de percurso 

 

As eventuais flexibilizações legais trarão benefícios para empregados e empregadores.

Tabus serão destruídos, mormente aqueles amparados em discursos repetidos e desgastados. Algumas entidades e seus representantes terão que evoluir. 

No plano social as empresas certamente criarão regras para manter os colaboradores em contatos pessoais, ainda que esporádicos. A empresa precisa manter seu caráter corporativo. O colaborador deve se sentir parte de uma organização com metas e objetivos bem definidos. Pretendo abordar, num próximo artigo, medidas específicas adotadas na empresa e levantar questões práticas para ação dos legisladores.

---------------------

(1) DEURSEN, Felipe van. Antes do carro, o caos das grandes cidades era o cavalo;
Disponível em: Deursen https://super.abril.com.br/blog/contaoutra/antes-do-carro-o-caos-das-grandes-cidades-era-o-cavalo Acesso em: maio. 2020.

(2) Ibidem.

(3) LUHMANN, Niklas. Introdução à teoria dos sistemas; tradução : Ana Cristina Arantes Nasser, 3 ed. Petrópolis bzes, 2011, p. 180-181.

(4) LUHMANN, Niklas. O direito da sociedade; tradução: Saulo Krieger tradução das citações em latin Alexandre Agnolon. São Paulo. Martins Fontes, 2016, p. 361-362.

(5) BROWN, George Spencer. Laws of form; Library of Congress Catalog Card Number: 72-80668, New York: 1972.

Publicado em: 16/06/2020 16:53:03

Facebook Twitter Google Plus LinkedIn Whatsapp

Notícias

Primeira reunião do GRT em 2024 debateu Plano de Cargos e Salários

Primeira reunião do GRT em 2024 debateu Plano de Cargos e Salários

Encontro online reuniu representantes de empresas catarinenses e profissionais para falar sobre a importância de alinhar estratégias salariais e de funções à forma de atuação das empresas

Jovem Programador 2024: edição começa as aulas batendo recorde de vagas e inscrições

Jovem Programador 2024: edição começa as aulas batendo recorde de vagas e inscrições

Com o aumento no número de vagas e cidades atendidas, o programa se consolida como o maior do Estado em capacitação profissional de programadores de sistemas

GRT 2024: primeiro encontro do grupo neste ano acontece no dia 19

GRT 2024: primeiro encontro do grupo neste ano acontece no dia 19

O Grupo de Relações Trabalhistas (GRT) está de volta em 2024, trazendo conteúdos de interesse para promover o aprendizado contínuo e melhores práticas

Governo mantém desoneração de 17 setores da economia

Governo mantém desoneração de 17 setores da economia

Após pressão de parlamentares e entidades do setor, o presidente Lula assinou a revogação de trecho de Medida Provisória que reonerava a folha de pagamentos de 17 setores da economia

Últimos dias: inscrições para o Jovem Programador 2024 terminam dia 18/02

Últimos dias: inscrições para o Jovem Programador 2024 terminam dia 18/02

Última chance: se você busca uma oportunidade na área de TI, inscreva-se e participe!

Jovem Programador 2024: programa ultrapassa 1000 vagas em 21 cidades catarinenses

Jovem Programador 2024: programa ultrapassa 1000 vagas em 21 cidades catarinenses

Com o aumento no número de oportunidades e de municípios de norte a sul do Estado, o Jovem Programador se torna o maior programa de formação em TI de SC

WK chega aos 40 anos conectada com o crescimento

WK chega aos 40 anos conectada com o crescimento

A WK completa 40 anos em 2024 e já deu início às comemorações que serão realizadas durante todo o ano

Inscrições abertas para o Programa Jovem Programador 2024

Inscrições abertas para o Programa Jovem Programador 2024

Jovem Programador abre inscrições para 2024, oferecendo mais de 830 vagas em 19 cidades catarinenses; veja como participar!

Jovem Programador 2023: final do Hackathon premiou alunos do programa

Jovem Programador 2023: final do Hackathon premiou alunos do programa

Orientadas por profissionais atuantes, equipes desenvolveram soluções aplicáveis e ganharam smartwatchs, Alexas e kits gamer; inscrições para o Jovem Programador 2024 já estão abertas

Agenda Seprosc

Agenda Eventos