Empresa de Criciúma abre 50 vagas na área de tecnologia
Betha Sistemas é especialista em soluções para gestão pública
Juntamente com a ABES - Associação Brasileira das Empresas de Software e a Assespro Nacional – Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, a Fenainfo subscreveu carta ao presidente Michel Temer solicitando a manutenção das empresas do setor de tecnologia da informação (TI) na política de desoneração da folha salarial.
As entidades destacam que a substituição da alíquota de 4,5% incidente sobre a receita bruta por uma tributação de 20% sobre a folha de pagamentos representa um choque de custo sobre as empresas que dificilmente será absorvido pelo mercado. Tal situação ganha contornos de dramaticidade à luz do fato de que do profissional de TIC tem remuneração 51% superior à média nacional.
O SEPROSC destaca seu apoio à iniciativa das entidades.
Confira na íntegra:
Ao.Excelentíssimo Senhor
MICHEL MIGUEL ELIAS TEMER LULIA
Presidente da República
Praça dos Três Poderes, Palácio do Planalto, 3º Andar
Brasília – DF
Assunto: Reoneração da folha de pagamentos.
Senhor Presidente,
1. A Associação Brasileira das Empresas de Software - ABES, a Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação – ASSESPRO NACIONAL e a Federação Nacional das Empresa de Informática – FENAINFO, vêm perante Vossa Excelência manifestar-se sobre a importância de manutenção das empresas do setor de tecnologia da informação (TI) na política de desoneração da folha salarial no âmbito do novo projeto de lei sobre o tema a ser encaminhado nos próximos dias ao Congresso Nacional.
2. O texto original da Medida Provisória 774, de 30 de março de 2017, que “Dispõe sobre a contribuição previdenciária sobre a receita bruta”, foi encaminhado ao Congresso Nacional em termos que retirava o setor de tecnologia da informação da política de contribuição previdenciária sobre a receita bruta, assim como a maior parte dos setores hoje beneficiados.
3. A experiência do setor de TI com a desoneração da folha de pagamento é emblemática do quão positivos podem ser os efeitos de políticas públicas voltadas a redução da onerosidade sobre o custo do trabalho. No período de vigência da medida, entre 2010 e 2014, o setor contratou 76 mil profissionais altamente especializados, formalizando vínculos e atingindo um total de 874 mil trabalhadores. A remuneração no período cresceu à taxa superior a própria receita. A partir de 2015, até o final de 2016, o setor devolveu ao mercado 49 mil trabalhadores, cerca de 64% do que construíra em quatro anos.
4. Os números demonstram que a desoneração do custo do trabalho foi estruturante para o setor de TIC o qual foi o pioneiro na política dadas as suas características, como, por exemplo, a alta longevidade educacional e os elevados salários médios de seus trabalhadores. A desoneração promoveu ciclo virtuoso no segmento reduzindo a informalidade, especialmente ante à obrigatoriedade do recolhimento sobre a receita bruta instituída na primeira fase da política.
5. Dessa forma, a reoneração previdenciária configurar-se-ia em um duro golpe em um dos setores mais transversais na economia, impulsionador da inovação e da produtividade, fator crítico para a recuperação da competitividade do Brasil. A substituição da alíquota de 4,5% incidente sobre a receita bruta por uma tributação de 20% sobre a folha de pagamentos representa um choque de custo sobre as empresas que dificilmente será absorvido pelo mercado. Tal situação ganha contornos de dramaticidade à luz do fato de que do profissional de TIC tem remuneração 51% superior à média nacional.
6. Cumpre ressaltar que, atentos à essa realidade, os deputados federais e senadores membros da Comissão Mista destinada à análise da MPV 774/2017 no Congresso Nacional, modificaram seu texto original para manter a sistemática de recolhimento da contribuição previdenciária patronal sob a receita bruta (CPRB) de forma facultativa, ou seja, a empresa pode optar pelo recolhimento com base na receita bruta (a alíquota de 4,5%) ou na folha de pagamentos (a alíquota de 20%).
7. Diante do exposto, para não comprometer o futuro do Brasil em matéria de inovação e tecnologia de informação e comunicação, renovamos o pedido para que Vossa Excelência mantenha o setor de TI da política de desoneração da folha de salários (CPRB) de forma a manter a opcionalidade, nos termos da Lei nº 13.161/15.
8. Certos de podermos contar com o apoio de Vossa Excelência para a defesa do setor de Tecnologia da Informação brasileiro, despedimo-nos com sinceros votos de apreço e admiração.
Respeitosamente,
Francisco Camargo
ABES - Associação Brasileira das Empresas de Software
Jeovani Ferreira Salomão
Assespro Nacional – Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação
Edgar Serrano
Fenainfo – Federação Nacional das Empresas de Informática
Publicado em: 09/08/2017 15:54:21
Betha Sistemas é especialista em soluções para gestão pública
No mês em que celebra 35 anos de atuação no conceituado e competitivo mercado de TI de Blumenau (SC), a WK Sistemas anuncia a ampliação do quadro de colaboradores
Como é do conhecimento de todos, a partir de novembro de 2017, com a Reforma Trabalhista, o pagamento da CONTRIBUIÇÃO SINDICAL PATRONAL, passou a ser opcional.
Consórcios, prefeituras e câmaras de vereadores são novas entidades atendidas
Entregas iniciaram nesta terça-feira e serão feitas pelos colaboradores da Movidesk
Cerca de 60% dos empresários do setor da construção têm planos de investir em novidades tecnológicas e especialista sugere algumas práticas para otimizar o canteiro de obras.
O Seprosc preocupado em manter seus associados informados, criou o relatório de atividades, que será enviado periodicamente para seus associados via e-mail | Abaixo o 4º Relatório de 2018.
Expectativa é de que os empresários retomem a confiança e alavanquem a economia com novos investimentos.
Percentual de tributos no país é de 40%
Empresa conta a história do mercado varejista brasileiro e seu compromisso de 3 décadas em ser parte da evolução dos empreendedores do setor.
Empresa de Blumenau foi uma das primeiras associadas
Para obter maior produtividade e rendimento no mercado, uma construtora, apostou em um software de mobilidade
Empresa Catarinense GOVBR desenvolve plataforma que integra o cidadão à gestão pública.
Vice-presidente apresentou resultados do sindicato em Chapecó
No dia 20/11 aconteceu o encerramento do Grupo de Relações Trabalhistas (GRT) de 2018. Estiveram presentes várias empresas associadas.
Pet Day da WK Sistemas será realizado no dia 22 de novembro
As empresas associadas podem utilizar nosso site como divulgação de suas ações e produtos.
Taynara Moraes atua na equipe de desenvolvimento de soluções de vendas
É uma grande honra receber esse troféu devido a toda a história e importância da Deatec para a região e para nós empresários de tecnologia.
Empresa Catarinense desenvolve plataforma que permite o acesso de todos os cidadãos a processos e serviços.
Seprosc assumiu os custos com a mensalidade para os filhos de funcionários de empresas associadas
O Seprosc preocupado em manter seus associados informados, criou o relatório de atividades, que será enviado periodicamente para seus associados via e-mail | Abaixo o 3º Relatório de 2018.
Assunto: Andamento das negociações da Convenção Coletiva de Trabalho 2018/2019.
ASSUNTOS: Andamento das negociações da Convenção Coletiva de Trabalho 2018/2019; Assuntos Gerais.
Nasofaringolaringoscópio vai auxiliar em exames para detecção de câncer na cabeça e no pescoço
João Luiz Kornely conta sobre a importância da atividade parlamentar na construção das reformas e melhorias que o Brasil precisa
Uma das alunas já foi selecionada para trabalhar como menor aprendiz em empresa de TI
História das empresas de tecnoloogia está ligada ao setor têxtil
A Associação quer instruir seus associados (imigrantes haitianos em busca de empregos na nossa região) no campo da TI
Instituição planeja abrir a graduação em sua unidade de Blumenau