Clientes Fácil | Espaider  que utilizam  Inteligência Artificial

Quando se fala em Inteligência Artificial, geralmente se tem um pensamento exagerado sobre o assunto. O cinema contribuiu para essa visão, pois alimentou com a ideia de que Inteligência Artificial (IA) seria uma tecnologia muito avançada, como androides semelhantes com humanos, computadores superinteligentes, ciborgues e até máquinas se rebelando contra os humanos.

Entretanto, a inteligência artificial já se encontra presente em nosso meio, facilitando rotinas diárias. Ao realizar uma chamada ou uma função no smartphone por comando de voz, ao receber uma recomendação de filme ou série do serviço streaming de TV, através do reconhecimento facial nas fotos nas redes sociais ou quando um produto ou serviço pesquisado aparece em outros sites como publicidade, por exemplo. Esses são apenas algumas das ações de inteligência artificial atuando no cotidiano.

As empresas estão se utilizando e muito desse recurso. Seja na automatização de tarefas, na análise de grandes volumes de dados, na triagem de e-mails, nos diagnósticos médicos, ao classificar dados climáticos ou processos jurídicos, por exemplo. E além de usarem para otimizar as atividades internas, a IA também está sendo utilizada com o propósito de servir ao cliente.

Alguns clientes da Fácil | Espaider já utilizam-se desse recurso, mostrando de diversas formas, como a tecnologia pode agregar e facilitar a vida das pessoas. Veja alguns cases:

Grupo Boticário

Com o objetivo de inovar, o Grupo Boticário, um dos maiores varejistas de cosméticos do país e cliente Fácil | Espaider há mais de 19 anos, desenvolveu o perfume Egeo On YouEgeo On Me com o sistema de Inteligência Artificial.

Criado pelo sistema Phylira da IBM, em parceria com a casa perfumista Symrise, o sistema foi nutrido de informações e dados sobre perfumes, como ingredientes, fórmulas, índices de aceitação e rejeição, além da história da perfumaria.

Assim, utilizando algoritmos de aprendizado de máquina, o sistema filtrou centenas de fórmulas das mais diversas matérias-primas, explorando combinações jamais pensadas, já que o Phylira poderia projetar fórmulas de fragrâncias totalmente novas. O resultado foi uma combinação de ingredientes comuns como frutas, flores, doces, madeira e especiarias, e toques um pouco mais excêntricos, como pepino e leite condensado, originando os perfumes Egeo On You e Egeo On Me. Os perfumes foram desenvolvidos em apenas seis meses. Tempo bastante otimizado em relação ao processo convencional de desenvolvimento de um novo produto, que chega a ser de no mínimo um ano.

KFC

A rede de fast-food  KFC, cliente Fácil | Espaider desde 2016, também está utilizando a inteligência artificial para inovar no atendimento.

Na China, junto com a empresa de tecnologia Baidu, conhecido no país pelos serviços de busca na internet, a empresa lançou um restaurante onde o atendimento e pagamento são realizados inteiramente por robôs batizados de “Dumi”. Esse sistema de inteligência artificial é capaz de reconhecer pelo rosto do cliente dados como idade, gênero e até aspectos de humor e personalidade, e após uma análise com os dados que o sistema possui, sugere um cardápio para o cliente.

A tecnologia foi testada inicialmente no restaurante da KFC, mas segundos os criadores, poderá ser utilizada em outros tipos de comércios, como o varejo, na qual o sistema, além de ser educado e divertido, poderá sugerir roupas para os clientes.

Para quem prefere um drive thru, a KFC também implantou a inteligência artificial nesse tipo de atendimento. Em alguns restaurantes da empresa nos Estados Unidos, pode-se encontrar um robô com o rosto e algumas características do fundador da rede KFC, o famoso Coronel Sanders.

Para desenvolver esse sistema, recursos como text-to-speech, reconhecimento de voz e a própria inteligência artificial foram usados.

IBM

Apto a aprender com pequenas quantidades de dados e processar 2,5 bilhões de GB de dados diariamente, o Watson, sistema de inteligência artificial desenvolvido pela IBM, cliente Fácil | Espaider há 15 anos, consegue aprender e entender linguagens, cenários, informações e fatos da história da humanidade.

Através de todos os dados armazenados, o Watson consegue processar respostas, ideias e soluções. Isso faz com que o recurso possa ser utilizado em diversas áreas, auxiliando profissionais a tomarem medidas e decisões mais precisas, fundamentadas em evidências.

O Watson já atua em museus de arte, hospitais, aplicativos que auxiliam no dia-a-dia das pessoas, empresas de consultoria de gestão empresarial e até em advocacias. Nesse último caso, o sistema de inteligência artificial realiza o preenchimento de dados em centenas de processos judiciais nos sistemas internos dos escritórios.

A Inteligência Artificial própria da Fácil: Parker

Recentemente, Fácil lançou o PARKER. Seu ferramental de aprendizado de máquina (inteligência artificial).

PARKER faz a análise preditiva de andamentos, através das publicações recebidas dos sites dos diários oficiais. Essas ações consistem na classificação dos andamentos, lançamento dos mesmos nos respectivos processos e o apontamento das providências com prazos para os profissionais responsáveis. Em curto, médio e longo prazo, a Fácil disponibilizará novas funcionalidades, onde o PARKER pode gerar redução de custo, maior produtividade e eficiência aos departamentos jurídicos e escritórios de advocacia. Hoje, o PARKER atua com um índice de acerto de aproximadamente 90%.

O uso da inteligência artificial nas organizações vem progredindo acerca dos anos, e assim, melhorando o vínculo entre o negócio e o cliente. As empresas que decidem inovar e investir em IA se destacam no mercado, pois têm recursos e ferramentas únicas, capazes de otimizar, agilizar e melhorar o serviço interno e externo.

 

FONTE: FÁCIL

Publicado em: 05/08/2019 05:00:44

Facebook Twitter Google Plus LinkedIn Whatsapp

Notícias

Pinhalzinho, Jovem Programador e a economia criativa

Pinhalzinho, Jovem Programador e a economia criativa

As crises e as oportunidades de algo novo

Presidente do Seprosc apresenta case de sucesso no “SC Que Dá Certo”

Presidente do Seprosc apresenta case de sucesso no “SC Que Dá Certo”

Evento foi realizado no Centro Empresarial de Blumenau em 26 de julho

Aulas do Jovem Programador em Pinhalzinho começaram nessa semana com 35 alunos

Aulas do Jovem Programador em Pinhalzinho começaram nessa semana com 35 alunos

Aula inaugural do programa reuniu representantes das instituições parceiras

Semana SENAI oferece descontos em cursos na área de tecnologia

Semana SENAI oferece descontos em cursos na área de tecnologia

Semana SENAI e processo seletivo Centro Universitário SENAI Blumenau

Programa Jovem Programador aumenta oferta de vagas em 40%

Programa Jovem Programador aumenta oferta de vagas em 40%

Iniciativa contempla diversas regiões de Santa Catarina e, até 2024, o objetivo é oferecer uma versão online para alcançar todo o Estado

Falta de professores na área de TI pode desacelerar o processo de formação de novos profissionais

Falta de professores na área de TI pode desacelerar o processo de formação de novos profissionais

Com o aumento da demanda por formação, cresce também a necessidade de professores capacitados

Workshops do Jovem Programador começam nesta semana

Workshops do Jovem Programador começam nesta semana

Serão oito horas divididas em dois dias de trabalho; participação é obrigatória para quem está inscrito no programa

Receba as novidades em seu e-mail!



Agenda Seprosc

Agenda Eventos