Ações de endomarketing: 9 ideias divertidas para engajar sua equipe

Uma empresa é feita de pessoas, são elas que cuidam com todo carinho dos clientes, da produção e dos processos da organização. Ter funcionários apaixonados pelo trabalho pode fazer toda a diferença e trabalhar ações de endomarketing certamente irá ajudá-lo nessa missão.

O endomarketing – ou marketing interno– geralmente é de responsabilidade do Departamento de Marketing e de Gestão de Pessoas e consiste em trabalhar as ações do marketing voltadas ao público interno.

Alguns gestores ainda não entendem a importância de um bom endomarketing na empresa, pois veem os processos mais importantes que as pessoas, e não é bem assim.

Sem pessoas capacitadas e dedicadas para fazer o processo rodar, de nada adiantará o melhor e mais completo fluxograma do mundo, pois não haverá ninguém para realizá-lo.

Por isso, o nosso artigo de hoje vai abordar 9 ideias para ações de endomarketing que você pode colocar em prática para engajar seus colaboradores, aumentar a retenção de membros e potencializar a satisfação da sua equipe.

9 ações de endomarketing para colocar em prática imediatamente

Vamos agora a parte prática da coisa.

Comunicação interna

Uma boa comunicação interna é importantíssima para um clima organizacional adequado e produtivo e pode ser um bom meio de comunicação para trabalhar ações de endomarketing.

Com uma ferramenta de comunicação interna que integre todos os membros em uma única plataforma, é possível divulgar ações mais rapidamente.

Pense em utilizar as ferramentas de comunicação interna da empresa para parabenizar aniversariantes, metas batidas e enviar mensagens de motivação e agradecimento.

São coisas simples, mas que podem ajudar algum colaborador que não esteja passando um dia tão bom.

Destaque do mês/da semana/do ano

Não subestime o poder das tradicionais premiações de membro do mês, elas podem ser muito motivadoras e ajudar na autoestima e sentimento de pertencimento dos funcionários.

Mas esses destaques não precisam ficar restritos ao membro do mês, com criatividade e entendendo bem a cultura organizacional a empresa é possível criar momentos diferenciados para destacar os melhores.

Algumas empresas fazem premiações em diversas áreas nas confraternizações de fim de ano. Por exemplo, podem ser premiados o melhor vendedor, melhor gestor, pessoa mais criativa, membro mais engajado etc.

Aqui vale a criatividade. É possível inclusive fazer premiações temática, como se fosse o Oscar da empresa, ou algo do tipo.

Happy Hours

Momentos de descontração no meio da rotina pesada de trabalho são como injeções de ânimo para o trabalhador.

Você pode achar que tirar um tempo do dia para interagir, trocar ideia e fazer brincadeiras vai atrapalhar o fluxo de trabalho e a produtividade mas é justamente o contrário.

Após esses momentos, a produtividade da um “up” e as pessoas, agora mais animadas, trabalham com mais prazer e dedicação.

Festa de aniversariante do mês

A mesma dinâmica acontece nas festas de aniversariantes do mês.

Para que não seja perdido muito tempo com comemorações esporádicas, tipo toda semana, reúne-se os aniversariantes do mês em um único dia para cantar parabéns e confraternizar.

Dessa forma, é possível já deixar a festinha marcada na agenda da empresa e contar com a presença de todos.

O dinheiro gasto com bolo, refrigerantes e decoração pode ser um valor fixo disponibilizado pela própria empresa a uma comissão que ficará responsável pelas festas ou pode ser dividido entre os participantes.

Não precisa ser nada muito grandioso, o que resultaria em preços elevados na hora de dividir o valor e os objetos de decoração podem ser reaproveitados.

Confraternização de fim de ano

As confraternizações de fim de ano costumam ser “bancadas” pela firma, por ser um evento oficial. Mas relaxa que também não precisa ser uma festa grandiosa.

O importante é não deixar essa época do ano passar em branco. Reúna sua equipe, prepare o tradicional amigo oculto, chococulto, ou o que preferir e crie boas lembranças.

No caso de almoços, churrascos ou festas noturnas em outros lugares é válido também convidar a família dos funcionários (se possível), assim o momento fica ainda mais especial.

 

Ambiente de trabalho diferenciado

Ao pensar em ações de endomarketing para sua empresa, pense em coisas que mexam com o ambiente físico da empresa, algo bemvisual.

Imagine que você decidiu implementar uma ação de uma semana para as pessoas deixarem post-it com mensagens de agradecimento e elogios nas mesas das outras.

Uma ação simples e bacana, concorda? Mas ficaria ainda mais legal se houvesse algo visual lembrando isso, como um escrito em um quadro: “você já elogiou alguém hoje?”

No mês de aniversário da empresa, pense em enfeitar a sede com balões, chapeuzinhos etc e deixar um espaço para os membros deixarem escritos seus parabéns para  a organização.

Enfim, aproveite todas as oportunidade de fazer suas ações de endomarketing dinâmicas e divertidas.

Cursos e treinamentos

Oferecer oportunidade de capacitação também pode ser considerado uma das ações de endomarketing da sua empresa, já que adquirir conhecimento técnico na área de atuação do profissional pode gerar motivação. 30

Quando o funcionário sente que não está crescendo profissionalmente na organização, sua vontade de estar ali diminui e consequentemente sua satisfação com o trabalho também.

A firma deve investir na capacitação dos membros para mostrar que não está interessada apenas na mão de obra, mas também no desenvolvimento do profissional.

Empresas que têm esse tipo de preocupação garantem

Pesquisas de satisfação  

Para saber se suas ações de endomarketing estão gerando os resultados pretendidos é precisomensuraro grau de satisfação dos membros da empresa.

Uma pesquisa de satisfação simples e concisa pode resolver essa questão. Por exemplo:

  • O quanto você gostou da ação x (insira aqui no nome da ação de endomarketing)? Dê uma nota de 0 a 10, sendo 0 não gostei e 10 amei.
  • Na sua opinião, o que poderia ter sido feito melhor?
  • Qual foi a sua ação de endomarketing favorita até hoje?
  • Se você fosse dar uma nota de 0 a 10 sobre sua satisfação em trabalhar aqui, sendo 0 nada satisfeito e 10 muito satisfeito, que nota você daria?

Quatro perguntas simples, que serão respondidas muito rapidamente e que ajudarão o gestor a mensurar os resultados alcançados com as ações de endomarketing.

Se você conseguir notas acima de 8 significa que sua ação foi um sucesso e seus funcionários estão bem satisfeitos.

Se a médias de notas ficar abaixo disso é sinal que as ações de endomarketing da empresa ainda precisam melhorar.

Bons exemplos

Ter bons exemplos na empresa não pode ser considerado uma ação de endomarketing, mas você pode pensar em como criar ações de endomarketing que envolvam bons exemplos.

Por exemplo, trazer um ex-membro, que está muito bem sucedido atualmente graças ao conhecimento que adquiriu naquela organização, pode ser uma boa estratégia.

Outra ideia é trazer profissionais bem sucedidos de outras empresas, que tenham know-how para trazer conhecimento diferente e inovador para equipe.

Você certamente já sabe que a comunicação de uma empresa não depende só das suas ações de endomarketing. A comunicação é algo mais abrangente e requer ainda mais estudo. Baixe agora mesmo o nosso e-book O Guia da Comunicação Integradagratuitamente e fique por dentro de todas as tendências da comunicação empresarial.

 

Fonte: https://sucessodocliente.blog/acoes-de-endomarketing/

Publicado em: 06/01/2020 10:55:14

Facebook Twitter Google Plus LinkedIn Whatsapp

Notícias

Primeira reunião do GRT em 2024 debateu Plano de Cargos e Salários

Primeira reunião do GRT em 2024 debateu Plano de Cargos e Salários

Encontro online reuniu representantes de empresas catarinenses e profissionais para falar sobre a importância de alinhar estratégias salariais e de funções à forma de atuação das empresas

Jovem Programador 2024: edição começa as aulas batendo recorde de vagas e inscrições

Jovem Programador 2024: edição começa as aulas batendo recorde de vagas e inscrições

Com o aumento no número de vagas e cidades atendidas, o programa se consolida como o maior do Estado em capacitação profissional de programadores de sistemas

GRT 2024: primeiro encontro do grupo neste ano acontece no dia 19

GRT 2024: primeiro encontro do grupo neste ano acontece no dia 19

O Grupo de Relações Trabalhistas (GRT) está de volta em 2024, trazendo conteúdos de interesse para promover o aprendizado contínuo e melhores práticas

Governo mantém desoneração de 17 setores da economia

Governo mantém desoneração de 17 setores da economia

Após pressão de parlamentares e entidades do setor, o presidente Lula assinou a revogação de trecho de Medida Provisória que reonerava a folha de pagamentos de 17 setores da economia

Últimos dias: inscrições para o Jovem Programador 2024 terminam dia 18/02

Últimos dias: inscrições para o Jovem Programador 2024 terminam dia 18/02

Última chance: se você busca uma oportunidade na área de TI, inscreva-se e participe!

Jovem Programador 2024: programa ultrapassa 1000 vagas em 21 cidades catarinenses

Jovem Programador 2024: programa ultrapassa 1000 vagas em 21 cidades catarinenses

Com o aumento no número de oportunidades e de municípios de norte a sul do Estado, o Jovem Programador se torna o maior programa de formação em TI de SC

WK chega aos 40 anos conectada com o crescimento

WK chega aos 40 anos conectada com o crescimento

A WK completa 40 anos em 2024 e já deu início às comemorações que serão realizadas durante todo o ano

Inscrições abertas para o Programa Jovem Programador 2024

Inscrições abertas para o Programa Jovem Programador 2024

Jovem Programador abre inscrições para 2024, oferecendo mais de 830 vagas em 19 cidades catarinenses; veja como participar!

Jovem Programador 2023: final do Hackathon premiou alunos do programa

Jovem Programador 2023: final do Hackathon premiou alunos do programa

Orientadas por profissionais atuantes, equipes desenvolveram soluções aplicáveis e ganharam smartwatchs, Alexas e kits gamer; inscrições para o Jovem Programador 2024 já estão abertas

Agenda Seprosc

Agenda Eventos