SEPROSC apoiou SC Criativa Weekend

Com objetivo de fortalecer a atuação em todo o estado, o SEPROSC apoiou a primeira edição do SC Criativa Weekend, que ocorreu no último fim de semana de agosto.

Em parceria com o Senac SC, o evento agregou cerca de 100 crianças e adolescentes do estado numa maratona de games com mais de 20 horas de duração.

A iniciativa faz parte do projeto Novos Talentos/SC Games, que comemora 10 anos de atuação e é coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE).

Mara Nowazick, professora de Administração e Marketing do Senac Blumenau e facilitadora do SC Criativa Weekend, destaca que “a importância do evento é a possibilidade de as pessoas desenvolverem competências como inovação e criatividade, bem como a prática da colaboração e competitividade de forma saudável”.

Diego Luiz Manarim, desenvolvedor de jogos na Playmove e monitor do evento durante os três dias, ressaltou a relevância da edição:

“Foi bom ver os participantes animados para fazer um jogo, sentir o comprometimento deles e poder imaginar esse pessoal como futuros desenvolvedores de jogos. Entrei lá imaginando algo pacato e saí de lá querendo ajudar cada um deles a entrar na área. O que mais me agregou foi em confirmar que tem pessoal de qualidade vindo para tornar a tecnologia no estado mais forte e duradoura”.

Simultaneamente, nas cidades participantes, equipes criaram jogos digitais inéditos com base em temáticas que envolveram a economia criativa local. O evento reuniu participantes de 9 a 15 anos, nas cidades de Palhoça, Criciúma, Blumenau e Chapecó.

Segundo dados do Sebrae, atualmente Santa Catarina é o quarto estado brasileiro com mais empresas no setor de games e jogos digitais, com uma diversidade de gêneros que vai do eSports a gamificação.

 

SC Criativa Weekend

Game Jam ocorreu nas faculdades Senac com o desafio de desenvolver um jogo segundo a temática da economia criativa local: moda em Criciúma, gastronomia em Blumenau, tecnologia em Chapecó e patrimônio cultural e histórico em Palhoça.

As equipes tiveram o auxílio de mentores especializados para auxiliar no processo de criação.

Para a coordenadora do SC Games, Márcia Battistella, a interação com as outras crianças que nunca tiveram contato com o mundo dos games, foi fundamental:

“Os nossos alunos já têm esta expertise de realizar Game Jam. Foi uma grande troca, onde nossos alunos puderam mostrar como é possível produzir um game”.

 

Equipes vencedoras

Depois de um final de semana inteiro de pesquisas, conhecimento e torcida dos pais, os vencedores da SC Criativa Weekend levaram para casa um tablet.

Em Criciúma, a moda foi o principal mote para o desenvolvimento dos games: o jogo da equipe vencedora, com os pequenos Gabriela GregórioJoão Carlos PaisMiguel CardosoNicholas Fabre e Paulo Bratti Machado, foi elaborado com base no reaproveitamento e reutilização de materiais nas criações de moda.

Na cidade de Chapecó, os vencedores Heitor Franz, Leonardo AndradeBruno do PradoMateus Melo Tomé e Fabiano Sordi usaram a criatividade para transformar preceitos de biotecnologia em um jogo dinâmico e high tech.

Em Palhoça, o grupo Pokefilhos das crianças Arthur LeiteGabriel SchmitzJoão HenriqueJoão Pedro e Lucas Arnoni levaram o patrimônio histórico e cultural de Florianópolis para as telas do computador, mostrando no jogo a invasão espanhola à ilha de Anhatomirim em 1777.

Já em Blumenau, a equipe Awareness de João Murilo KienenLucas LeiteMariana Nowazick e Symon Sonntag levou para casa o prêmio máximo da game jam, com um jogo que aliou a gastronomia ao bom condicionamento e aproveitamento de alimentos.

Publicado em: 04/09/2019 07:00:48

Facebook Twitter Google Plus LinkedIn Whatsapp

Notícias

Movidesk recebe aporte de R$ 9 milhões e inaugura nova sede

Movidesk recebe aporte de R$ 9 milhões e inaugura nova sede

Com o investimento, a startup catarinense espera triplicar seu faturamento até o fim do ano

SEPROSC apoiou SC Criativa Weekend

SEPROSC apoiou SC Criativa Weekend

Evento ocorreu no último fim de semana de agosto, em diversas cidades do estado

Ofender empresa na internet é motivo para justa causa, fixa TRT-15

Ofender empresa na internet é motivo para justa causa, fixa TRT-15

Trabalhador difamou empresa e colega em publicação feita no Facebook

GOVBR Lança Solução para Eficiência na Gestão

GOVBR Lança Solução para Eficiência na Gestão

Sala de Situação oferece informações para tomada de decisões através de painéis em tempo real

A tecnologia e a mobilidade urbana

A tecnologia e a mobilidade urbana

Por Carlos José Pereira, empresário de TI e vice-presidente do Seprosc

Juíza considera suspeita testemunha que era amiga íntima do reclamante

Juíza considera suspeita testemunha que era amiga íntima do reclamante

Em caso recente, a juíza Isabella Silveira Bartoschik, em atuação na 5ª Vara do Trabalho de Contagem, acolheu a contradita apresentada pela empresa à testemunha indicada pelo empregado.

GRT discute Employer Branding como estratégia de construção da marca empregadora

GRT discute Employer Branding como estratégia de construção da marca empregadora

Mara Nowazick, professora de Administração e Marketing do Senac Blumenau, palestrou no encontro

Empresa poderá substituir depósito recursal por seguro garantia judicial

Empresa poderá substituir depósito recursal por seguro garantia judicial

Sexta Turma do Tribunal Superior do Trabalho entendeu que a Ação Contact Center Ltda., de Belo Horizonte (MG), para apresentar recurso ordinário, pode substituir o depósito recursal por apólice de seguro garantia judicial

COMUNICADO - CCT 2019-2020

COMUNICADO - CCT 2019-2020

Considerando que até a presente data não ocorreu o fechamento da CCT 2019-2020 com o SINDPD/SC, fica ao livre arbítrio das Empresas, aplicarem ou não, reajustes salariais

Receba as novidades em seu e-mail!



Agenda Seprosc

Agenda Eventos