RH E MARKETING

Por mais que o endomarketing pareça uma ação única do marketing, ela depende e muito da ação dos profissionais do RH.

Afinal, o objetivo é compreender os desejos do colaborador e desenvolver ações de endomarketing com base nessas vontades.

Como eu compreendo os desejos do meu profissional? Com pesquisas, conversas, formulários entre outros. Quem trabalha para isso é o profissional do RH.

Existe a opção de realizar essa primeira pesquisa de forma direta (formulários) ou de forma indireta, com conversas descontraídas.

Os profissionais do RH precisam conhecer muito bem o que é endomarketing para trabalhar com isso. Quem consegue desenvolver algo do que não tem ideia? Os profissionais qualificados precisam conhecer o endomarketing, isso é fato.

As empresas que se atentam em conhecer o que é endomarketing têm um destaque notável se comparado aos concorrentes.

EXEMPLOS DE ENDOMARKETING EM EMPRESAS

Abaixo separamos três grandes empresas que tiveram sucesso ao executar o endomarketing e que se destacaram no mercado ao aplicar essa estratégia

BEST BUY

Essa é uma empresa virtual de produtos eletrônicos.

Havia uma alta taxa de rotatividade dos funcionários, chegando quase aos 60%. Ao perceber isso, eles fizeram uma pesquisa para conhecer melhor os seus colaboradores e, a partir dos resultados, criaram uma rede social interna, o Blue Shirt Nation.

Depois disso, a taxa de de rotatividade da equipe teve uma grande queda. Dos quase 60%, os números foram para 12%, além de aumentar a qualidade do trabalho prestado pelos profissionais.

PORTOBELLO

O empreendimento brasileiro fabricante de cerâmicas também investiu em endomarketing. Eles criaram um Programa de Desenvolvimento e Carreira, mostrando os passos para ter sucesso dentro da empresa.

A empresa distribuiu gibis aos funcionários com o objetivo de retratar as fases de crescimento dentro da corporação. Além disso, haviam jogos de tabuleiro que ajudavam a espalhar a cultura empresarial.

Resultado: em quatro anos (2010-2014) a produtividade cresceu em 31%.

TOYOTA

A Toyota é referência em endomarketing. Ela faz um processo antes dos funcionários começarem a trabalhar. Quando o contrato é assinado eles passam cinco meses em treinamento.

Desses cinco meses dois são frequentando as fábricas para ver como são feitos os carros da montadora, 1 mês para entender a cultura Toyota e os outros dois meses dentro de uma concessionária para entender as necessidades do cliente.

De maneira diferente, os funcionários conhecem a cultura Toyota, coisa essencial dentro de um negócio.

Nessa brincadeira boba, já se passaram sete meses e os funcionários estão aptos a desempenhar o trabalho da melhor maneira e trazer mais resultados à empresa, concluindo uma ótima técnica de endomarketing.

Na base da montadora no Japão, os funcionários entram com um contrato vitalício. As contratações não são por “efeito manada”, e sim pontuais, isso levou a Toyota a liderança mundial do mercado de automóveis, que era ocupada pela General Motors por 73 anos.

Em base, saber o que é endomarketing e desenvolver o marketing interno, além de dar um destaque maior, traz ao seu negócio resultados maravilhosos. Por isso o endomarketing é tão importante.

SABER O QUE É ENDOMARKETING É ESSENCIAL PARA TER SUCESSO

Mostramos o que é endomarketing e quão importante é para sua empresa realizar ações de endomarketing.

Elas irão deixar os funcionários muito mais contentes e com maior vontade de trabalhar. Tudo isso é fruto do endomarketing bem trabalhado.

Além de tudo isso, o marketing interno reduz o turn over (taxa de rotatividade da empresa). Esse fato ocorre porque o seu funcionário estará satisfeito com o trabalho, e irá desempenhar seu trabalho da melhor maneira, portanto, não há motivos para o colaborador sair da empresa.

Quando lidamos com profissionais motivados acontece um marketing natural, sem forçar a barra. Isso é uma das vantagens de saber o que é endomarketing e como realizar suas técnicas com sucesso para um resultado mais expressivo.

Então, mãos na massa, depois de conhecer o que é endomarketing comece a pesquisar quais atitudes tornariam seus funcionários satisfeitos, aplique ações de endomarketing e alavanque seu desempenho de forma orgânica.

Um por todos e todos por um!
 

FONTE: https://www.idealmarketing.com.br/blog/o-que-e-endomarketing/

Publicado em: 06/04/2020 11:03:09

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