Interconexões na área jurídica

Por Bruno Felipe Bauler
Diretor de Desenvolvimento | Fácil

O mundo está interconectado. As pessoas nem se lembram mais da época em que os diversos aparelhos usados no dia a dia não se conversavam naturalmente pela internet.

Remete a tempos jurássicos a ideia de fotografar em uma máquina especial e precisar usar o computador e um cabo específico para gravar as fotos em um pendrive, CD ou disquete e enviar para revelação.

Passadas duas décadas do surgimento do conceito “Internet das Coisas”, está cada vez mais corriqueiro o lançamento de produtos acessíveis financeiramente que se comunicam em tempo real com outros produtos e soluções. A gama de produtos é vasta. Apenas para citar alguns exemplos: com pouco investimento é possível acionar e controlar remotamente, usando o smartphone, desde aparelhos eletrônicos como câmeras de monitoramento e condicionadores de ar; passando por dispositivos das residências, como lâmpadas, janelas e persianas; e até mesmo carros e outros produtos de maior porte.

Muitas das soluções só foram possíveis e se tornaram acessíveis em função de padrões abertos de comunicação. De modo geral, a indústria da tecnologia tem conseguido bons resultados nos esforços de padronização e utilização dos protocolos de comunicação comuns.

Isto tem possibilitado cada vez mais a criação e uso de APIs – do inglês Application Programming Interface, que em português pode-se traduzir para “Interface de Programação de Aplicativos” – nos diversos produtos que são lançados.

De maneira resumida, funciona assim: determinado fornecedor implementa para seu produto uma ou mais APIs, e divulga isto para quem desejar utilizá-las. Outros fornecedores podem compatibilizar seus produtos com aquelas APIs, e a partir de então, a comunicação desejada é alcançada.

Existem APIs que seguem um padrão formal, normalmente definido por um consórcio de grandes empresas do mercado, e implementado em larga escala por diversos fornecedores. Costumam ser usadas para ações comuns a vários produtos, como por exemplo, autenticar usuários através de um repositório único de logins.

Existem também outras categorias de APIs. São aquelas definidas e publicadas por uma única empresa com o objetivo específico de se comunicar com seu produto. A API de integração com a ferramenta Agenda do Google é um exemplo.

O Espaider está preparado para este mundo interconectado. Ele possui interface integrada com diversas APIs do mercado, e também disponibiliza suas próprias APIs para que outros sistemas possam se conectar com ele.

INTEGRAÇÃO COM API PARA AUTENTICAÇÃO DE USUÁRIOS

Autenticação e autorização de usuários nunca foram um problema no Espaider. O sistema possui controle nativo para gerenciamento próprio dos usuários, com armazenamento seguro dos dados, logs para auditoria em relação a modificações e concessões de acesso e demais garantias inerentes ao processo. Sob demanda, integrações com diversos portais de autenticação foram implementados.

Além disso, desde a versão 5.1 o Espaider implementou o consumo de APIs de autenticação que seguem o padrão de mercado SAML v2.0. Isto o torna compatível de maneira nativa com praticamente todos os portais de autenticação e autorização reconhecidos mundialmente.

INTEGRAÇÃO COM GOOGLE AGENDA

A partir da versão 6.0 do Espaider, as diversas agendas controladas no sistema podem se integrar com as agendas individuais dos colaboradores criadas na ferramenta do Google.

Não é uma simples integração para visualização das agendas em local centralizado. As alterações realizadas através da interface do Google se refletem no Espaider e vice-versa.

É possível, por exemplo, incluir, concluir ou reagendar compromissos e providências originados a partir do Espaider usando o APP do Google Agenda para celulares Android ou iOS. É um aplicativo mundialmente reconhecido e um dos mais usados para controle de compromissos particulares.

A interface do Google Agenda está presente em diversos dispositivos. Permite inclusive, a visualização dos compromissos no Microsoft Outlook.

API GENÉRICA PARA EXPORTAÇÃO DE DADOS

Além de implementar a comunicação com APIs de terceiros, o Espaider disponibiliza suas próprias APIs. Uma delas permite que outros sistemas consultem informações cadastradas no Espaider.

CONTABILIZAÇÃO DAS CONTINGÊNCIAS

Outra API disponibilizada pelo Espaider diz respeito especificamente à contabilização das contingências. Muito utilizada em projetos de integração com SAP e outros ERPs utilizados por grandes empresas.

Os documentos contábeis originados em função dos fluxos de contingenciamento e pagamentos dos processos, são disponibilizados de uma maneira organizada e comum a este tipo de projeto. A empresa só precisa consumir os dados já processados pelo Espaider, organizados em documentos e lançamentos contábeis de débito e crédito.

Essas interconexões tecnológicas surgiram para otimizar as rotinas diárias das organizações. E isso não poderia ser diferente no dia a dia de escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de empresas, quando se trata de um ERP.

A Fácil busca constantemente inovar e trazer melhorias para o sistema Espaider, fazendo com que todos os processos sejam simplificados, automatizados e garantam mais segurança aos usuários.

Fonte: Revista Gestão Jurídica - 10ª Edição - Ano 2019

Publicado em: 11/06/2019 09:49:08

Facebook Twitter Google Plus LinkedIn Whatsapp

Notícias

Comunicado - Banco de Horas

Comunicado - Banco de Horas

As empresas deverão, seguindo as regras estabelecidas na Cláusula Vigésima Terceira da CCT, realizar o fechamento do BANCO DE HORAS até o dia 31/07/2020.

Sugestão de medidas - Coronavírus

Sugestão de medidas - Coronavírus

Considerando que a negociação objetiva regulamentar as exceções previstas na Medida Provisória nº 936/20, a fim de garantir segurança jurídica às partes envolvidas (empresa e empregados);

TERMO ADITIVO À CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO (CCT)

TERMO ADITIVO À CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO (CCT)

Rejeitada pelos empregados, em Votação Virtual promovida pelo SINDPD/SC entre 06 e 11/05/2020.

Tecnologia ajuda prefeituras a fazer controle de pandemias

Tecnologia ajuda prefeituras a fazer controle de pandemias

Ferramenta foi desenvolvida pela IPM Sistemas

Seprosc isenta contribuição assistencial

Seprosc isenta contribuição assistencial

Em razão dos nefastos efeitos da COVID-19 (coronavírus) o SEPROSC decidiu ISENTAR as Empresas do pagamento da Contribuição Assistencial

A importância de ferramentas de CSC na era do trabalho remoto

A importância de ferramentas de CSC na era do trabalho remoto

De uma hora para a outra o Brasil parou. Empresas com décadas de história se viram em uma situação incontrolável e imprevisível. A pandemia do coronavírus não trouxe desafios somente para o setor de saúde, mas também colocou em xeque toda a roti

 GOVBR lança programa inovador de estágio em 7 níveis

GOVBR lança programa inovador de estágio em 7 níveis

Empresa com mais de 50 anos de atuação no mercado busca atrair novos talentos

No trabalho remoto, data center é diferencial de segurança e disponibilidade

No trabalho remoto, data center é diferencial de segurança e disponibilidade

Em momento algum de nossa história, tantas pessoas estiveram trabalhando remotamente. Um levantamento da consultoria Betania Tanure Associados (BTA) mostrou que 60% das 359 grandes empresas ouvidas na pesquisa se adequaram ao home office.

SEINFLO e SEPROSC vêm negociando com o SINDPD/SC

SEINFLO e SEPROSC vêm negociando com o SINDPD/SC

Aditamento à Convenção Coletiva de Trabalho 2019/2020

Receba as novidades em seu e-mail!



Agenda Seprosc

Agenda Eventos