Computação cognitiva e RH: o futuro da gestão de pessoas com o apoio da tecnologia

Assistentes virtuais, automação de demandas, processos previamente definidos.

O RH tem passado por uma verdadeira transformação digital e o uso de soluções para a operacionalização das demandas já é uma constante. 

A pesquisa Panorama de RH no Brasil 2018, da plataforma Qulture.Rocks, por exemplo, aponta que é cada vez mais comum que a tecnologia apoie os processos da gestão de pessoas.

Dos mais de 1,8 mil profissionais brasileiros entrevistados, 91% considera o uso de soluções de TI decisivo para os processos, porém apenas 15% já fazem uso delas.

Marco Aurélio Neuwiem, gerente comercial da Ellevo, empresa de tecnologia que conta com plataforma para gestão de atendimento, processos e serviços, destaca que a computação cognitiva é um dos fatores transformadores para um RH mais estratégico:

“Um setor que antes realizava trabalhos mais operacionais, como a produção de folhas de pagamento, hoje é muito mais voltado a questões estratégicas, como gestão e retenção de talentos, estudo e desenvolvimento de benefícios. Tudo isso acarreta em um alto grau de demandas, com diversas solicitações diárias. Neste ambiente, temos apostado em automação através da Plataforma Ellevo, em que o cliente interno, ou seja, o colaborador, pode executar diversos procedimentos diretamente na plataforma, sem precisar passar por um profissional. Em outros casos, um chatbot traz respostas sobre as principais dúvidas ligadas ao setor e processos que ele executa. Isso garante à equipe menos funções operacionais e mais tempo para focar em estratégias”.

 

Mais tecnologia, mais soft skills

As chamadas soft skills - habilidades sociais dos funcionários, como inteligência emocional e colaboração - também são tendências consideradas essenciais.

Para o RH, conseguir recrutar profissionais com estes requisitos demanda tempo e pesquisa.

Para o executivo da Ellevo, é aí que a tecnologia entre como reforço para um RH mais assertivo:

“O que temos percebido em nossos clientes é que contar com uma plataforma completa para a gestão de processos e serviços não só reduz a parte operacional, mas também garante uma análise mais detalhada de dados. A empresa pode, por exemplo, realizar pesquisas periodicamente através da plataforma da Ellevo e ainda gerar relatórios para análise das informações. A partir destes dados, consegue desenvolver ações mais assertivas tanto para recrutamento quanto para o desenvolvimento da equipe já em atuação”.

Por fim, Marco acredita que a automação veio pra ficar e que a inteligência artificial será um apoio essencial no crescimento de RHs de alta performance:

“A internalização de processos de recrutamento e seleção, bem como toda a gestão de pessoas já é uma realidade. É humanamente impossível que equipes cada vez mais enxutas consigam alto desempenho sem apoio da tecnologia. Assistentes virtuais, portais corporativos para que o próprio colaborador resolva demandas pontuais e processos definidos e controlados via plataformas de gestão já são decisivos para que se alcance os resultados esperados”.

 

Sobre a Ellevo

A Ellevo é pioneira e referência nacional em atendimento, gerenciamento e automação de processos em áreas como centro de serviços compartilhados, TI, recursos humanos e administrativo. Através de sua plataforma, mais de 15 milhões de e-mails são enviados e mais de 3 milhões de chamados são registrados todos os meses.

Entre os clientes da companhia, que foi fundada em 2006 e tem unidades de negócio em Blumenau e São Paulo (SP), além de escritório nos EUA, estão marcas como PwC, Grupo Positivo, Estácio de Sá, Renault, BRF, Natura, Senior, Bunge, Compass/GRSA, Chilli Beans, Energisa, Sotreq e Banco Alfa.

A Plataforma Ellevo se destaca com soluções de RPA: Automatização de atividades e processos no atendimento, gerenciamento de serviços e uso de inteligência cognitiva através de robôs de atendimento, os chatbots.

Publicado em: 05/04/2019 14:00:00

Facebook Twitter Google Plus LinkedIn Whatsapp

Notícias

Edusoft passa por rebranding e anuncia nova marca corporativa

Edusoft passa por rebranding e anuncia nova marca corporativa

O novo momento, assinado pela Nexia Branding, reforça a preocupação da empresa com a educação e visão de futuro

Empresas são cada vez mais alvos de criminosos da internet, apontam estudos. Saiba como se proteger

Empresas são cada vez mais alvos de criminosos da internet, apontam estudos. Saiba como se proteger

Vazamentos e sequestro de dados afetam desde pequenos negócios até gigantes bilionárias. Especialista em segurança da informação destaca boas práticas para evitar o problema

Empresa de TI de Blumenau investe em programa de treinamento em tecnologia para indústria

Empresa de TI de Blumenau investe em programa de treinamento em tecnologia para indústria

A empresa Teclógica visa conectar estudantes e profissionais das áreas de tecnologia e indústria

Jovem Programador supera meta de inscrições

Jovem Programador supera meta de inscrições

O Senac SC e o Seprosc comemoram o sucesso do Jovem Programador, projeto de capacitação em programação de computadores. A meta inicial foi superada, com 3.174 jovens inscritos, distribuídos nas cidades sedes selecionadas para a primeira edição

Permanência do home office desafia foco e produtividade: gestão automatizada tem se tornado um diferencial

Permanência do home office desafia foco e produtividade: gestão automatizada tem se tornado um diferencial

Sem controle efetivo da pandemia, muitas empresas decidiram manter o trabalho remoto e precisam lidar com os desafios do modelo através de ferramentas que possibilitem maior transparência em relação às entregas dos colaboradores

DATAINFO APOSTA EM FORMAÇÃO DE JOVENS PROFISSIONAIS DE TI

DATAINFO APOSTA EM FORMAÇÃO DE JOVENS PROFISSIONAIS DE TI

Empresa já incentiva projetos que dão oportunidade a formação de jovens na área de Tecnologia

Webinar apresenta impactos da Lei Geral de Proteção de Dados no setor da educação

Webinar apresenta impactos da Lei Geral de Proteção de Dados no setor da educação

Edusoft, em parceria com a ipTrust Tecnologia, promove na próxima sexta-feira, dia 28, o webinar LGPD na Educação – Quais as obrigações das instituições de ensino perante a lei?

Mais de 23 mil veículos e 11 bilhões de mercadorias passaram por sistema logístico da Lincros em 2020

Mais de 23 mil veículos e 11 bilhões de mercadorias passaram por sistema logístico da Lincros em 2020

Empresa conta com plataforma que permite o gerenciamento de todo o processo de distribuição, além da contratação do frete e auditoria de pagamentos. Com investimento em melhorias e novas funcionalidades, marca comemora bons resultados do último ano

Receba as novidades em seu e-mail!



Agenda Seprosc

Agenda Eventos