RH E MARKETING

Por mais que o endomarketing pareça uma ação única do marketing, ela depende e muito da ação dos profissionais do RH.

Afinal, o objetivo é compreender os desejos do colaborador e desenvolver ações de endomarketing com base nessas vontades.

Como eu compreendo os desejos do meu profissional? Com pesquisas, conversas, formulários entre outros. Quem trabalha para isso é o profissional do RH.

Existe a opção de realizar essa primeira pesquisa de forma direta (formulários) ou de forma indireta, com conversas descontraídas.

Os profissionais do RH precisam conhecer muito bem o que é endomarketing para trabalhar com isso. Quem consegue desenvolver algo do que não tem ideia? Os profissionais qualificados precisam conhecer o endomarketing, isso é fato.

As empresas que se atentam em conhecer o que é endomarketing têm um destaque notável se comparado aos concorrentes.

EXEMPLOS DE ENDOMARKETING EM EMPRESAS

Abaixo separamos três grandes empresas que tiveram sucesso ao executar o endomarketing e que se destacaram no mercado ao aplicar essa estratégia

BEST BUY

Essa é uma empresa virtual de produtos eletrônicos.

Havia uma alta taxa de rotatividade dos funcionários, chegando quase aos 60%. Ao perceber isso, eles fizeram uma pesquisa para conhecer melhor os seus colaboradores e, a partir dos resultados, criaram uma rede social interna, o Blue Shirt Nation.

Depois disso, a taxa de de rotatividade da equipe teve uma grande queda. Dos quase 60%, os números foram para 12%, além de aumentar a qualidade do trabalho prestado pelos profissionais.

PORTOBELLO

O empreendimento brasileiro fabricante de cerâmicas também investiu em endomarketing. Eles criaram um Programa de Desenvolvimento e Carreira, mostrando os passos para ter sucesso dentro da empresa.

A empresa distribuiu gibis aos funcionários com o objetivo de retratar as fases de crescimento dentro da corporação. Além disso, haviam jogos de tabuleiro que ajudavam a espalhar a cultura empresarial.

Resultado: em quatro anos (2010-2014) a produtividade cresceu em 31%.

TOYOTA

A Toyota é referência em endomarketing. Ela faz um processo antes dos funcionários começarem a trabalhar. Quando o contrato é assinado eles passam cinco meses em treinamento.

Desses cinco meses dois são frequentando as fábricas para ver como são feitos os carros da montadora, 1 mês para entender a cultura Toyota e os outros dois meses dentro de uma concessionária para entender as necessidades do cliente.

De maneira diferente, os funcionários conhecem a cultura Toyota, coisa essencial dentro de um negócio.

Nessa brincadeira boba, já se passaram sete meses e os funcionários estão aptos a desempenhar o trabalho da melhor maneira e trazer mais resultados à empresa, concluindo uma ótima técnica de endomarketing.

Na base da montadora no Japão, os funcionários entram com um contrato vitalício. As contratações não são por “efeito manada”, e sim pontuais, isso levou a Toyota a liderança mundial do mercado de automóveis, que era ocupada pela General Motors por 73 anos.

Em base, saber o que é endomarketing e desenvolver o marketing interno, além de dar um destaque maior, traz ao seu negócio resultados maravilhosos. Por isso o endomarketing é tão importante.

SABER O QUE É ENDOMARKETING É ESSENCIAL PARA TER SUCESSO

Mostramos o que é endomarketing e quão importante é para sua empresa realizar ações de endomarketing.

Elas irão deixar os funcionários muito mais contentes e com maior vontade de trabalhar. Tudo isso é fruto do endomarketing bem trabalhado.

Além de tudo isso, o marketing interno reduz o turn over (taxa de rotatividade da empresa). Esse fato ocorre porque o seu funcionário estará satisfeito com o trabalho, e irá desempenhar seu trabalho da melhor maneira, portanto, não há motivos para o colaborador sair da empresa.

Quando lidamos com profissionais motivados acontece um marketing natural, sem forçar a barra. Isso é uma das vantagens de saber o que é endomarketing e como realizar suas técnicas com sucesso para um resultado mais expressivo.

Então, mãos na massa, depois de conhecer o que é endomarketing comece a pesquisar quais atitudes tornariam seus funcionários satisfeitos, aplique ações de endomarketing e alavanque seu desempenho de forma orgânica.

Um por todos e todos por um!
 

FONTE: https://www.idealmarketing.com.br/blog/o-que-e-endomarketing/

Publicado em: 06/04/2020 11:03:09

Facebook Twitter Google Plus LinkedIn Whatsapp

Notícias

Aula Magna Jovem Programador 2025 reúne autoridades e reconhece apoiadores, patrocinadores e imprensa

Aula Magna Jovem Programador 2025 reúne autoridades e reconhece apoiadores, patrocinadores e imprensa

Evento histórico destacou a força das parcerias que fazem o programa crescer e contou com discursos inspiradores de lideranças, além de homenagens especiais

Aula Magna Jovem Programador 2025: Carlos Lopes Rischioto, da IBM, fala sobre o futuro da IA e do mercado de tecnologia

Aula Magna Jovem Programador 2025: Carlos Lopes Rischioto, da IBM, fala sobre o futuro da IA e do mercado de tecnologia

Evento inédito marca o início da 5ª edição do programa com uma palestra inspiradora sobre o impacto da Inteligência Artificial na sociedade e no mercado de trabalho.

Jovens protagonistas: Aula Magna Jovem Programador 2025 celebra alunos e inicia a maior edição do programa

Jovens protagonistas: Aula Magna Jovem Programador 2025 celebra alunos e inicia a maior edição do programa

A Aula Magna 2025 reuniu jovens, autoridades e apoiadores para dar início a mais uma jornada de transformação.

Jovem Programador apresenta nova identidade visual na abertura da 5ª edição

Jovem Programador apresenta nova identidade visual na abertura da 5ª edição

O Programa Jovem Programador inicia sua 5ª edição com uma marca renovada, que traduz a força, o amadurecimento e a missão do programa de transformar vidas através da tecnologia.

Aula Magna Jovem Programador 2025 marca início da maior edição do programa com noite histórica em Blumenau

Aula Magna Jovem Programador 2025 marca início da maior edição do programa com noite histórica em Blumenau

Evento reuniu autoridades, alunos, patrocinadores e apoiadores para celebrar o crescimento do programa e lançar sua nova identidade visual

Santa Catarina deve gerar quase 100 mil vagas em tecnologia até 2027, aponta estudo da ACATE

Santa Catarina deve gerar quase 100 mil vagas em tecnologia até 2027, aponta estudo da ACATE

Relatório reforça urgência na formação de talentos e na conexão entre empresas, educação e ecossistema

Aula Magna do Jovem Programador 2025 terá evento presencial inédito com palestra da IBM

Aula Magna do Jovem Programador 2025 terá evento presencial inédito com palestra da IBM

Encontro celebra a maior edição do programa com inovação, homenagens e networking

SEPROSC no Economia SC Podcast: formação de talentos e fortalecimento do setor de tecnologia em pauta

SEPROSC no Economia SC Podcast: formação de talentos e fortalecimento do setor de tecnologia em pauta

Presidente do SEPROSC apresenta impacto do Jovem Programador e os desafios do ecossistema catarinense

Como a Inteligência Artificial Está Transformando a Gestão de Talentos no RH. O Impacto no Futuro do Trabalho.

Como a Inteligência Artificial Está Transformando a Gestão de Talentos no RH. O Impacto no Futuro do Trabalho.

Descubra como a Inteligência Artificial está revolucionando o RH e a gestão de talentos. Aplique IA para melhorar recrutamento, engajamento e produtividade nas empresas. Leia mais sobre essa transformação no SEPROSC.

Agenda Seprosc

Agenda Eventos