SEPROSC celebra 40 anos e anuncia abertura das inscrições para o Jovem Programador 2027
Evento reuniu mais de 140 convidados em Blumenau e marcou o anúncio de uma nova turma exclusiva para mulheres
Em análise a recurso ordinário, a 1ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) negou, por unanimidade, pedido de trabalhador que queria reconhecido o direito a pagamento de aviso prévio após ser demitido antes do tempo previsto para o fim do contrato por experiência.
De acordo com o voto do relator, o desembargador Ivan Valença, o fundamento da decisão foi a Súmula 163 do Tribunal do Superior do Trabalho (TST). Apesar do normativo dizer explicitamente que “Cabe aviso prévio nas rescisões antecipadas dos contratos de experiência, na forma do art. 481 da CLT”, causando uma possível primeira impressão de que a regra dá direito ao pagamento, é necessário atentar ao determinado no citado artigo 481 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Art. 481 - Aos contratos por prazo determinado, que contiverem cláusula asseguratória do direito recíproco de rescisão antes de expirado o termo ajustado, aplicam-se, caso seja exercido tal direito por qualquer das partes, os princípios que regem a rescisão dos contratos por prazo indeterminado.
Conforme descrito no trecho destacado, nos contratos por prazo determinado (como o de experiência), o aviso prévio, bem como os demais direitos previstos na rescisão dos contratos por prazo indeterminado, é condicionado a inclusão no contrato de cláusula expressa assegurando o direito recíproco do rompimento da relação laboral antecipada. Como no caso em análise pelo colegiado não havia tal item, a 1ªTurma negou ao empregado o recebimento do aviso prévio.
FONTE: http://ruediger.adv.br
Publicado em: 30/09/2019 14:24:49
Evento reuniu mais de 140 convidados em Blumenau e marcou o anúncio de uma nova turma exclusiva para mulheres
Alunos do Jovem Programador participaram do Paqthon 2026 e conquistaram o 1º lugar com a equipe do PJP Palhoça, durante o Startup Summit.
SEPROSC participa do Startup Summit 2026, amplia conexões estratégicas e acompanha tendências e oportunidades para o setor de tecnologia.
SEPROSC convoca empresas associadas e não associadas para Assembleia Geral Extraordinária sobre a Convenção Coletiva de Trabalho 2026/2027, no dia 19 de agosto, em formato híbrido.
A votação definiu a nova composição da Diretoria, Conselho Fiscal e Delegados Representantes da entidade
Alunos do Jovem Programador participaram do Conexão WK, ampliando o contato com empresas, especialistas e tendências do mercado de tecnologia.
Edital de Eleições 2026-2029
Decisão permite que ações voltem a tramitar na Justiça do Trabalho enquanto Supremo ainda não define entendimento definitivo sobre o tema.
Empresas associadas ao SEPROSC possuem 10% de desconto na contratação da pesquisa salarial