No trabalho remoto, data center é diferencial de segurança e disponibilidade

Em momento algum de nossa história, tantas pessoas estiveram trabalhando remotamente. Um levantamento da consultoria Betania Tanure Associados (BTA) mostrou que 60% das 359 grandes empresas ouvidas na pesquisa se adequaram ao home office. O cenário que vivemos evidencia a transformação digital como um caminho para a redução de perdas. Nunca estivemos tão conectados, nunca acessamos tantos sistemas.

Mas é também neste mar de conexões, em que a dependência do universo digital se faz presente, que surgem alguns questionamentos: com o alto volume de acessos, como manter a disponibilidade de serviços de TI para os acessos remotos sem comprometer a experiência do usuário e a segurança dos dados e sistemas?

Neste cenário ficam ainda mais evidentes as vantagens que a adoção de data centers terceirizados traz para as empresas. A primeira delas é a redução de custos com estrutura interna, manutenção e equipe 100% dedicada à infraestrutura de tecnologia. Neste momento de distanciamento social, significa que as empresas podem se adequar ao trabalho remoto sem se preocupar com a necessidade de manutenção de um espaço sob sua responsabilidade.

Outra questão que tem se intensificado nos últimos dias é a disponibilidade de serviços. Serviços de data center precisam se adequar a diversas questões de mercado para manter sua carteira de clientes e a garantia da entrega de sistemas ininterruptos é uma delas. Enquanto negócios se ajustam para reduzir perdas, a última preocupação que querem ter é a falta de conectividade com seus sistemas.

Estruturar grandes equipes remotamente sem grandes preocupações é outra vantagem que merece ser destacada. Em uma situação de rápido ajuste, é impossível para empresas com estrutura própria aumentar sua capacidade rapidamente -  o que em nenhum momento é problema através de data center, que possui banda de conexão com capacidade de manter toda a estrutura ativa e com máxima segurança.

Segurança de dados em evidência

Nos deparamos com notícias diárias de ataques hackers e falhas de segurança em soluções utilizadas globalmente. Para o gestor esta é uma preocupação ainda maior, visto que a perda de informações ou mesmo um ataque que possa expor dados dos seus clientes, pode significar o comprometimento de toda a operação, além de problemas judiciais.

É aí que um bom data center, especialmente os certificados internacionalmente, desenvolvidos a partir de diversas regras de segurança, se destacam. Camadas de firewall são desenvolvidas para evitar qualquer problema relacionado à segurança, garantindo assim a possibilidade de acessos externos à empresa.  

Disponibilidade via certificação

Neste contexto, há ainda um diferencial importante quando a empresa opta pelos serviços de um data center certificado por órgãos como o Uptime Institue, reconhecido e respeitado internacionalmente. Neste caso, além de disponibilidade e segurança de dados, outros requisitos dão aos usuários a tranquilidade de que sua infraestrutura da TI está em boas mãos.

As exigências para a certificação são variadas:

         - Seu sistema não sofrerá interrupções por falta de luz, visto que é exigido do fornecedor de data center a redundância em fontes de energia.

         - Além disso, a disponibilidade dos sistemas armazenados na estrutura não pode ser inferior a 99,982% do tempo. Isso significa que o tempo máximo de inatividade aceitável em um ano é de 1,6 hora.

Ao analisar este cenário é visível que, mesmo em uma situação de crise, empresas que se antecipam à segurança de suas estruturas tendem a sair na frente e se destacar no mercado. Seja pela segurança que garante tranquilidade na realização da rotina, seja pela certeza da disponibilidade, para evitar perdas ao seu consumidor final.

* Jean é diretor comercial da Global Gate Data Center, empresa do grupo Bludata e primeira de Santa Catarina a conquistar certificação Tier III para sua estrutura. A companhia é especializada em soluções de nuvem privada, hosting, colocation, disaster recovery (DRaaS) e backup as a service (BaaS).

 

FONTE: BLUDATA

Publicado em: 27/04/2020 07:00:46

Facebook Twitter Google Plus LinkedIn Whatsapp

Notícias

Primeira reunião do GRT em 2024 debateu Plano de Cargos e Salários

Primeira reunião do GRT em 2024 debateu Plano de Cargos e Salários

Encontro online reuniu representantes de empresas catarinenses e profissionais para falar sobre a importância de alinhar estratégias salariais e de funções à forma de atuação das empresas

Jovem Programador 2024: edição começa as aulas batendo recorde de vagas e inscrições

Jovem Programador 2024: edição começa as aulas batendo recorde de vagas e inscrições

Com o aumento no número de vagas e cidades atendidas, o programa se consolida como o maior do Estado em capacitação profissional de programadores de sistemas

GRT 2024: primeiro encontro do grupo neste ano acontece no dia 19

GRT 2024: primeiro encontro do grupo neste ano acontece no dia 19

O Grupo de Relações Trabalhistas (GRT) está de volta em 2024, trazendo conteúdos de interesse para promover o aprendizado contínuo e melhores práticas

Governo mantém desoneração de 17 setores da economia

Governo mantém desoneração de 17 setores da economia

Após pressão de parlamentares e entidades do setor, o presidente Lula assinou a revogação de trecho de Medida Provisória que reonerava a folha de pagamentos de 17 setores da economia

Últimos dias: inscrições para o Jovem Programador 2024 terminam dia 18/02

Últimos dias: inscrições para o Jovem Programador 2024 terminam dia 18/02

Última chance: se você busca uma oportunidade na área de TI, inscreva-se e participe!

Jovem Programador 2024: programa ultrapassa 1000 vagas em 21 cidades catarinenses

Jovem Programador 2024: programa ultrapassa 1000 vagas em 21 cidades catarinenses

Com o aumento no número de oportunidades e de municípios de norte a sul do Estado, o Jovem Programador se torna o maior programa de formação em TI de SC

WK chega aos 40 anos conectada com o crescimento

WK chega aos 40 anos conectada com o crescimento

A WK completa 40 anos em 2024 e já deu início às comemorações que serão realizadas durante todo o ano

Inscrições abertas para o Programa Jovem Programador 2024

Inscrições abertas para o Programa Jovem Programador 2024

Jovem Programador abre inscrições para 2024, oferecendo mais de 830 vagas em 19 cidades catarinenses; veja como participar!

Jovem Programador 2023: final do Hackathon premiou alunos do programa

Jovem Programador 2023: final do Hackathon premiou alunos do programa

Orientadas por profissionais atuantes, equipes desenvolveram soluções aplicáveis e ganharam smartwatchs, Alexas e kits gamer; inscrições para o Jovem Programador 2024 já estão abertas

Agenda Seprosc

Agenda Eventos