QFaz aposta em automação e aumenta em 8% volume de notas emitidas em 2020

Com o aumento das vendas de e-commerce no Brasil - 47% a mais em 2020, segundo a Ebit/Nielsen – e a retomada da indústria e do varejo, o setor logístico vive um bom momento. O crescimento das operações é sentido em muitos negócios, como é o caso da QFaz, empresa catarinense com mais de 70 veículos em frota e especializada na distribuição de itens para supermercados, atacarejos, logística em geral e armazém. A companhia, que distribui para todo o país com cargas fracionadas e fechadas, aproveitou o momento para reforçar sua estrutura com a aplicação de automação no processo de gestão e rastreamento de cargas.

Para isso, de acordo com o gestor de logística Milton Ribeiro Junior, a QFaz unificou o monitoramento com o apoio do sistema da Lincros, empresa de tecnologia especializada em soluções para o segmento. “Até então havia três plataformas em uso na operação, o que trazia uma dificuldade de acompanhar as entregas na rua, visto que os dados não eram integrados. Ao substituirmos as ferramentas pelo sistema da Lincros passamos a ter acompanhamento em tempo real e o detalhamento das entregas. Hoje temos, por exemplo, o comprovante da operação no ato da entrega, o que nos dá mais autonomia e transparência no relacionamento com o cliente”, avalia.

Dados revelam maior volume de serviços com mais organização interna

O executivo diz que, apesar do aumento de serviços prestados – em 2020 houve 14% de crescimento no volume de quilômetros rodados – a automação permitiu à QFaz absorver novas demandas sem precisar investir na frota. “Foram 89 mil quilômetros a mais no período em relação a 2019 e seguimos com a mesma operação de antes. A organização que a solução trouxe, facilitando a criação das rotas de entregas e o monitoramento em tempo real, foi sentida também em outros indicadores. Aumentamos em 8% o volume de notas emitidas em 2020, o que representa 7 mil a mais do que no ano anterior, e ainda assim reduzimos as devoluções. Foram 345 a menos no período, e nosso percentual do ano é de apenas 0,62%. Também diminuímos custos nas reentregas, que hoje representam apenas 1,51% de toda a operação”, comenta o gestor da QFaz.

Chegar a este cenário, segundo Milton, não foi desafiador para a companhia, que contou com o apoio dos consultores da Lincros para organizar o período de implantação das ferramentas. No entanto, a cultura precisou ser ajustada. “O sistema anterior era usado há mais de 10 anos e isso impactou de certa forma na rotina das pessoas, que já estavam habituadas a um modelo de trabalho. Mas conseguimos reduzir impactos no dia a dia através de um cronograma eficiente de implantação e em pouco tempo o novo processo de organização e monitoramento das entregas já começou a dar resultados”, avalia.

Gilson Chequeto, CEO da Lincros, reforça que os ganhos da QFaz validam a necessidade de modelos de negócios baseados em automação. “Reduzir custos e manter o ritmo de crescimento com a mesma estrutura, equipe e frota só é possível com a identificação de gargalos, a redução de inconsistência no processo de entregas e a melhoria contínua. E para isso, a tecnologia é o caminho mais eficiente, porque permite a gestão de indicadores logísticos e o acompanhamento transparente de todo o processo”, avalia.

Em 2021, a QFaz segue crescendo. Somente em janeiro a empresa realizou a média de 1,6 mil entregas por dia.  “Já validamos que é possível aumentar a capacidade produtiva. Agora seguiremos ajustando processos para manter o bom relacionamento com o cliente, que também passou a ter uma visão muito mais completa do status de suas entregas”, finaliza Milton.

Sobre a Lincros

Especialista em soluções para gestão logística de transportes, a Lincros é uma das principais empresas de tecnologia do país voltada ao segmento. Com o portfólio de softwares para logística mais completo do Brasil, a empresa promove o monitoramento  de mais de 20 mil veículos que circulam pelo país, e mais de R$ 1,7 bi em conta frete passam por soluções da empresa.

 

FONTE: LINCROS

Publicado em: 02/03/2021 09:23:46

Facebook Twitter Google Plus LinkedIn Whatsapp

Notícias

Edusoft passa por rebranding e anuncia nova marca corporativa

Edusoft passa por rebranding e anuncia nova marca corporativa

O novo momento, assinado pela Nexia Branding, reforça a preocupação da empresa com a educação e visão de futuro

Empresas são cada vez mais alvos de criminosos da internet, apontam estudos. Saiba como se proteger

Empresas são cada vez mais alvos de criminosos da internet, apontam estudos. Saiba como se proteger

Vazamentos e sequestro de dados afetam desde pequenos negócios até gigantes bilionárias. Especialista em segurança da informação destaca boas práticas para evitar o problema

Empresa de TI de Blumenau investe em programa de treinamento em tecnologia para indústria

Empresa de TI de Blumenau investe em programa de treinamento em tecnologia para indústria

A empresa Teclógica visa conectar estudantes e profissionais das áreas de tecnologia e indústria

Jovem Programador supera meta de inscrições

Jovem Programador supera meta de inscrições

O Senac SC e o Seprosc comemoram o sucesso do Jovem Programador, projeto de capacitação em programação de computadores. A meta inicial foi superada, com 3.174 jovens inscritos, distribuídos nas cidades sedes selecionadas para a primeira edição

Permanência do home office desafia foco e produtividade: gestão automatizada tem se tornado um diferencial

Permanência do home office desafia foco e produtividade: gestão automatizada tem se tornado um diferencial

Sem controle efetivo da pandemia, muitas empresas decidiram manter o trabalho remoto e precisam lidar com os desafios do modelo através de ferramentas que possibilitem maior transparência em relação às entregas dos colaboradores

DATAINFO APOSTA EM FORMAÇÃO DE JOVENS PROFISSIONAIS DE TI

DATAINFO APOSTA EM FORMAÇÃO DE JOVENS PROFISSIONAIS DE TI

Empresa já incentiva projetos que dão oportunidade a formação de jovens na área de Tecnologia

Webinar apresenta impactos da Lei Geral de Proteção de Dados no setor da educação

Webinar apresenta impactos da Lei Geral de Proteção de Dados no setor da educação

Edusoft, em parceria com a ipTrust Tecnologia, promove na próxima sexta-feira, dia 28, o webinar LGPD na Educação – Quais as obrigações das instituições de ensino perante a lei?

Mais de 23 mil veículos e 11 bilhões de mercadorias passaram por sistema logístico da Lincros em 2020

Mais de 23 mil veículos e 11 bilhões de mercadorias passaram por sistema logístico da Lincros em 2020

Empresa conta com plataforma que permite o gerenciamento de todo o processo de distribuição, além da contratação do frete e auditoria de pagamentos. Com investimento em melhorias e novas funcionalidades, marca comemora bons resultados do último ano

Receba as novidades em seu e-mail!



Agenda Seprosc

Agenda Eventos