Setor da construção civil projeta retomada para 2019

Um dos setores mais atingidos pela crise econômica que o país enfrentou nos últimos anos, a indústria da construção começou a mostrar sinais de recuperação, com crescimento do crédito imobiliário, retração no número de demissões e novos lançamentos previstos. 

Para o ano de 2019, o cenário da indústria da construção civil demonstra viés de crescimento, segundo um levantamento realizado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do estado do Paraná (SINDUSCON – PR), porta-voz de mais de 4 mil empresas. A perspectiva é que o setor volte a crescer e retome a competitividade. 

A sondagem revelou que pelo menos 59% dos empresários do setor esperam para o próximo ano crescimento em relação ao nível de atividades. A projeção reflete nos postos de trabalho do setor. De acordo com a pesquisa, mais de 90% dos empresários pretende contratar ou manter os funcionários.

 

Retomada do setor

O Índice de Confiança da Construção (ICST) avançou 1,5 ponto em outubro de 2018, chegando a 81,8 pontos. Neste sentido, a confiança dos consumidores teve um aumento de 120%, enquanto dos empresários o número cresceu e a expectativa é de 60% no setor. Com a confiança em recuperação, o cenário futuro mostra-se otimista. “A confiança é o principal ponto para o investimento, tanto para o empresário quanto para o consumidor”, afirma Sérgio Luiz Crema, presidente do Sinduscon – PR. 

A expectativa acompanha as projeções de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro que, após apresentar quedas em 2015 (-3,77%) e 2016 (-3,59%) e leve alta em 2017 (0,98%), deve crescer 1,39% ainda neste ano e 2,50% em 2019, segundo as projeções do Banco Central.

“O baixo estoque de imóveis representa um grande potencial para o setor. O mercado já apresenta sinais de otimismo com o crescimento de áreas e unidades liberadas deste ano, impulsionando apostas em tendências para garantir o crescimento”, comenta Crema.

 

Tendências no setor para 2019

Os novos processos, métodos de execução e tecnologias devem continuar em ascensão no setor. De acordo com o Sinduscon – PR, três vetores de inovações prometem ter um aumento considerável no próximo ano, o BIM, as construções sustentáveis e os aplicativos.  

Um dos grandes desafios da construção, a compatibilização de projetos, ganha um aliado muito importante, a tecnologia BIM (Building Information Modeling). A ferramenta tem o objetivo de unificar as informações e os detalhes de vários projetos de construção e criar um modelo 3D da obra, muito mais próximo do resultado final do que os protótipos 2D.

A sustentabilidade também é um tema que vem se tornando indispensável em qualquer empresa do ramo. A grande quantidade de resíduos e insumos, como por exemplo, energia elétrica e a utilização de recursos hídricos, representam um desafio na minimização dos impactos provocados pelas construções. Uma das principais construtoras do Paraná, a R. Franco Engenharia conseguiu reduzir drasticamente o uso de papel dentro das obras. Visto que a sua substituição pela tecnologia, além de representar redução de custos, otimiza o acesso e o manejo das informações.

A mobilidade é uma evolução tecnológica que está sendo utilizada em, praticamente, todas as empresas que visam lucratividade e otimização. Na construção civil, a utilização de aplicativos móveis tem garantido bons resultados nos canteiros de obras. 

Especialmente numa área de alta competitividade, como a construção civil, as tecnologias inovadoras mostram-se grandes aliadas para melhorar a competitividade das empresas. “Oferecendo soluções para facilitar até mesmo os projetos mais complexos, as tecnologias conseguem prever falhas antes que possam influenciar negativamente o andamento da obra e também otimizar todo o processo”, afirma Adriana Bombassaro, diretora de Produtos da Teclógica, empresa de TI e negócios de Blumenau (SC) que desenvolve soluções tecnológicas para a área de construção.

 

Sobre a Teclógica

Fundada há 24 anos, a Teclógica é uma empresa especializada na gestão de TI e Negócios que oferece soluções sob medida para diversos segmentos. Possui expertise em projetos de Outsourcing, Infraestrutura, Comunicação Corporativa e Mobilidade Corporativa. Com sede em Blumenau (SC), a empresa conta com atuação em todo o território nacional e na América Latina.

 

FONTE: TECLÓGIA

 

Publicado em: 14/12/2018 16:10:17

Facebook Twitter Google Plus LinkedIn Whatsapp

Notícias

Seprosc usa tecnologia a favor dos associados

Seprosc usa tecnologia a favor dos associados

Reuniões mensais do Grupo de Relações Trabalhistas (GRT) são transmitidas através de videoconferência

CONVITE - ASSEMBLÉIA GERAL

CONVITE - ASSEMBLÉIA GERAL

Definição e Construção de uma Minuta de Contraproposta de Banco de Horas

Pet Day Movidesk leva cães e gatos para dentro do escritório em Blumenau

Pet Day Movidesk leva cães e gatos para dentro do escritório em Blumenau

Nesta quinta-feira, dia 14, dia em que se celebra o Dia Nacional dos Animais, a startup blumenauense Movidesk colocou em prática uma iniciativa diferente junto aos seus 75 colaboradores

A história do SEPROSC teve início há 32 anos

A história do SEPROSC teve início há 32 anos

O SEPROSC foi criado com a missão de representar todo esse novo conjunto de empresas..

Benner abre vagas para Programa de Estágios

Benner abre vagas para Programa de Estágios

Processo seletivo segue até o dia 12 de abril

Relatório de Atividades de 2019

Relatório de Atividades de 2019

O Seprosc torna público o Relatório de Atividades de 2018.

Movidesk abre 60 vagas e quer triplicar de tamanho até o final do ano

Movidesk abre 60 vagas e quer triplicar de tamanho até o final do ano

A startup blumenauense Movidesk está com 60 vagas abertas para ampliar seu time

Governo Federal apresenta em SC novas políticas de tecnologia

Governo Federal apresenta em SC novas políticas de tecnologia

Prefeitos e gestores participam do 4º Congresso Catarinense de Cidades Digitais

IPM recebe certificado de multinacional japonesa pela reciclagem de resíduos eletrônicos

IPM recebe certificado de multinacional japonesa pela reciclagem de resíduos eletrônicos

Iniciativa destinou mais de meia tonelada de materiais de rede para reaproveitamento sem prejuízos ao meio ambiente

Receba as novidades em seu e-mail!



Agenda Seprosc

Agenda Eventos