Trabalho remoto: cinco dicas para aplicar home office em tempos de isolamento social

Com as ações de prevenção ao COvid-19 (coronavírus) se intensificando, muitas empresas já adotaram novos modelos de atuação a fim de garantir o bem-estar de equipes e clientes. Consultor empresarial destaca que é possível manter a produtividade mesmo trabalhando em casa

Os últimos dias foram de mudanças bruscas na rotina dos brasileiros. Grandes centros e boa parte dos estados já adotam medidas para conter o avanço do Covid-19 (coronavírus) e o trabalho remoto ganha um novo capítulo na história das empresas.

Para Roberto Vilela, consultor empresarial e palestrante, é possível garantir a manutenção dos serviços sem comprometer a saúde dos colaboradores. Com alguns cuidados e ações, o trabalho remoto pode ser tão produtivo quanto o presencial. Ele, que também adotou ferramentas online para realizar consultorias e palestras, listou cinco dicas para empresas e profissionais se ajustarem ao novo momento:

1 - Crie uma rotina de trabalho

Mesmo estando em casa é importante manter os hábitos comuns do dia a dia. Por exemplo: ter um horário definido para acordar, tomar café, começar a trabalhar. Respeitar uma carga horária que não comprometa a qualidade das entregas, com hora para começar e para terminar o dia de trabalho também é importante.

2 - O ambiente precisa ser adequado

Quando tocamos neste assunto existe um senso comum de que local adequado é aquele com conforto. Se possível, reserve um cômodo ou um espaço da casa que seja exclusivo para trabalho. Um lugar bem arejado e iluminado, com uma boa cadeira, por exemplo, deve ser levado em consideração. Quem costuma ter muitas reuniões deve priorizar ainda um ambiente que o permita se isolar do restante da casa, para que a produtividade não seja impactada pela rotina familiar.

3 - Soluções digitais

Com a drástica redução de encontros presenciais, recorrer a plataformas digitais para realizar reuniões e alinhamentos será essencial. Mantenha o contato com a equipe de trabalho, clientes e parceiros. Utilize para isso e-mails, ligações, vídeoconferências e apps de mensagens. O contato frequente entre liderança e equipe, por exemplo, será fundamental para que o trabalho continue. E com estes recursos ele pode ocorrer quase que normalmente.

4 - Feedbacks e atualizações

Para empresas que adotaram o home office para toda a equipe, é importante se criar uma rotina semanal ou até mesmo diária de atualização. Uma breve reunião online antes de começar o dia para elencar prioridades, uso de plataformas de gestão para verificar o andamento das ações, reuniões entre líder e colaborador para realização de feedbacks devem ser ações frequentes.

5 - Defina metas e prioridades

Assim como na rotina normal de trabalho, no home office é fundamental ter metas e prioridades definidas. Comece a executar sempre as atividades mais complexas e urgentes, evitando assim a procrastinação.

Sobre o consultor
Roberto Vilela é especialista nas áreas de gestão e estratégias comerciais. Atua em todo o Brasil com clientes de médio e grande porte realizando palestras, consultoria comercial e treinamentos vivenciais. É autor dos livros Em Busca do Ritmo Perfeito, em que traça um paralelo entre as lições do universo das corridas para a rotina de trabalho, e Caçador de Negócios, com dicas para performances de excelência profissional. Produz ainda séries de podcasts sobre estes assuntos, disponíveis nas plataformas Spotify e Itunes. E-books, artigos, áudios e vídeos disponíveis em www.orobertovilela.com.br. 

 

EMPRESAS DE TECNOLOGIA E SUAS ATUAÇÕES:

Teclógica: a empresa de tecnologia com cerca de 100 profissionais criou um plano de contingência em três níveis. Neste primeiro momento, quando não se tem casos confirmados na cidade, há um reforço na higienização das áreas comuns, além de ações para conscientização das equipes. Reuniões estão sendo feitas preferencialmente de forma remota e viagens sendo evitadas. Na medida em que a situação toma novas proporções, outras medidas serão adotadas, como uso de máscaras e home office para todos os profissionais que não precisarem estar necessariamente na empresa para desempenharem seus papéis.

Lincros: a empresa de tecnologia especializada em soluções para logística também criou um plano de ações para garantir a segurança da equipe. Além de um comitê que avalia diariamente a situação, suspendeu viagens, priorizou reuniões online e gradativamente está adotando home office para a equipe. São cerca de 100 pessoas na empresa.

PagueVeloz: a fintech tem na unidade de Blumenau (SC) cerca de 40 profissionais. A partir dessa terça-feira (17), todos estarão atuando em home office. Na unidade da empresa em São Paulo estão sendo tomadas medidas semelhantes. Ao todo são cerca de 80 profissionais na empresa que estão redobrando os cuidados em relação a higienização, reuniões presenciais e viagens.

Bludata: especializada no desenvolvimento de softwares de gestão, a empresa adota a partir desta quinta-feira (19), home office para 100% da equipe e reforça que dessa forma irá manter a rotina de trabalho, levando em consideração os cuidados para preservar a equipe.

 

FONTE: TREVO COMUNICAÇÃO

Publicado em: 20/03/2020 09:56:29

Facebook Twitter Google Plus LinkedIn Whatsapp

Notícias

Edusoft passa por rebranding e anuncia nova marca corporativa

Edusoft passa por rebranding e anuncia nova marca corporativa

O novo momento, assinado pela Nexia Branding, reforça a preocupação da empresa com a educação e visão de futuro

Empresas são cada vez mais alvos de criminosos da internet, apontam estudos. Saiba como se proteger

Empresas são cada vez mais alvos de criminosos da internet, apontam estudos. Saiba como se proteger

Vazamentos e sequestro de dados afetam desde pequenos negócios até gigantes bilionárias. Especialista em segurança da informação destaca boas práticas para evitar o problema

Empresa de TI de Blumenau investe em programa de treinamento em tecnologia para indústria

Empresa de TI de Blumenau investe em programa de treinamento em tecnologia para indústria

A empresa Teclógica visa conectar estudantes e profissionais das áreas de tecnologia e indústria

Jovem Programador supera meta de inscrições

Jovem Programador supera meta de inscrições

O Senac SC e o Seprosc comemoram o sucesso do Jovem Programador, projeto de capacitação em programação de computadores. A meta inicial foi superada, com 3.174 jovens inscritos, distribuídos nas cidades sedes selecionadas para a primeira edição

Permanência do home office desafia foco e produtividade: gestão automatizada tem se tornado um diferencial

Permanência do home office desafia foco e produtividade: gestão automatizada tem se tornado um diferencial

Sem controle efetivo da pandemia, muitas empresas decidiram manter o trabalho remoto e precisam lidar com os desafios do modelo através de ferramentas que possibilitem maior transparência em relação às entregas dos colaboradores

DATAINFO APOSTA EM FORMAÇÃO DE JOVENS PROFISSIONAIS DE TI

DATAINFO APOSTA EM FORMAÇÃO DE JOVENS PROFISSIONAIS DE TI

Empresa já incentiva projetos que dão oportunidade a formação de jovens na área de Tecnologia

Webinar apresenta impactos da Lei Geral de Proteção de Dados no setor da educação

Webinar apresenta impactos da Lei Geral de Proteção de Dados no setor da educação

Edusoft, em parceria com a ipTrust Tecnologia, promove na próxima sexta-feira, dia 28, o webinar LGPD na Educação – Quais as obrigações das instituições de ensino perante a lei?

Mais de 23 mil veículos e 11 bilhões de mercadorias passaram por sistema logístico da Lincros em 2020

Mais de 23 mil veículos e 11 bilhões de mercadorias passaram por sistema logístico da Lincros em 2020

Empresa conta com plataforma que permite o gerenciamento de todo o processo de distribuição, além da contratação do frete e auditoria de pagamentos. Com investimento em melhorias e novas funcionalidades, marca comemora bons resultados do último ano

Receba as novidades em seu e-mail!



Agenda Seprosc

Agenda Eventos