Mulheres contam desafios de liderar equipes diante da pandemia

Com 102 profissionais mulheres em seu quadro de colaboradores, a maior empresa de soluções para a gestão pública do país, a GOVBR, de Blumenau (SC), cada vez mais preza pela diversidade de gênero. 

Por ser uma empresa que atua diretamente com tecnologia, um setor no qual a participação feminina catarinense diminuiu entre 2015 e 2019, passando de 27,3% para 24,8%, respectivamente, segundo o estudo feito pela Acate Tech Report 2020, a GOVBR hoje tem 9 colaboradoras nas funções de liderança, indo na contramão da pesquisa estadual. Gradativamente, a empresa se preocupa em selecionar mulheres tanto para o quadro geral quanto para cargos de comando. 

A diretora de Desenvolvimento de Produto da empresa, Virgínia Kayser da Silva, defende que "nós mulheres somos muito fortes e determinadas. E temos uma percepção aguçada do que acontece nas entrelinhas, nos caminhos que não são apenas de hierarquia. E acredito que a gente acaba tendo muita facilidade nisso, gerando integração de áreas e times. Este é um grande diferencial da mulher".

Diante da pandemia, muitos desafios foram enfrentados por essas profissionais. Confira abaixo o relato de quatro colaboradoras da GOVBR sobre esse momento. 

Com 29 anos de trajetória na empresa, a coordenadora administrativa Patrícia Juliana Medeiros Caresia conta que apesar do home office, no qual teve que gerir sua equipe à distância, "a tecnologia facilita a interação e a comunicação".

Ela complementa dizendo que a maior lição que leva desse momento atípico é o comprometimento:

"Cada um teve que em casa sozinho ser seu líder, mesmo com todo apoio à distância, alinhamentos e reuniões, se você não está comprometido, a coisa não anda".

 Para Ana Lúcia Campana de Souza, coordenadora de suporte, "fazer a gestão de pessoas é um aprendizado diário". Ela comanda uma equipe de 22 pessoas e destaca que a empatia, nesse período, foi essencial.

 A empresa por si só promoveu ações que contribuíram para que os profissionais pudessem se sentir acolhidos. Entre as ações estão: auxílio psicológico e médico à disposição, atividade laboral on-line e disponibilidade de material e equipamentos para exercer o trabalho da melhor forma.

"Se colocar no lugar do outro é primordial. Dentro da nossa equipe todos tivemos perdas, desde familiares até os que tiveram que adiar o sonho de se casar, por exemplo. A forma como estamos superando essas dificuldades é uma só: confiança no próximo. Acredito que ainda não superamos todas as dificuldades, mas tenho certeza que mesmo com elas estamos fazendo nosso melhor. As entregas da equipe mostram isso e isso me deixa cada dia mais orgulhosa das pessoas com quem trabalho", ressalta.  

Recém-chegada na empresa, Maria Fernanda Ladeira Rodrigues Ferreira, que atua no escritório da GOVBR no Rio de Janeiro como coordenadora de governança de dados, defende que "é possível trabalhar à distância sim e o direcionamento do líder é fundamental". 

A dica que ela dá para esse momento é de criar rotina. Além disso, ter um local mais calmo, postura correta e exercícios regulares. 

"Eu trabalhei anos em home office antes de vir para cá. Por isso, já estava acostumada, mas a verdade é que tem que ter foco, isso porque o cachorro late, o filho chama, a entrega chega, mas dá pra conciliar".

Cátia Josiane Lavina, gerente de produto da empresa, faz a gestão direta e indireta de 60 colaboradores. Para ela, o envolvimento nesse período reduziu bastante, mas os obstáculos estão sendo superados:

"No início da pandemia busquei estar acessível a todos que quisessem conversar. Outras atividades ficaram um pouco de lado porque o importante era apoiar na adaptação rápida e que as pessoas se sentissem próximas mesmo com a distância física para que as atividades não sofressem muito impacto. As lideranças foram fundamentais também, mas acredito que o fator principal foi que todos os colaboradores se apoiaram e não deixaram que o senso de pertencimento e de time se perdesse".


SOBRE A GOVBR
Possui mais de 50 anos de experiência dedicados a apoiar os órgãos para explorar as boas práticas da gestão e de governança, para prestação de melhores serviços ao cidadão. Além disso, promove o modelo de gestão transparente, com foco no resultado, em que os recursos financeiros são alocados com mais eficiência, melhorando a organização administrativa e aperfeiçoando as políticas públicas. A empresa é considerada a maior do segmento no país, presente em 13 estados. Acesse o site: www.govbr.com.br

 

FONTE: GOVBR

Publicado em: 09/03/2021 09:16:48

Facebook Twitter Google Plus LinkedIn Whatsapp

Notícias

Mais de 23 mil veículos e 11 bilhões de mercadorias passaram por sistema logístico da Lincros em 2020

Mais de 23 mil veículos e 11 bilhões de mercadorias passaram por sistema logístico da Lincros em 2020

Empresa conta com plataforma que permite o gerenciamento de todo o processo de distribuição, além da contratação do frete e auditoria de pagamentos. Com investimento em melhorias e novas funcionalidades, marca comemora bons resultados do último ano

Como comunicar e promover a interação  entre equipes de diferentes turnos

Como comunicar e promover a interação entre equipes de diferentes turnos

A tecnologia tem se tornado aliada para uma comunicação assertiva e integrada

Seprosc e Senac lançam projeto Jovem Programador com cursos na área de tecnologia

Seprosc e Senac lançam projeto Jovem Programador com cursos na área de tecnologia

Programa de capacitação tecnológica com foco na empregabilidade dos jovens catarinenses.

Lançamento Jovem Programador

Lançamento Jovem Programador

Projeto de capacitação tecnológica voltado para a programação de computadores e focado na empregabilidade.

Ellevo expande serviços digitais para gestão do trabalho remoto durante a pandemia

Ellevo expande serviços digitais para gestão do trabalho remoto durante a pandemia

Empresa brasileira pioneira em soluções de gerenciamento de atividades lançou o Ellevo Next, para gestão do trabalho remoto, e expandiu versão web da plataforma Ellevo para 22 países e 15 idiomas no último ano

Edusoft completa 37 anos de história

Edusoft completa 37 anos de história

Empresa blumenauense que desenvolve softwares de gestão educacional busca conciliar a experiência com os novos desafios da educação.

Tendências em logística: controle de cargas deve mudar rotina de distribuição de mercadorias

Tendências em logística: controle de cargas deve mudar rotina de distribuição de mercadorias

Indústria brasileira busca alternativas tecnológicas que reduzem tempo e investimento no processo de finalização de entregas. Só na Lincros, mais de 23 mil veículos e R$ 11 bilhões em mercadorias foram monitoradas no último ano

Evento online fala sobre produtividade e visão gerencial na cadeia logística

Evento online fala sobre produtividade e visão gerencial na cadeia logística

Webinar gratuito organizado pela Lincros acontece no dia 13 de abril e vai destacar desafios e oportunidades para empresas que buscam tornar o setor de distribuição mais eficiente e estratégico

Receba as novidades em seu e-mail!



Agenda Seprosc

Agenda Eventos