O QUE É ENDOMARKETING? CONHEÇA E TRAGA RESULTADOS INCRÍVEIS AO SEU NEGÓCIO

 

O que é endomarketing? Já ouviu falar? Bom, essa é uma estratégia de comunicação interna responsável por motivar os colaboradores. Ele também pode ser conhecido como marketing interno, e vale entender que investir em ações de endomarketing pode ser o diferencial de um negócio de sucesso.

Muitas pessoas buscam descobrir o que é endomarketing. O marketing interno é voltado aos funcionários e grandes empresas têm investido nessa estratégia, e o retorno financeiro é notável.

Mas como uma estratégia de marketing direcionada aos colaboradores pode trazer lucros para empresas?

É simples. Pense comigo: quando você estimula as percepções de que sua empresa é o melhor lugar para se trabalhar, e o colaborador nota isso, ele realmente irá se sentir parte da empresa.

Então quando isso acontece, o funcionário fica mais contente e disposto a dar o seu melhor sempre, melhorando assim sua produtividade e gerando mais resultados. Essa é uma ótima maneira de começar seu endomarketing.

Por isso que ações de endomarketing bem feitas, trazem resultados financeiros.

O QUE É ENDOMARKETING OU MARKETING INTERNO?

Afinal, o que é endomarketing? Pode ser chamado também de marketing interno. Esse é o processo de marketing feito dentro da própria empresa, para os colaboradores.

O processo surge de dentro para fora, despertando nos colaboradores a sensação de ser uma ótima organização, além de mostrar a preocupação com o bem estar dos funcionários.

Isso responde o que é endomarketing.

No marketing interno, você precisa transformar a empresa no melhor lugar. Tudo bem, não é tão simples desse jeito, mas é bem fácil de entender.

Pense comigo nesse exemplo: Você é um funcionário da sua empresa, então estaria satisfeito com seu emprego? Se você titubeou, precisa começar a pensar mais em seus funcionários.

Sua empresa não depende só das suas vendas, ela depende do desempenho dos seus funcionários (e muito diga-se de passagem).

Bom, então se você não está satisfeito, e sua organização não pensa nos funcionários, porquê o seu colaborador vai se sentir motivado a dar o máximo no trabalho? Não tem motivo.

É preciso mudar isso urgentemente, e quando você sabe o que é endomarketing é mais fácil de perceber isso.

O endomarketing busca satisfazer as necessidades dos colaboradores, então essa é a resposta para sua mudança, melhorar a comunicação interna.

Existem muitas formas de desenvolver o marketing interno, portanto é essencial saber qual o melhor para o seu negócio. Por isso você precisa entender qual o pensamento dos colaboradores sobre a sua empresa.

Mas vamos deixar para tratar desse assunto lá na frente, ok?

Melhorar a relação entre empregado e empregador é o mais importante até aqui. Para isso acontecer você vai trabalhar nas necessidades dos funcionários e na comunicação interna da sua empresa, isso que é endomarketing.

MOTIVAR OS FUNCIONÁRIOS É ESSENCIAL PARA UM BOM MARKETING INTERNO

Agora você já sabe o que é endomarketing, vamos explicar porque é importante realizar ações de endomarketing. Quando o funcionário veste a camisa da empresa, pode ter certeza: ele vai batalhar por ela até o fim.

Essa é mais uma tática do endomarketing, fazer o funcionário criar um laço com a empresa.

Mas há tempos atrás ouvimos nossos pais dizendo “nada vem de graça nessa vida”, no âmbito empresarial isso ocorre também. Para o funcionário vestir a camisa, você precisa investir em seus colaboradores.

Mas quando dizemos “investir”, não trata-se necessariamente de um aumento salarial. Faça o contrário, incentive o colaborador a batalhar para conquistar um aumento, estipule metas e estimule ele a batê-las.

Porém coloque metas alcançáveis, pois do contrário, você irá desestimular seu funcionário. O importante é você mostrar sua preocupação com a pessoa.

Viu como não é tão difícil?

Entretanto é bacana você se importar não só com a pessoa, mas com o bem-estar dela. Por exemplo, um ambiente bem climatizado, disponibilizar café e frutas em sua copa, também são maneiras de fazer endomarketing na sua empresa.

Dessa forma, seu colaborador ficará motivado e se sentirá parte do seu negócio.

Na maioria das empresas, o funcionário é quem tem o primeiro contato com o cliente. Ele precisa transparecer que trabalha na melhor empresa que existe. Quando isso acontece de uma forma natural, é muito mais vantajoso.

Mas não queremos que o funcionário forçe a barra com afirmações positivas relacionadas à empresa. Se ele transparecer isso trabalhando bem humorado, disposto e em um ambiente leve, os resultados certamente serão melhores, pode acreditar!

Para saber motivar seu funcionário da melhor forma, você precisa entender o que ele pensa sobre seu negócio.

Publicado em: 03/02/2020 10:59:00

Facebook Twitter Google Plus LinkedIn Whatsapp

Notícias

Edusoft passa por rebranding e anuncia nova marca corporativa

Edusoft passa por rebranding e anuncia nova marca corporativa

O novo momento, assinado pela Nexia Branding, reforça a preocupação da empresa com a educação e visão de futuro

Empresas são cada vez mais alvos de criminosos da internet, apontam estudos. Saiba como se proteger

Empresas são cada vez mais alvos de criminosos da internet, apontam estudos. Saiba como se proteger

Vazamentos e sequestro de dados afetam desde pequenos negócios até gigantes bilionárias. Especialista em segurança da informação destaca boas práticas para evitar o problema

Empresa de TI de Blumenau investe em programa de treinamento em tecnologia para indústria

Empresa de TI de Blumenau investe em programa de treinamento em tecnologia para indústria

A empresa Teclógica visa conectar estudantes e profissionais das áreas de tecnologia e indústria

Jovem Programador supera meta de inscrições

Jovem Programador supera meta de inscrições

O Senac SC e o Seprosc comemoram o sucesso do Jovem Programador, projeto de capacitação em programação de computadores. A meta inicial foi superada, com 3.174 jovens inscritos, distribuídos nas cidades sedes selecionadas para a primeira edição

Permanência do home office desafia foco e produtividade: gestão automatizada tem se tornado um diferencial

Permanência do home office desafia foco e produtividade: gestão automatizada tem se tornado um diferencial

Sem controle efetivo da pandemia, muitas empresas decidiram manter o trabalho remoto e precisam lidar com os desafios do modelo através de ferramentas que possibilitem maior transparência em relação às entregas dos colaboradores

Receba as novidades em seu e-mail!



Agenda Seprosc

Agenda Eventos