O presidente do SEPROSC, Andréas Hartmann, participou no dia 5 de fevereiro de 2025 da posse do novo Conselho Consultivo do Instituto Gene, no qual atuará como membro titular representando o SEPROSC. A entidade também estará representada por Márcio Elias Gonçalves, Vice-presidente do SEPROSC que assume como membro suplente.
A solenidade ocorreu no auditório do Centro de Inovação Blumenau (CIB), reunindo representantes de diversas instituições do ecossistema regional de inovação. O novo conselho atuará durante o biênio 2025/2027 e tem como missão fortalecer a governança, apoiar a execução de projetos estratégicos e ampliar a sinergia entre os atores do ecossistema.
Participação ativa do SEPROSC nas decisões que moldam o setor
A presença do SEPROSC no conselho reforça o papel institucional da entidade na articulação entre o setor empresarial, a academia, o poder público e a sociedade civil. Com forte atuação em todo o estado, o SEPROSC leva ao conselho a visão das empresas de tecnologia e seu compromisso com o desenvolvimento regional sustentável por meio da inovação, da capacitação de talentos e da promoção de políticas públicas eficazes.
Um conselho com visão plural e estratégica
O Conselho Consultivo do Instituto Gene é formado por representantes da quádrupla hélice – setor público, setor privado, academia e sociedade civil organizada – sendo um dos principais fóruns de governança do CIB – Centro de Inovação Blumenau.
Além do SEPROSC, integram o novo conselho entidades como ACIB, AMVE, AMPE, BLUSOFT, SENAC, SENAI, SEDEC/PMB, instituições de ensino como FURB, UFSC, IFC, IFSC, e outras organizações que atuam diretamente com inovação, empreendedorismo e educação.
A presidência do conselho será conduzida por Silvia Andreia Zanelato de Pieri Oliveira, gerente executiva do SENAI/SESI/IEL Vale do Itajaí – primeira mulher a assumir o cargo – e a secretaria por Charles Schwanke, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo de Blumenau.
Compromisso com a inovação e o fortalecimento do ecossistema
Ao integrar o Conselho Consultivo, o SEPROSC fortalece seu compromisso de participar ativamente da construção de políticas e soluções para os desafios do setor. A troca entre os diversos agentes que compõem a governança permite decisões mais assertivas e alinhadas às reais demandas do mercado, principalmente nas áreas de formação de talentos, apoio a startups, desenvolvimento regional e retenção de profissionais em tecnologia.
A participação da entidade também reforça a importância da união de esforços entre lideranças empresariais, institucionais e acadêmicas para garantir que Blumenau e Santa Catarina continuem sendo referências nacionais em inovação e tecnologia.
Publicado em: 10/02/2025 20:48:30