Troca de Ideias sobre Plano de Carreira: SEPROSC facilita diálogo entre RHs
Confira os principais insights da troca de experiências entre RHs sobre planos de carreira!
Por Bruno Felipe Bauler
Diretor de Desenvolvimento | Fácil
O mundo está interconectado. As pessoas nem se lembram mais da época em que os diversos aparelhos usados no dia a dia não se conversavam naturalmente pela internet.
Remete a tempos jurássicos a ideia de fotografar em uma máquina especial e precisar usar o computador e um cabo específico para gravar as fotos em um pendrive, CD ou disquete e enviar para revelação.
Passadas duas décadas do surgimento do conceito “Internet das Coisas”, está cada vez mais corriqueiro o lançamento de produtos acessíveis financeiramente que se comunicam em tempo real com outros produtos e soluções. A gama de produtos é vasta. Apenas para citar alguns exemplos: com pouco investimento é possível acionar e controlar remotamente, usando o smartphone, desde aparelhos eletrônicos como câmeras de monitoramento e condicionadores de ar; passando por dispositivos das residências, como lâmpadas, janelas e persianas; e até mesmo carros e outros produtos de maior porte.
Muitas das soluções só foram possíveis e se tornaram acessíveis em função de padrões abertos de comunicação. De modo geral, a indústria da tecnologia tem conseguido bons resultados nos esforços de padronização e utilização dos protocolos de comunicação comuns.
Isto tem possibilitado cada vez mais a criação e uso de APIs – do inglês Application Programming Interface, que em português pode-se traduzir para “Interface de Programação de Aplicativos” – nos diversos produtos que são lançados.
De maneira resumida, funciona assim: determinado fornecedor implementa para seu produto uma ou mais APIs, e divulga isto para quem desejar utilizá-las. Outros fornecedores podem compatibilizar seus produtos com aquelas APIs, e a partir de então, a comunicação desejada é alcançada.
Existem APIs que seguem um padrão formal, normalmente definido por um consórcio de grandes empresas do mercado, e implementado em larga escala por diversos fornecedores. Costumam ser usadas para ações comuns a vários produtos, como por exemplo, autenticar usuários através de um repositório único de logins.
Existem também outras categorias de APIs. São aquelas definidas e publicadas por uma única empresa com o objetivo específico de se comunicar com seu produto. A API de integração com a ferramenta Agenda do Google é um exemplo.
O Espaider está preparado para este mundo interconectado. Ele possui interface integrada com diversas APIs do mercado, e também disponibiliza suas próprias APIs para que outros sistemas possam se conectar com ele.
INTEGRAÇÃO COM API PARA AUTENTICAÇÃO DE USUÁRIOS
Autenticação e autorização de usuários nunca foram um problema no Espaider. O sistema possui controle nativo para gerenciamento próprio dos usuários, com armazenamento seguro dos dados, logs para auditoria em relação a modificações e concessões de acesso e demais garantias inerentes ao processo. Sob demanda, integrações com diversos portais de autenticação foram implementados.
Além disso, desde a versão 5.1 o Espaider implementou o consumo de APIs de autenticação que seguem o padrão de mercado SAML v2.0. Isto o torna compatível de maneira nativa com praticamente todos os portais de autenticação e autorização reconhecidos mundialmente.
INTEGRAÇÃO COM GOOGLE AGENDA
A partir da versão 6.0 do Espaider, as diversas agendas controladas no sistema podem se integrar com as agendas individuais dos colaboradores criadas na ferramenta do Google.
Não é uma simples integração para visualização das agendas em local centralizado. As alterações realizadas através da interface do Google se refletem no Espaider e vice-versa.
É possível, por exemplo, incluir, concluir ou reagendar compromissos e providências originados a partir do Espaider usando o APP do Google Agenda para celulares Android ou iOS. É um aplicativo mundialmente reconhecido e um dos mais usados para controle de compromissos particulares.
A interface do Google Agenda está presente em diversos dispositivos. Permite inclusive, a visualização dos compromissos no Microsoft Outlook.
API GENÉRICA PARA EXPORTAÇÃO DE DADOS
Além de implementar a comunicação com APIs de terceiros, o Espaider disponibiliza suas próprias APIs. Uma delas permite que outros sistemas consultem informações cadastradas no Espaider.
CONTABILIZAÇÃO DAS CONTINGÊNCIAS
Outra API disponibilizada pelo Espaider diz respeito especificamente à contabilização das contingências. Muito utilizada em projetos de integração com SAP e outros ERPs utilizados por grandes empresas.
Os documentos contábeis originados em função dos fluxos de contingenciamento e pagamentos dos processos, são disponibilizados de uma maneira organizada e comum a este tipo de projeto. A empresa só precisa consumir os dados já processados pelo Espaider, organizados em documentos e lançamentos contábeis de débito e crédito.
Essas interconexões tecnológicas surgiram para otimizar as rotinas diárias das organizações. E isso não poderia ser diferente no dia a dia de escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de empresas, quando se trata de um ERP.
A Fácil busca constantemente inovar e trazer melhorias para o sistema Espaider, fazendo com que todos os processos sejam simplificados, automatizados e garantam mais segurança aos usuários.
Fonte: Revista Gestão Jurídica - 10ª Edição - Ano 2019
Publicado em: 11/06/2019 09:49:08
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