Interconexões na área jurídica

Por Bruno Felipe Bauler
Diretor de Desenvolvimento | Fácil

O mundo está interconectado. As pessoas nem se lembram mais da época em que os diversos aparelhos usados no dia a dia não se conversavam naturalmente pela internet.

Remete a tempos jurássicos a ideia de fotografar em uma máquina especial e precisar usar o computador e um cabo específico para gravar as fotos em um pendrive, CD ou disquete e enviar para revelação.

Passadas duas décadas do surgimento do conceito “Internet das Coisas”, está cada vez mais corriqueiro o lançamento de produtos acessíveis financeiramente que se comunicam em tempo real com outros produtos e soluções. A gama de produtos é vasta. Apenas para citar alguns exemplos: com pouco investimento é possível acionar e controlar remotamente, usando o smartphone, desde aparelhos eletrônicos como câmeras de monitoramento e condicionadores de ar; passando por dispositivos das residências, como lâmpadas, janelas e persianas; e até mesmo carros e outros produtos de maior porte.

Muitas das soluções só foram possíveis e se tornaram acessíveis em função de padrões abertos de comunicação. De modo geral, a indústria da tecnologia tem conseguido bons resultados nos esforços de padronização e utilização dos protocolos de comunicação comuns.

Isto tem possibilitado cada vez mais a criação e uso de APIs – do inglês Application Programming Interface, que em português pode-se traduzir para “Interface de Programação de Aplicativos” – nos diversos produtos que são lançados.

De maneira resumida, funciona assim: determinado fornecedor implementa para seu produto uma ou mais APIs, e divulga isto para quem desejar utilizá-las. Outros fornecedores podem compatibilizar seus produtos com aquelas APIs, e a partir de então, a comunicação desejada é alcançada.

Existem APIs que seguem um padrão formal, normalmente definido por um consórcio de grandes empresas do mercado, e implementado em larga escala por diversos fornecedores. Costumam ser usadas para ações comuns a vários produtos, como por exemplo, autenticar usuários através de um repositório único de logins.

Existem também outras categorias de APIs. São aquelas definidas e publicadas por uma única empresa com o objetivo específico de se comunicar com seu produto. A API de integração com a ferramenta Agenda do Google é um exemplo.

O Espaider está preparado para este mundo interconectado. Ele possui interface integrada com diversas APIs do mercado, e também disponibiliza suas próprias APIs para que outros sistemas possam se conectar com ele.

INTEGRAÇÃO COM API PARA AUTENTICAÇÃO DE USUÁRIOS

Autenticação e autorização de usuários nunca foram um problema no Espaider. O sistema possui controle nativo para gerenciamento próprio dos usuários, com armazenamento seguro dos dados, logs para auditoria em relação a modificações e concessões de acesso e demais garantias inerentes ao processo. Sob demanda, integrações com diversos portais de autenticação foram implementados.

Além disso, desde a versão 5.1 o Espaider implementou o consumo de APIs de autenticação que seguem o padrão de mercado SAML v2.0. Isto o torna compatível de maneira nativa com praticamente todos os portais de autenticação e autorização reconhecidos mundialmente.

INTEGRAÇÃO COM GOOGLE AGENDA

A partir da versão 6.0 do Espaider, as diversas agendas controladas no sistema podem se integrar com as agendas individuais dos colaboradores criadas na ferramenta do Google.

Não é uma simples integração para visualização das agendas em local centralizado. As alterações realizadas através da interface do Google se refletem no Espaider e vice-versa.

É possível, por exemplo, incluir, concluir ou reagendar compromissos e providências originados a partir do Espaider usando o APP do Google Agenda para celulares Android ou iOS. É um aplicativo mundialmente reconhecido e um dos mais usados para controle de compromissos particulares.

A interface do Google Agenda está presente em diversos dispositivos. Permite inclusive, a visualização dos compromissos no Microsoft Outlook.

API GENÉRICA PARA EXPORTAÇÃO DE DADOS

Além de implementar a comunicação com APIs de terceiros, o Espaider disponibiliza suas próprias APIs. Uma delas permite que outros sistemas consultem informações cadastradas no Espaider.

CONTABILIZAÇÃO DAS CONTINGÊNCIAS

Outra API disponibilizada pelo Espaider diz respeito especificamente à contabilização das contingências. Muito utilizada em projetos de integração com SAP e outros ERPs utilizados por grandes empresas.

Os documentos contábeis originados em função dos fluxos de contingenciamento e pagamentos dos processos, são disponibilizados de uma maneira organizada e comum a este tipo de projeto. A empresa só precisa consumir os dados já processados pelo Espaider, organizados em documentos e lançamentos contábeis de débito e crédito.

Essas interconexões tecnológicas surgiram para otimizar as rotinas diárias das organizações. E isso não poderia ser diferente no dia a dia de escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de empresas, quando se trata de um ERP.

A Fácil busca constantemente inovar e trazer melhorias para o sistema Espaider, fazendo com que todos os processos sejam simplificados, automatizados e garantam mais segurança aos usuários.

Fonte: Revista Gestão Jurídica - 10ª Edição - Ano 2019

Publicado em: 11/06/2019 09:49:08

Facebook Twitter Google Plus LinkedIn Whatsapp

Notícias

Primeira reunião do GRT em 2024 debateu Plano de Cargos e Salários

Primeira reunião do GRT em 2024 debateu Plano de Cargos e Salários

Encontro online reuniu representantes de empresas catarinenses e profissionais para falar sobre a importância de alinhar estratégias salariais e de funções à forma de atuação das empresas

Jovem Programador 2024: edição começa as aulas batendo recorde de vagas e inscrições

Jovem Programador 2024: edição começa as aulas batendo recorde de vagas e inscrições

Com o aumento no número de vagas e cidades atendidas, o programa se consolida como o maior do Estado em capacitação profissional de programadores de sistemas

GRT 2024: primeiro encontro do grupo neste ano acontece no dia 19

GRT 2024: primeiro encontro do grupo neste ano acontece no dia 19

O Grupo de Relações Trabalhistas (GRT) está de volta em 2024, trazendo conteúdos de interesse para promover o aprendizado contínuo e melhores práticas

Governo mantém desoneração de 17 setores da economia

Governo mantém desoneração de 17 setores da economia

Após pressão de parlamentares e entidades do setor, o presidente Lula assinou a revogação de trecho de Medida Provisória que reonerava a folha de pagamentos de 17 setores da economia

Últimos dias: inscrições para o Jovem Programador 2024 terminam dia 18/02

Últimos dias: inscrições para o Jovem Programador 2024 terminam dia 18/02

Última chance: se você busca uma oportunidade na área de TI, inscreva-se e participe!

Jovem Programador 2024: programa ultrapassa 1000 vagas em 21 cidades catarinenses

Jovem Programador 2024: programa ultrapassa 1000 vagas em 21 cidades catarinenses

Com o aumento no número de oportunidades e de municípios de norte a sul do Estado, o Jovem Programador se torna o maior programa de formação em TI de SC

WK chega aos 40 anos conectada com o crescimento

WK chega aos 40 anos conectada com o crescimento

A WK completa 40 anos em 2024 e já deu início às comemorações que serão realizadas durante todo o ano

Inscrições abertas para o Programa Jovem Programador 2024

Inscrições abertas para o Programa Jovem Programador 2024

Jovem Programador abre inscrições para 2024, oferecendo mais de 830 vagas em 19 cidades catarinenses; veja como participar!

Jovem Programador 2023: final do Hackathon premiou alunos do programa

Jovem Programador 2023: final do Hackathon premiou alunos do programa

Orientadas por profissionais atuantes, equipes desenvolveram soluções aplicáveis e ganharam smartwatchs, Alexas e kits gamer; inscrições para o Jovem Programador 2024 já estão abertas

Agenda Seprosc

Agenda Eventos