Troca de Ideias sobre Plano de Carreira: SEPROSC facilita diálogo entre RHs
Confira os principais insights da troca de experiências entre RHs sobre planos de carreira!
Uma empresa é feita de pessoas, são elas que cuidam com todo carinho dos clientes, da produção e dos processos da organização. Ter funcionários apaixonados pelo trabalho pode fazer toda a diferença e trabalhar ações de endomarketing certamente irá ajudá-lo nessa missão.
O endomarketing – ou marketing interno– geralmente é de responsabilidade do Departamento de Marketing e de Gestão de Pessoas e consiste em trabalhar as ações do marketing voltadas ao público interno.
Alguns gestores ainda não entendem a importância de um bom endomarketing na empresa, pois veem os processos mais importantes que as pessoas, e não é bem assim.
Sem pessoas capacitadas e dedicadas para fazer o processo rodar, de nada adiantará o melhor e mais completo fluxograma do mundo, pois não haverá ninguém para realizá-lo.
Por isso, o nosso artigo de hoje vai abordar 9 ideias para ações de endomarketing que você pode colocar em prática para engajar seus colaboradores, aumentar a retenção de membros e potencializar a satisfação da sua equipe.
Vamos agora a parte prática da coisa.
Uma boa comunicação interna é importantíssima para um clima organizacional adequado e produtivo e pode ser um bom meio de comunicação para trabalhar ações de endomarketing.
Com uma ferramenta de comunicação interna que integre todos os membros em uma única plataforma, é possível divulgar ações mais rapidamente.
Pense em utilizar as ferramentas de comunicação interna da empresa para parabenizar aniversariantes, metas batidas e enviar mensagens de motivação e agradecimento.
São coisas simples, mas que podem ajudar algum colaborador que não esteja passando um dia tão bom.
Não subestime o poder das tradicionais premiações de membro do mês, elas podem ser muito motivadoras e ajudar na autoestima e sentimento de pertencimento dos funcionários.
Mas esses destaques não precisam ficar restritos ao membro do mês, com criatividade e entendendo bem a cultura organizacional a empresa é possível criar momentos diferenciados para destacar os melhores.
Algumas empresas fazem premiações em diversas áreas nas confraternizações de fim de ano. Por exemplo, podem ser premiados o melhor vendedor, melhor gestor, pessoa mais criativa, membro mais engajado etc.
Aqui vale a criatividade. É possível inclusive fazer premiações temática, como se fosse o Oscar da empresa, ou algo do tipo.
Momentos de descontração no meio da rotina pesada de trabalho são como injeções de ânimo para o trabalhador.
Você pode achar que tirar um tempo do dia para interagir, trocar ideia e fazer brincadeiras vai atrapalhar o fluxo de trabalho e a produtividade mas é justamente o contrário.
Após esses momentos, a produtividade da um “up” e as pessoas, agora mais animadas, trabalham com mais prazer e dedicação.
A mesma dinâmica acontece nas festas de aniversariantes do mês.
Para que não seja perdido muito tempo com comemorações esporádicas, tipo toda semana, reúne-se os aniversariantes do mês em um único dia para cantar parabéns e confraternizar.
Dessa forma, é possível já deixar a festinha marcada na agenda da empresa e contar com a presença de todos.
O dinheiro gasto com bolo, refrigerantes e decoração pode ser um valor fixo disponibilizado pela própria empresa a uma comissão que ficará responsável pelas festas ou pode ser dividido entre os participantes.
Não precisa ser nada muito grandioso, o que resultaria em preços elevados na hora de dividir o valor e os objetos de decoração podem ser reaproveitados.
As confraternizações de fim de ano costumam ser “bancadas” pela firma, por ser um evento oficial. Mas relaxa que também não precisa ser uma festa grandiosa.
O importante é não deixar essa época do ano passar em branco. Reúna sua equipe, prepare o tradicional amigo oculto, chococulto, ou o que preferir e crie boas lembranças.
No caso de almoços, churrascos ou festas noturnas em outros lugares é válido também convidar a família dos funcionários (se possível), assim o momento fica ainda mais especial.
Ao pensar em ações de endomarketing para sua empresa, pense em coisas que mexam com o ambiente físico da empresa, algo bemvisual.
Imagine que você decidiu implementar uma ação de uma semana para as pessoas deixarem post-it com mensagens de agradecimento e elogios nas mesas das outras.
Uma ação simples e bacana, concorda? Mas ficaria ainda mais legal se houvesse algo visual lembrando isso, como um escrito em um quadro: “você já elogiou alguém hoje?”
No mês de aniversário da empresa, pense em enfeitar a sede com balões, chapeuzinhos etc e deixar um espaço para os membros deixarem escritos seus parabéns para a organização.
Enfim, aproveite todas as oportunidade de fazer suas ações de endomarketing dinâmicas e divertidas.
Oferecer oportunidade de capacitação também pode ser considerado uma das ações de endomarketing da sua empresa, já que adquirir conhecimento técnico na área de atuação do profissional pode gerar motivação. 30
Quando o funcionário sente que não está crescendo profissionalmente na organização, sua vontade de estar ali diminui e consequentemente sua satisfação com o trabalho também.
A firma deve investir na capacitação dos membros para mostrar que não está interessada apenas na mão de obra, mas também no desenvolvimento do profissional.
Empresas que têm esse tipo de preocupação garantem
Para saber se suas ações de endomarketing estão gerando os resultados pretendidos é precisomensuraro grau de satisfação dos membros da empresa.
Uma pesquisa de satisfação simples e concisa pode resolver essa questão. Por exemplo:
Quatro perguntas simples, que serão respondidas muito rapidamente e que ajudarão o gestor a mensurar os resultados alcançados com as ações de endomarketing.
Se você conseguir notas acima de 8 significa que sua ação foi um sucesso e seus funcionários estão bem satisfeitos.
Se a médias de notas ficar abaixo disso é sinal que as ações de endomarketing da empresa ainda precisam melhorar.
Ter bons exemplos na empresa não pode ser considerado uma ação de endomarketing, mas você pode pensar em como criar ações de endomarketing que envolvam bons exemplos.
Por exemplo, trazer um ex-membro, que está muito bem sucedido atualmente graças ao conhecimento que adquiriu naquela organização, pode ser uma boa estratégia.
Outra ideia é trazer profissionais bem sucedidos de outras empresas, que tenham know-how para trazer conhecimento diferente e inovador para equipe.
Você certamente já sabe que a comunicação de uma empresa não depende só das suas ações de endomarketing. A comunicação é algo mais abrangente e requer ainda mais estudo. Baixe agora mesmo o nosso e-book O Guia da Comunicação Integradagratuitamente e fique por dentro de todas as tendências da comunicação empresarial.
Fonte: https://sucessodocliente.blog/acoes-de-endomarketing/
Publicado em: 06/01/2020 10:55:14
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