A cobrança de ISS sobre os serviços de streaming é constitucional?

No final de 2016, mais especificamente no dia 30 de dezembro, foi publicada a Lei Complementar n° 157 que, dentre diversas disposições, trouxe a alteração na LC 116/03 (Lei que regula o ISS) para acrescentar na lista os serviços de disponibilização de conteúdos de áudio, vídeo, imagem e texto por meio da internet, o chamado streaming, conforme vemos:

1.09 – Disponibilização, sem cessão definitiva, de conteúdos de áudio, vídeo, imagem e texto por meio da internet, respeitada a imunidade de livros, jornais e periódicos
Tal inserção desse serviço na lista de cobrança do ISS acaba por onerar “serviços” altamente populares como Netflix, Net Now, Google Play Filmes, Spotify, Deezer, dentre outros.

Assim para fazermos uma análise, devemos compreender primeiramente o conceito fático do “serviço” trazido pela LC n° 157/2016, qual seja, a disponibilização para o usuário de determinado conteúdo de mídia através de um acesso a um servidor.
Ocorre que analisando friamente o conceito trazido, percebe-se que a LC 157 trouxe os termos“disponibilização, sem cessão definitiva”, o que acaba por sendo, sem maiores esforços, o mesmo conceito que podemos utilizar para definirmos o que é uma “locação”, até mesmo porque há uma onerosidade e uma finalidade comercial por essa disponibilização de conteúdo.

Tal fato fica evidente quando observamos o artigo 565 do Código Civil de 2002, que definiu o conceito legal de locação, nos seguintes termos:
Art. 565. Na locação de coisas, uma das partes se obriga a ceder à outra, por tempo determinado ou não, o uso e gozo de coisa não fungível, mediante certa retribuição.

Corroborando e analisando a letra do Código Civil, a professora Maria Helena Diniz bem definiu o conceito:
“A locação é o contrato pelo qual uma das partes, mediante remuneração paga pela outra, se compromete a fornecer-lhe, durante certo lapso de tempo, o uso e gozo de uma coisa infungível, a prestação de um serviço apreciável economicamente ou a execução de alguma obra determinada”.

Destarte, percebe-se que o chamado serviço de streaming é, em sua essência, uma locação pura e simples de bem móvel — o que nos leva a afastar a incidência do ISS dos mesmos.
Isto porque, vale destacarmos que a locação de bem móvel não é tributável pelo Imposto sobre Serviços, haja vista que o Supremo Tribunal Federal (STF) já pacificou este entendimento quando editou a súmula 31 que assim tratou:
“É inconstitucional a incidência do imposto sobre serviços de qualquer natureza – ISS sobre operações de locação de bens móveis”.

Apenas para contextualizar a situação, devemos lembrar que os serviços de streaming vieram para substituir a locação de conteúdos digitais como filmes, músicas, imagens, dentre outros, que em um passado não tão distante eram locados fisicamente em estabelecimentos especializados, diga-se de passagem, estabelecimentos estes que foram extintos quando do surgimento desses novos meios de se obter conteúdos através da internet.

Desta forma, fica claro que a LC 157/2016, ao acrescentar o item 1.09, deixou de observar o entendimento esposado pelo Supremo Tribunal Federal, e, por isso, deve ser alvo demandas perante o Judiciário para ver questionada a incidência do ISS sobre estes serviços.

Assim, percebe-se que é possível, sem maiores esforços, concluirmos que essa lei complementar que entrou em vigor no final do ano passado deverá ser levada ao Judiciário para que haja a confirmação ou não do entendimento nos serviços de streaming, uma vez que existem argumentos suficientes para se sustentar a inconstitucionalidade do dispositivo inovador.
 

(*) Sylvio César Afonso é advogado e contabilista, mestre em Direito Tributário pela PUC/SP,  auditor pelo IBRACON e conselheiro do Conselho Municipal de Tributos de SP

Fonte: CIO from IDG

Publicado em: 07/02/2017 18:00:48

Facebook Twitter Google Plus LinkedIn Whatsapp

Notícias

Primeira reunião do GRT em 2024 debateu Plano de Cargos e Salários

Primeira reunião do GRT em 2024 debateu Plano de Cargos e Salários

Encontro online reuniu representantes de empresas catarinenses e profissionais para falar sobre a importância de alinhar estratégias salariais e de funções à forma de atuação das empresas

Jovem Programador 2024: edição começa as aulas batendo recorde de vagas e inscrições

Jovem Programador 2024: edição começa as aulas batendo recorde de vagas e inscrições

Com o aumento no número de vagas e cidades atendidas, o programa se consolida como o maior do Estado em capacitação profissional de programadores de sistemas

GRT 2024: primeiro encontro do grupo neste ano acontece no dia 19

GRT 2024: primeiro encontro do grupo neste ano acontece no dia 19

O Grupo de Relações Trabalhistas (GRT) está de volta em 2024, trazendo conteúdos de interesse para promover o aprendizado contínuo e melhores práticas

Governo mantém desoneração de 17 setores da economia

Governo mantém desoneração de 17 setores da economia

Após pressão de parlamentares e entidades do setor, o presidente Lula assinou a revogação de trecho de Medida Provisória que reonerava a folha de pagamentos de 17 setores da economia

Últimos dias: inscrições para o Jovem Programador 2024 terminam dia 18/02

Últimos dias: inscrições para o Jovem Programador 2024 terminam dia 18/02

Última chance: se você busca uma oportunidade na área de TI, inscreva-se e participe!

Jovem Programador 2024: programa ultrapassa 1000 vagas em 21 cidades catarinenses

Jovem Programador 2024: programa ultrapassa 1000 vagas em 21 cidades catarinenses

Com o aumento no número de oportunidades e de municípios de norte a sul do Estado, o Jovem Programador se torna o maior programa de formação em TI de SC

WK chega aos 40 anos conectada com o crescimento

WK chega aos 40 anos conectada com o crescimento

A WK completa 40 anos em 2024 e já deu início às comemorações que serão realizadas durante todo o ano

Inscrições abertas para o Programa Jovem Programador 2024

Inscrições abertas para o Programa Jovem Programador 2024

Jovem Programador abre inscrições para 2024, oferecendo mais de 830 vagas em 19 cidades catarinenses; veja como participar!

Jovem Programador 2023: final do Hackathon premiou alunos do programa

Jovem Programador 2023: final do Hackathon premiou alunos do programa

Orientadas por profissionais atuantes, equipes desenvolveram soluções aplicáveis e ganharam smartwatchs, Alexas e kits gamer; inscrições para o Jovem Programador 2024 já estão abertas

Agenda Seprosc

Agenda Eventos