SEPROSC apoiou SC Criativa Weekend

Com objetivo de fortalecer a atuação em todo o estado, o SEPROSC apoiou a primeira edição do SC Criativa Weekend, que ocorreu no último fim de semana de agosto.

Em parceria com o Senac SC, o evento agregou cerca de 100 crianças e adolescentes do estado numa maratona de games com mais de 20 horas de duração.

A iniciativa faz parte do projeto Novos Talentos/SC Games, que comemora 10 anos de atuação e é coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE).

Mara Nowazick, professora de Administração e Marketing do Senac Blumenau e facilitadora do SC Criativa Weekend, destaca que “a importância do evento é a possibilidade de as pessoas desenvolverem competências como inovação e criatividade, bem como a prática da colaboração e competitividade de forma saudável”.

Diego Luiz Manarim, desenvolvedor de jogos na Playmove e monitor do evento durante os três dias, ressaltou a relevância da edição:

“Foi bom ver os participantes animados para fazer um jogo, sentir o comprometimento deles e poder imaginar esse pessoal como futuros desenvolvedores de jogos. Entrei lá imaginando algo pacato e saí de lá querendo ajudar cada um deles a entrar na área. O que mais me agregou foi em confirmar que tem pessoal de qualidade vindo para tornar a tecnologia no estado mais forte e duradoura”.

Simultaneamente, nas cidades participantes, equipes criaram jogos digitais inéditos com base em temáticas que envolveram a economia criativa local. O evento reuniu participantes de 9 a 15 anos, nas cidades de Palhoça, Criciúma, Blumenau e Chapecó.

Segundo dados do Sebrae, atualmente Santa Catarina é o quarto estado brasileiro com mais empresas no setor de games e jogos digitais, com uma diversidade de gêneros que vai do eSports a gamificação.

 

SC Criativa Weekend

Game Jam ocorreu nas faculdades Senac com o desafio de desenvolver um jogo segundo a temática da economia criativa local: moda em Criciúma, gastronomia em Blumenau, tecnologia em Chapecó e patrimônio cultural e histórico em Palhoça.

As equipes tiveram o auxílio de mentores especializados para auxiliar no processo de criação.

Para a coordenadora do SC Games, Márcia Battistella, a interação com as outras crianças que nunca tiveram contato com o mundo dos games, foi fundamental:

“Os nossos alunos já têm esta expertise de realizar Game Jam. Foi uma grande troca, onde nossos alunos puderam mostrar como é possível produzir um game”.

 

Equipes vencedoras

Depois de um final de semana inteiro de pesquisas, conhecimento e torcida dos pais, os vencedores da SC Criativa Weekend levaram para casa um tablet.

Em Criciúma, a moda foi o principal mote para o desenvolvimento dos games: o jogo da equipe vencedora, com os pequenos Gabriela GregórioJoão Carlos PaisMiguel CardosoNicholas Fabre e Paulo Bratti Machado, foi elaborado com base no reaproveitamento e reutilização de materiais nas criações de moda.

Na cidade de Chapecó, os vencedores Heitor Franz, Leonardo AndradeBruno do PradoMateus Melo Tomé e Fabiano Sordi usaram a criatividade para transformar preceitos de biotecnologia em um jogo dinâmico e high tech.

Em Palhoça, o grupo Pokefilhos das crianças Arthur LeiteGabriel SchmitzJoão HenriqueJoão Pedro e Lucas Arnoni levaram o patrimônio histórico e cultural de Florianópolis para as telas do computador, mostrando no jogo a invasão espanhola à ilha de Anhatomirim em 1777.

Já em Blumenau, a equipe Awareness de João Murilo KienenLucas LeiteMariana Nowazick e Symon Sonntag levou para casa o prêmio máximo da game jam, com um jogo que aliou a gastronomia ao bom condicionamento e aproveitamento de alimentos.

Publicado em: 04/09/2019 07:00:48

Facebook Twitter Google Plus LinkedIn Whatsapp

Notícias

A história do SEPROSC teve início há 34 anos

A história do SEPROSC teve início há 34 anos

O SEPROSC foi criado com a missão de representar todo esse novo conjunto de empresas..

Conheça as principais inovações em RH para aplicar na sua empresa

Conheça as principais inovações em RH para aplicar na sua empresa

O RH é um departamento cada vez mais importante para o sucesso da empresa, por isso é foco de constantes inovações e desenvolvimento de novas tecnologias. As inovações em RH tornam o departamento ainda mais estratégico, funcional e ágil para o cre

Ações de endomarketing: 9 ideias divertidas para engajar sua equipe

Ações de endomarketing: 9 ideias divertidas para engajar sua equipe

Uma empresa é feita de pessoas, são elas que cuidam com todo carinho dos clientes, da produção e dos processos da organização. Ter funcionários apaixonados pelo trabalho pode fazer toda a diferença e trabalhar ações de endomarketing certamente i

Relatório Anual de Atividades - 2019

Relatório Anual de Atividades - 2019

Está disponível o relatório anual de atividades de 2019 do Seprosc

SEPROSC fecha 2019 com programação intensa e planeja expansão para 2020

SEPROSC fecha 2019 com programação intensa e planeja expansão para 2020

Um dos destaques foi a implantação do sistema de videoconferência

TST confirma acordo que permite flexibilização da jornada de trabalho

TST confirma acordo que permite flexibilização da jornada de trabalho

A Seção Especializada em Dissídios Coletivos (SDC) do Tribunal Superior do Trabalho rejeitou recurso em que o Ministério Público do Trabalho (MPT) pedia a nulidade da cláusula

Itajaí avança na automatização e agilidade na liberação de documento junto à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH)

Itajaí avança na automatização e agilidade na liberação de documento junto à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH)

A cidade está recebendo novos módulos do sistema que permitem a consulta e emissão digital de licenças para obras

Prefeito de Blumenau e presidente do Blusoft no Case 2019

Prefeito de Blumenau e presidente do Blusoft no Case 2019

O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt e o presidente do Blusoft, Henrique Bilbao, proferiram palestra na manhã desta sexta durante o Case 2019, maior evento latino-americano voltado para startups.

Modernização das NRs e SST: quais as consequências?

Modernização das NRs e SST: quais as consequências?

Para que o eSocial possa ser simplificado, muitas regras e legislações já existentes precisarão ser alteradas.

Receba as novidades em seu e-mail!



Agenda Seprosc

Agenda Eventos