Três formas de usar a tecnologia no terceiro setor para conquistar recursos

O primeiro ponto que precisamos esclarecer é que fazer uma gestão profissional de entidades sem fins lucrativos é tão importante quanto de uma empresa privada. Por muito tempo, acreditou-se que as instituições que não visam lucro não precisavam de uma administração mais apurada, mas não é verdade. E para garantir que tudo corra bem, o uso da tecnologia no terceiro setor se torna imprescindível.

Porém, não falamos apenas do uso de um computador para fazer planilhas. Há várias alternativas que podem ser exploradas para organizar, agilizar e facilitar a gestão dessas organizações, especialmente no que diz respeito à captação e à economia de recursos financeiros. “Se vamos usar a tecnologia, que seja de maneira estratégica, certo? Então, quando pensar em como aproveitá-la, abra a mente para as diversas opções disponíveis, desde as mídias sociais até os softwares de gestão. Dessa forma, fica muito mais fácil encontrar onde estão as oportunidades para tornar o trabalho da entidade sustentável”, ressalta Marcio Tomelin, diretor de Produto e Mercado da WK Sistemas.

O especialista no assunto elencou três formas de usar a tecnologia no terceiro setor e garantir os recursos financeiros necessários para desenvolver e manter as atividades funcionando. Confira:



1 – Mídias sociais

Segundo o Relatório Global de Tecnologia de ONGs de 2018, as redes sociais são parte importante da estratégia de comunicação e angariação de fundos das organizações. Segundo o documento, 93% das ONGs em todo o mundo possuem uma página no Facebook, 77% têm um perfil no Twitter, 56% têm uma página no LinkedIn, 50% possuem um perfil no Instagram e 36% publicam regularmente em seus blogs. Além disso, 71% das entidades concordam que as mídias sociais são efetivas na arrecadação de fundos e 25% dos doadores dizem que as redes são a ferramenta de comunicação que mais lhes inspiram a doar.

Diante desses números, se a sua instituição ainda não está inserida neste cenário, com certeza está deixando passar diversas oportunidades de fortalecer as finanças e ampliar as atividades. Aproveite que a maioria das mídias sociais são gratuitas e apresente a sua causa para as pessoas. Você pode, por exemplo, montar um blog atrativo e contar a história da sua entidade, destacando as atividades e os benefícios que ela entrega para a sociedade.

Depois, crie uma página no Facebook e um perfil no Twitter para divulgar as atividades e buscar novos apoiadores. Hoje, é possível chamar as pessoas para fazer doações direto pelas redes sociais. Então, não espere mais para utilizar essas ferramentas. Olhe para a sua entidade, veja quais redes são mais aderentes a ela e use-as com inteligência.

2 – Computação em nuvem

Com certeza você já ouviu falar sobre computação em nuvem. Hoje, essa alternativa tecnológica que possibilita o acesso a arquivos e a execução de diferentes tarefas por meio da internet é uma ótima opção para quem organiza e coordena as atividades de instituições do terceiro setor. Se falarmos de pessoas que dividem seu tempo entre a filantropia e um negócio próprio ou um emprego então, a nuvem cai como uma luva.

E sabe o que é melhor? Há vários dispositivos que podem ser usados gratuitamente, como as ferramentas do Google e da Microsoft. Ao fazer uma conta no Google, por exemplo, além do e-mail, você passa a ter acesso também ao Google Drive, uma plataforma que possibilita a criação, o armazenamento e o compartilhamento de arquivos com várias pessoas.

Há também os softwares em nuvem, que dispensam a montagem de uma infraestrutura de TI dentro da organização, pois não precisam ser instalados nos computadores e nem armazenados em bancos de dados próprios. Todo o acesso é feito pela internet.

Todas essas facilidades não trazem apenas agilidade no trabalho, mas também economia, o que é muito importante, uma vez que os recursos financeiros, na maioria das vezes, são bem escassos.
 

3 – Software de gestão

O uso da tecnologia no terceiro setor passa pelo investimento em um software de gestão. É de extrema importância que as entidades possam contar com um sistema que dê suporte ao trabalho da administração, especialmente da parte financeira, proporcionando transparência.

Como as instituições do terceiro setor geralmente funcionam por meio de doações, saber exatamente o que tem em caixa, o que ainda vai entrar e quando e quais são os gastos, é essencial para garantir sua sustentabilidade. Ter os números organizados também é importante na hora da prestação de contas das atividades para os patrocinadores.

Além disso, poder gerar relatórios sobre as atividades e os gastos de maneira rápida e simples facilita o repasse de informações para novos interessados em colaborar com sua causa. Com tudo em mãos, é muito fácil expor as necessidades da instituição e apontar exatamente o que é preciso para manter os projetos em funcionamento.

 

FONTE: WK SISTEMAS

Publicado em: 06/05/2019 11:35:50

Facebook Twitter Google Plus LinkedIn Whatsapp

Notícias

Jovem Programador 2024: edição começa as aulas batendo recorde de vagas e inscrições

Jovem Programador 2024: edição começa as aulas batendo recorde de vagas e inscrições

Com o aumento no número de vagas e cidades atendidas, o programa se consolida como o maior do Estado em capacitação profissional de programadores de sistemas

GRT 2024: primeiro encontro do grupo neste ano acontece no dia 19

GRT 2024: primeiro encontro do grupo neste ano acontece no dia 19

O Grupo de Relações Trabalhistas (GRT) está de volta em 2024, trazendo conteúdos de interesse para promover o aprendizado contínuo e melhores práticas

Governo mantém desoneração de 17 setores da economia

Governo mantém desoneração de 17 setores da economia

Após pressão de parlamentares e entidades do setor, o presidente Lula assinou a revogação de trecho de Medida Provisória que reonerava a folha de pagamentos de 17 setores da economia

Últimos dias: inscrições para o Jovem Programador 2024 terminam dia 18/02

Últimos dias: inscrições para o Jovem Programador 2024 terminam dia 18/02

Última chance: se você busca uma oportunidade na área de TI, inscreva-se e participe!

Jovem Programador 2024: programa ultrapassa 1000 vagas em 21 cidades catarinenses

Jovem Programador 2024: programa ultrapassa 1000 vagas em 21 cidades catarinenses

Com o aumento no número de oportunidades e de municípios de norte a sul do Estado, o Jovem Programador se torna o maior programa de formação em TI de SC

WK chega aos 40 anos conectada com o crescimento

WK chega aos 40 anos conectada com o crescimento

A WK completa 40 anos em 2024 e já deu início às comemorações que serão realizadas durante todo o ano

Inscrições abertas para o Programa Jovem Programador 2024

Inscrições abertas para o Programa Jovem Programador 2024

Jovem Programador abre inscrições para 2024, oferecendo mais de 830 vagas em 19 cidades catarinenses; veja como participar!

Jovem Programador 2023: final do Hackathon premiou alunos do programa

Jovem Programador 2023: final do Hackathon premiou alunos do programa

Orientadas por profissionais atuantes, equipes desenvolveram soluções aplicáveis e ganharam smartwatchs, Alexas e kits gamer; inscrições para o Jovem Programador 2024 já estão abertas

Congresso Nacional derruba veto da desoneração da folha de pagamentos

Congresso Nacional derruba veto da desoneração da folha de pagamentos

Uma comitiva de empresários liderada pelo SEPROSC esteve em Brasília esta semana para sensibilizar os parlamentares sobre a importância da derrubada do veto para a geração de emprego e renda no país.

Agenda Seprosc

Agenda Eventos