SEPROSC apoiou SC Criativa Weekend

Com objetivo de fortalecer a atuação em todo o estado, o SEPROSC apoiou a primeira edição do SC Criativa Weekend, que ocorreu no último fim de semana de agosto.

Em parceria com o Senac SC, o evento agregou cerca de 100 crianças e adolescentes do estado numa maratona de games com mais de 20 horas de duração.

A iniciativa faz parte do projeto Novos Talentos/SC Games, que comemora 10 anos de atuação e é coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE).

Mara Nowazick, professora de Administração e Marketing do Senac Blumenau e facilitadora do SC Criativa Weekend, destaca que “a importância do evento é a possibilidade de as pessoas desenvolverem competências como inovação e criatividade, bem como a prática da colaboração e competitividade de forma saudável”.

Diego Luiz Manarim, desenvolvedor de jogos na Playmove e monitor do evento durante os três dias, ressaltou a relevância da edição:

“Foi bom ver os participantes animados para fazer um jogo, sentir o comprometimento deles e poder imaginar esse pessoal como futuros desenvolvedores de jogos. Entrei lá imaginando algo pacato e saí de lá querendo ajudar cada um deles a entrar na área. O que mais me agregou foi em confirmar que tem pessoal de qualidade vindo para tornar a tecnologia no estado mais forte e duradoura”.

Simultaneamente, nas cidades participantes, equipes criaram jogos digitais inéditos com base em temáticas que envolveram a economia criativa local. O evento reuniu participantes de 9 a 15 anos, nas cidades de Palhoça, Criciúma, Blumenau e Chapecó.

Segundo dados do Sebrae, atualmente Santa Catarina é o quarto estado brasileiro com mais empresas no setor de games e jogos digitais, com uma diversidade de gêneros que vai do eSports a gamificação.

 

SC Criativa Weekend

Game Jam ocorreu nas faculdades Senac com o desafio de desenvolver um jogo segundo a temática da economia criativa local: moda em Criciúma, gastronomia em Blumenau, tecnologia em Chapecó e patrimônio cultural e histórico em Palhoça.

As equipes tiveram o auxílio de mentores especializados para auxiliar no processo de criação.

Para a coordenadora do SC Games, Márcia Battistella, a interação com as outras crianças que nunca tiveram contato com o mundo dos games, foi fundamental:

“Os nossos alunos já têm esta expertise de realizar Game Jam. Foi uma grande troca, onde nossos alunos puderam mostrar como é possível produzir um game”.

 

Equipes vencedoras

Depois de um final de semana inteiro de pesquisas, conhecimento e torcida dos pais, os vencedores da SC Criativa Weekend levaram para casa um tablet.

Em Criciúma, a moda foi o principal mote para o desenvolvimento dos games: o jogo da equipe vencedora, com os pequenos Gabriela GregórioJoão Carlos PaisMiguel CardosoNicholas Fabre e Paulo Bratti Machado, foi elaborado com base no reaproveitamento e reutilização de materiais nas criações de moda.

Na cidade de Chapecó, os vencedores Heitor Franz, Leonardo AndradeBruno do PradoMateus Melo Tomé e Fabiano Sordi usaram a criatividade para transformar preceitos de biotecnologia em um jogo dinâmico e high tech.

Em Palhoça, o grupo Pokefilhos das crianças Arthur LeiteGabriel SchmitzJoão HenriqueJoão Pedro e Lucas Arnoni levaram o patrimônio histórico e cultural de Florianópolis para as telas do computador, mostrando no jogo a invasão espanhola à ilha de Anhatomirim em 1777.

Já em Blumenau, a equipe Awareness de João Murilo KienenLucas LeiteMariana Nowazick e Symon Sonntag levou para casa o prêmio máximo da game jam, com um jogo que aliou a gastronomia ao bom condicionamento e aproveitamento de alimentos.

Publicado em: 04/09/2019 07:00:48

Facebook Twitter Google Plus LinkedIn Whatsapp

Notícias

Edusoft passa por rebranding e anuncia nova marca corporativa

Edusoft passa por rebranding e anuncia nova marca corporativa

O novo momento, assinado pela Nexia Branding, reforça a preocupação da empresa com a educação e visão de futuro

Empresas são cada vez mais alvos de criminosos da internet, apontam estudos. Saiba como se proteger

Empresas são cada vez mais alvos de criminosos da internet, apontam estudos. Saiba como se proteger

Vazamentos e sequestro de dados afetam desde pequenos negócios até gigantes bilionárias. Especialista em segurança da informação destaca boas práticas para evitar o problema

Empresa de TI de Blumenau investe em programa de treinamento em tecnologia para indústria

Empresa de TI de Blumenau investe em programa de treinamento em tecnologia para indústria

A empresa Teclógica visa conectar estudantes e profissionais das áreas de tecnologia e indústria

Jovem Programador supera meta de inscrições

Jovem Programador supera meta de inscrições

O Senac SC e o Seprosc comemoram o sucesso do Jovem Programador, projeto de capacitação em programação de computadores. A meta inicial foi superada, com 3.174 jovens inscritos, distribuídos nas cidades sedes selecionadas para a primeira edição

Permanência do home office desafia foco e produtividade: gestão automatizada tem se tornado um diferencial

Permanência do home office desafia foco e produtividade: gestão automatizada tem se tornado um diferencial

Sem controle efetivo da pandemia, muitas empresas decidiram manter o trabalho remoto e precisam lidar com os desafios do modelo através de ferramentas que possibilitem maior transparência em relação às entregas dos colaboradores

DATAINFO APOSTA EM FORMAÇÃO DE JOVENS PROFISSIONAIS DE TI

DATAINFO APOSTA EM FORMAÇÃO DE JOVENS PROFISSIONAIS DE TI

Empresa já incentiva projetos que dão oportunidade a formação de jovens na área de Tecnologia

Webinar apresenta impactos da Lei Geral de Proteção de Dados no setor da educação

Webinar apresenta impactos da Lei Geral de Proteção de Dados no setor da educação

Edusoft, em parceria com a ipTrust Tecnologia, promove na próxima sexta-feira, dia 28, o webinar LGPD na Educação – Quais as obrigações das instituições de ensino perante a lei?

Mais de 23 mil veículos e 11 bilhões de mercadorias passaram por sistema logístico da Lincros em 2020

Mais de 23 mil veículos e 11 bilhões de mercadorias passaram por sistema logístico da Lincros em 2020

Empresa conta com plataforma que permite o gerenciamento de todo o processo de distribuição, além da contratação do frete e auditoria de pagamentos. Com investimento em melhorias e novas funcionalidades, marca comemora bons resultados do último ano

Receba as novidades em seu e-mail!



Agenda Seprosc

Agenda Eventos