SEPROSC, FECOMÉRCIO e SENAC fortalecem parceria estratégica para formação de talentos em tecnologia
Mais do que um encontro: um compromisso com o futuro da inovação em Santa Catarina.
Com objetivo de fortalecer a atuação em todo o estado, o SEPROSC apoiou a primeira edição do SC Criativa Weekend, que ocorreu no último fim de semana de agosto.
Em parceria com o Senac SC, o evento agregou cerca de 100 crianças e adolescentes do estado numa maratona de games com mais de 20 horas de duração.
A iniciativa faz parte do projeto Novos Talentos/SC Games, que comemora 10 anos de atuação e é coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE).
Mara Nowazick, professora de Administração e Marketing do Senac Blumenau e facilitadora do SC Criativa Weekend, destaca que “a importância do evento é a possibilidade de as pessoas desenvolverem competências como inovação e criatividade, bem como a prática da colaboração e competitividade de forma saudável”.
Diego Luiz Manarim, desenvolvedor de jogos na Playmove e monitor do evento durante os três dias, ressaltou a relevância da edição:
“Foi bom ver os participantes animados para fazer um jogo, sentir o comprometimento deles e poder imaginar esse pessoal como futuros desenvolvedores de jogos. Entrei lá imaginando algo pacato e saí de lá querendo ajudar cada um deles a entrar na área. O que mais me agregou foi em confirmar que tem pessoal de qualidade vindo para tornar a tecnologia no estado mais forte e duradoura”.
Simultaneamente, nas cidades participantes, equipes criaram jogos digitais inéditos com base em temáticas que envolveram a economia criativa local. O evento reuniu participantes de 9 a 15 anos, nas cidades de Palhoça, Criciúma, Blumenau e Chapecó.
Segundo dados do Sebrae, atualmente Santa Catarina é o quarto estado brasileiro com mais empresas no setor de games e jogos digitais, com uma diversidade de gêneros que vai do eSports a gamificação.
SC Criativa Weekend
O Game Jam ocorreu nas faculdades Senac com o desafio de desenvolver um jogo segundo a temática da economia criativa local: moda em Criciúma, gastronomia em Blumenau, tecnologia em Chapecó e patrimônio cultural e histórico em Palhoça.
As equipes tiveram o auxílio de mentores especializados para auxiliar no processo de criação.
Para a coordenadora do SC Games, Márcia Battistella, a interação com as outras crianças que nunca tiveram contato com o mundo dos games, foi fundamental:
“Os nossos alunos já têm esta expertise de realizar Game Jam. Foi uma grande troca, onde nossos alunos puderam mostrar como é possível produzir um game”.
Equipes vencedoras
Depois de um final de semana inteiro de pesquisas, conhecimento e torcida dos pais, os vencedores da SC Criativa Weekend levaram para casa um tablet.
Em Criciúma, a moda foi o principal mote para o desenvolvimento dos games: o jogo da equipe vencedora, com os pequenos Gabriela Gregório, João Carlos Pais, Miguel Cardoso, Nicholas Fabre e Paulo Bratti Machado, foi elaborado com base no reaproveitamento e reutilização de materiais nas criações de moda.
Na cidade de Chapecó, os vencedores Heitor Franz, Leonardo Andrade, Bruno do Prado, Mateus Melo Tomé e Fabiano Sordi usaram a criatividade para transformar preceitos de biotecnologia em um jogo dinâmico e high tech.
Em Palhoça, o grupo Pokefilhos das crianças Arthur Leite, Gabriel Schmitz, João Henrique, João Pedro e Lucas Arnoni levaram o patrimônio histórico e cultural de Florianópolis para as telas do computador, mostrando no jogo a invasão espanhola à ilha de Anhatomirim em 1777.
Já em Blumenau, a equipe Awareness de João Murilo Kienen, Lucas Leite, Mariana Nowazick e Symon Sonntag levou para casa o prêmio máximo da game jam, com um jogo que aliou a gastronomia ao bom condicionamento e aproveitamento de alimentos.
Publicado em: 04/09/2019 07:00:48
Mais do que um encontro: um compromisso com o futuro da inovação em Santa Catarina.
João Victor, de apenas 19 anos, representa SC em competição nacional de tecnologia após iniciar sua jornada no PJP.
Encontro de setembro reuniu lideranças empresariais para debater empregabilidade, qualificação profissional e projeções do setor de TI no estado
O maior evento de inovação do Sul do Brasil reuniu lideranças, startups, instituições e talentos em Santa Catarina — e o SEPROSC esteve no centro dessa movimentação
Estado sobe para a quinta posição nacional em faturamento do setor e consolida protagonismo no ecossistema de inovação brasileiro
Live técnica debateu os impactos da reforma tributária e garantiu às empresas associadas acesso direto a informações estratégicas
Como alinhar avaliação de desempenho ao desenvolvimento real de pessoas
Como a experiência do colaborador impacta resultados e cultura.
Encontro deve se repetir mensalmente para fortalecer conexões e debater temas estratégicos do setor