A importância de ferramentas de CSC na era do trabalho remoto

De uma hora para a outra o Brasil parou. Empresas com décadas de história se viram em uma situação incontrolável e imprevisível. A pandemia do coronavírus não trouxe desafios somente para o setor de saúde, mas também colocou em xeque toda a rotina de trabalho, incluindo a gestão de serviços e de processos das empresas.

Neste contexto, muitos negócios perderam um tempo precioso em meio a uma crise já instaurada e perderam mais do que precisavam. A falta do mapeamento e gestão de processos dividiu gestores e profissionais, departamentos e pessoas. O que se seguiu foi, para muitos profissionais, uma situação à beira do caos: sem ferramentas adequadas para continuar o trabalho remotamente, as adequações tiveram que ocorrer em tempo recorde, deixando muitas situações ainda mais desafiadoras.

Saiu na frente quem já se preocupava com uma situação que deve ser cada vez mais recorrente: o mapeamento, automação e centralização de processos que acontecem rotineiramente no negócio e nem sempre são ligados ao core da empresa. São empresas que adotaram modelos de centro de serviços compartilhados, os CSCs, independentemente do tamanho do negócio, porque perceberam que a organização é fundamental para o crescimento sustentável.

Segundo a PwC, CSCs permitem a redução de 40% dos custos operacionais – o que pode significar a sobrevivência de um negócio em momentos de crise como este. Perdas por conta da falta de organização, estruturação e automação vão ser, cada vez mais, preponderantes para a manutenção dos negócios. Ainda em estudos da consultoria, a redução de custos com pessoal pode chegar a 90% e com estrutura de TI em 30% na aplicação de CSCs. Ou seja: nunca foi tão importante mapear e gerir processos através de centros de serviços compartilhados. E a tecnologia agregada ao conceito é essencial para conquista destes índices.

Pessoas mais produtivas, dentro deste contexto, contam com tarefas claras e processos bem construídos, além do apoio tecnológico para solicitação/abertura de chamados, controle de ações e mensuração da sua própria produção. Sem contar que o mapeamento e a organização das ações dentro de plataformas de gestão destes centros de serviços tornam o trabalho remoto um passo muito mais simples de se dar.

Em home office e com tecnologia adequada para manutenção das atividades, negócios de diferentes setores – do de energia ao educacional – conseguiram rapidamente adequar a rotina e evitar perdas desnecessárias durante o confinamento. Entre as vantagens de um CSC neste contexto estão não só a automação de processos e facilidade da gestão de tarefas como também a garantia de integração entre gestores e equipes. Painéis de gestão à vista acessados via web permitem o acompanhamento da produção. Mais do que cumprir horário, os profissionais conseguem cumprir entregas, com flexibilidade e segurança.

Com certeza, quando a normalidade se fizer presente, haverá também um ganho por parte de quem já conta com tecnologia adequada. Sair na frente nessa readaptação também será muito mais fácil para quem controla processos e informações de maneira adequada. Neste cenário, mesmo com equipes enxutas é possível manter a produtividade em alta.

*Irene da Silva é CEO da Ellevo, empresa de tecnologia especializada no desenvolvimento de soluções de gestão e automação para centros de serviços compartilhados. A empresa é pioneira neste segmento no Brasil e entrega soluções de ponta para empresas líderes nos principais segmentos da economia. 

FONTE: ELLEVO

Publicado em: 05/05/2020 08:52:41

Facebook Twitter Google Plus LinkedIn Whatsapp

Notícias

Edusoft passa por rebranding e anuncia nova marca corporativa

Edusoft passa por rebranding e anuncia nova marca corporativa

O novo momento, assinado pela Nexia Branding, reforça a preocupação da empresa com a educação e visão de futuro

Empresas são cada vez mais alvos de criminosos da internet, apontam estudos. Saiba como se proteger

Empresas são cada vez mais alvos de criminosos da internet, apontam estudos. Saiba como se proteger

Vazamentos e sequestro de dados afetam desde pequenos negócios até gigantes bilionárias. Especialista em segurança da informação destaca boas práticas para evitar o problema

Empresa de TI de Blumenau investe em programa de treinamento em tecnologia para indústria

Empresa de TI de Blumenau investe em programa de treinamento em tecnologia para indústria

A empresa Teclógica visa conectar estudantes e profissionais das áreas de tecnologia e indústria

Jovem Programador supera meta de inscrições

Jovem Programador supera meta de inscrições

O Senac SC e o Seprosc comemoram o sucesso do Jovem Programador, projeto de capacitação em programação de computadores. A meta inicial foi superada, com 3.174 jovens inscritos, distribuídos nas cidades sedes selecionadas para a primeira edição

Permanência do home office desafia foco e produtividade: gestão automatizada tem se tornado um diferencial

Permanência do home office desafia foco e produtividade: gestão automatizada tem se tornado um diferencial

Sem controle efetivo da pandemia, muitas empresas decidiram manter o trabalho remoto e precisam lidar com os desafios do modelo através de ferramentas que possibilitem maior transparência em relação às entregas dos colaboradores

DATAINFO APOSTA EM FORMAÇÃO DE JOVENS PROFISSIONAIS DE TI

DATAINFO APOSTA EM FORMAÇÃO DE JOVENS PROFISSIONAIS DE TI

Empresa já incentiva projetos que dão oportunidade a formação de jovens na área de Tecnologia

Webinar apresenta impactos da Lei Geral de Proteção de Dados no setor da educação

Webinar apresenta impactos da Lei Geral de Proteção de Dados no setor da educação

Edusoft, em parceria com a ipTrust Tecnologia, promove na próxima sexta-feira, dia 28, o webinar LGPD na Educação – Quais as obrigações das instituições de ensino perante a lei?

Mais de 23 mil veículos e 11 bilhões de mercadorias passaram por sistema logístico da Lincros em 2020

Mais de 23 mil veículos e 11 bilhões de mercadorias passaram por sistema logístico da Lincros em 2020

Empresa conta com plataforma que permite o gerenciamento de todo o processo de distribuição, além da contratação do frete e auditoria de pagamentos. Com investimento em melhorias e novas funcionalidades, marca comemora bons resultados do último ano

Receba as novidades em seu e-mail!



Agenda Seprosc

Agenda Eventos