Juíza considera suspeita testemunha que era amiga íntima do reclamante

Em caso recente, a juíza Isabella Silveira Bartoschik, em atuação na 5ª Vara do Trabalho de Contagem, acolheu a contradita apresentada pela empresa à testemunha indicada pelo empregado. Ficou constatado que ela era amiga íntima do trabalhador.

Na ação que movia contra a empresa, o empregado pretendia o reconhecimento do direito à equiparação salarial com um colega de trabalho. Para provar que exercia as mesmas funções, com a mesma produtividade e perfeição técnica do colega, requereu a oitiva da testemunha. Mas ela foi contraditada pela reclamada, ao argumento de que era amiga íntima do trabalhador, o que foi acolhido pela magistrada.

Ao ser inquirida pela juíza, a testemunha declarou que era amiga do autor na época em que trabalhou na empresa. Reconheceu, inclusive, que um frequentava a casa do outro e que o trabalhador foi convidado para o seu casamento. Observou a juíza que, apenas depois da intervenção do advogado do trabalhador, foi que a testemunha declarou que ela e o autor eram apenas “amigos de trabalho.” Na conclusão da magistrada, a testemunha era amiga íntima do autor da ação e, portanto, suspeita para depor. Houve recurso, que aguarda julgamento no TRT-MG.

Quando uma testemunha pode ser considerada suspeita para prestar depoimento em juízo?

O artigo 447, § 3º, do Código de Processo Civil (CPC) de 2015, subsidiariamente aplicável ao processo trabalhista, dispõe que: “Podem depor como testemunhas todas as pessoas, exceto as incapazes, impedidas ou suspeitas”. E o parágrafo 3º da norma é claro ao estabelecer que “são suspeitos: I - o inimigo da parte ou o seu amigo íntimo; II - o que tiver interesse no litígio.”  É que a testemunha, ainda que convidada por uma das partes, deve ser imparcial, e, nesses casos, entende-se que a pessoa não tem a imparcialidade necessária para prestar declarações que serviriam de prova no processo.

A contradita de testemunha, muito comum nas ações trabalhistas, é o ato pelo qual uma das partes da ação tenta impedir a inquirição com o valor probatório de testemunha apresentada pela parte contrária, por entender que ela é impedida, suspeita ou incapaz. Em outras palavras, contraditar testemunha significa questionar a parcialidade dela para fazer prova no processo.

 

De acordo com o Código de Processo Civil, o momento oportuno para se contraditar a testemunha é logo após ela ser qualificada e antes que preste o compromisso de dizer a verdade. Se julgar necessário, o juiz poderá admitir o depoimento de testemunhas suspeitas, mas os depoimentos deverão ser prestados sem compromisso legal, o que lhes confere menor poder de persuasão na formação da convicção do julgador, pois serão meros informantes.

Processo PJe: 0012305-46.2016.5.03.0131 

 

Fonte: Tribunal Regional do Trabalho da 3.ª Região abud  RUEDIGER ADVOGADOS

Publicado em: 31/08/2019 11:57:46

Facebook Twitter Google Plus LinkedIn Whatsapp

Notícias

Mais de 23 mil veículos e 11 bilhões de mercadorias passaram por sistema logístico da Lincros em 2020

Mais de 23 mil veículos e 11 bilhões de mercadorias passaram por sistema logístico da Lincros em 2020

Empresa conta com plataforma que permite o gerenciamento de todo o processo de distribuição, além da contratação do frete e auditoria de pagamentos. Com investimento em melhorias e novas funcionalidades, marca comemora bons resultados do último ano

Como comunicar e promover a interação  entre equipes de diferentes turnos

Como comunicar e promover a interação entre equipes de diferentes turnos

A tecnologia tem se tornado aliada para uma comunicação assertiva e integrada

Seprosc e Senac lançam projeto Jovem Programador com cursos na área de tecnologia

Seprosc e Senac lançam projeto Jovem Programador com cursos na área de tecnologia

Programa de capacitação tecnológica com foco na empregabilidade dos jovens catarinenses.

Lançamento Jovem Programador

Lançamento Jovem Programador

Projeto de capacitação tecnológica voltado para a programação de computadores e focado na empregabilidade.

Ellevo expande serviços digitais para gestão do trabalho remoto durante a pandemia

Ellevo expande serviços digitais para gestão do trabalho remoto durante a pandemia

Empresa brasileira pioneira em soluções de gerenciamento de atividades lançou o Ellevo Next, para gestão do trabalho remoto, e expandiu versão web da plataforma Ellevo para 22 países e 15 idiomas no último ano

Edusoft completa 37 anos de história

Edusoft completa 37 anos de história

Empresa blumenauense que desenvolve softwares de gestão educacional busca conciliar a experiência com os novos desafios da educação.

Tendências em logística: controle de cargas deve mudar rotina de distribuição de mercadorias

Tendências em logística: controle de cargas deve mudar rotina de distribuição de mercadorias

Indústria brasileira busca alternativas tecnológicas que reduzem tempo e investimento no processo de finalização de entregas. Só na Lincros, mais de 23 mil veículos e R$ 11 bilhões em mercadorias foram monitoradas no último ano

Evento online fala sobre produtividade e visão gerencial na cadeia logística

Evento online fala sobre produtividade e visão gerencial na cadeia logística

Webinar gratuito organizado pela Lincros acontece no dia 13 de abril e vai destacar desafios e oportunidades para empresas que buscam tornar o setor de distribuição mais eficiente e estratégico

Receba as novidades em seu e-mail!



Agenda Seprosc

Agenda Eventos