Troca de Ideias sobre Plano de Carreira: SEPROSC facilita diálogo entre RHs
Confira os principais insights da troca de experiências entre RHs sobre planos de carreira!
Sexta Turma do Tribunal Superior do Trabalho entendeu que a Ação Contact Center Ltda., de Belo Horizonte (MG), para apresentar recurso ordinário, pode substituir o depósito recursal por apólice de seguro garantia judicial. Por unanimidade, a Turma afastou a deserção que havia sido decretada por falta de pagamento do depósito.
Deserção
A empresa foi condenada na reclamação trabalhista ajuizada por uma operadora de telemarketing. No recurso ordinário, ela pretendeu substituir o depósito recursal pela apólice, com prazo de validade de dois anos. Para o Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, no entanto, a natureza jurídica de garantia do juízo do depósito não comporta essa limitação. Com isso, declarou a deserção do recurso.
Substituição
No exame do recurso de revista da empresa, a Sexta Turma assinalou que o parágrafo 11 do artigo 899 da CLT, introduzido pela Reforma Trabalhista (Lei 13.467/2017), estabelece que “o depósito recursal poderá ser substituído por fiança bancária ou seguro garantia judicial" e não impõe nenhuma restrição ou limitação ao prazo de vigência da apólice. Ainda conforme a Turma, a jurisprudência do TST (Orientação Jurisprudencial 59 da Subseção 2 Especializada em Dissídios Individuais do TST), ao equiparar o seguro garantia judicial a dinheiro, também não faz referência ao requisito imposto pelo Tribunal Regional. Isso porque, pela própria natureza do contrato de seguro, não há como estabelecer cobertura por prazo indeterminado.
Por unanimidade, a Turma afastou a deserção e determinou o retorno do processo ao Tribunal Regional para que prossiga no exame do recurso ordinário.
Processo: RR-11135-26.2016.5.03.0006
Fonte: Tribunal Regional do Trabalho da 18.ª Região abud RUEDIGER ADVOGADOS
Publicado em: 28/08/2019 06:00:16
Confira os principais insights da troca de experiências entre RHs sobre planos de carreira!
O SEPROSC participou do Senac Tech como parceiro, acompanhando as novidades e tendências do setor.
O encontro online para as empresas associadas destacou estratégias de recompensas, desafios na implementação e a importância da participação executiva.
Parabenizamos a Sênior, por este marco extraordinário e reafirmamos nosso compromisso em apoiar nossas empresas associadas.
O encontro online para as empresas associadas contou com a participação da convidada Ceres Dutra, para falar sobre como a IA transforma o RH, otimizando processos de seleção, treinamento e avaliação.
Este anúncio, feito recentemente em nossas redes sociais, marca um importante passo na formação de novos talentos na área de tecnologia e programação.
A Prefeitura de Blumenau e o Senai lançaram o Projeto TransformaTech para formar jovens vulneráveis de 14 a 16 anos. O SEPROSC teve papel crucial na criação do programa.
No dia 21/05/2024, às 14h, ocorreu uma reunião exclusiva para empresas associadas ao SEPROSC e SEINFLO, via Zoom. Participaram Carolina Pizolati Farah, Dr. Rodolfo Ruediger Neto e Mariana Azevedo.
O SEPROSC acompanha de perto o desenrolar da situação e atua firmemente no sentido de reverter a liminar e fazer valer o projeto de lei aprovado pelo congresso nacional.