Computação cognitiva e RH: o futuro da gestão de pessoas com o apoio da tecnologia

Assistentes virtuais, automação de demandas, processos previamente definidos.

O RH tem passado por uma verdadeira transformação digital e o uso de soluções para a operacionalização das demandas já é uma constante. 

A pesquisa Panorama de RH no Brasil 2018, da plataforma Qulture.Rocks, por exemplo, aponta que é cada vez mais comum que a tecnologia apoie os processos da gestão de pessoas.

Dos mais de 1,8 mil profissionais brasileiros entrevistados, 91% considera o uso de soluções de TI decisivo para os processos, porém apenas 15% já fazem uso delas.

Marco Aurélio Neuwiem, gerente comercial da Ellevo, empresa de tecnologia que conta com plataforma para gestão de atendimento, processos e serviços, destaca que a computação cognitiva é um dos fatores transformadores para um RH mais estratégico:

“Um setor que antes realizava trabalhos mais operacionais, como a produção de folhas de pagamento, hoje é muito mais voltado a questões estratégicas, como gestão e retenção de talentos, estudo e desenvolvimento de benefícios. Tudo isso acarreta em um alto grau de demandas, com diversas solicitações diárias. Neste ambiente, temos apostado em automação através da Plataforma Ellevo, em que o cliente interno, ou seja, o colaborador, pode executar diversos procedimentos diretamente na plataforma, sem precisar passar por um profissional. Em outros casos, um chatbot traz respostas sobre as principais dúvidas ligadas ao setor e processos que ele executa. Isso garante à equipe menos funções operacionais e mais tempo para focar em estratégias”.

 

Mais tecnologia, mais soft skills

As chamadas soft skills - habilidades sociais dos funcionários, como inteligência emocional e colaboração - também são tendências consideradas essenciais.

Para o RH, conseguir recrutar profissionais com estes requisitos demanda tempo e pesquisa.

Para o executivo da Ellevo, é aí que a tecnologia entre como reforço para um RH mais assertivo:

“O que temos percebido em nossos clientes é que contar com uma plataforma completa para a gestão de processos e serviços não só reduz a parte operacional, mas também garante uma análise mais detalhada de dados. A empresa pode, por exemplo, realizar pesquisas periodicamente através da plataforma da Ellevo e ainda gerar relatórios para análise das informações. A partir destes dados, consegue desenvolver ações mais assertivas tanto para recrutamento quanto para o desenvolvimento da equipe já em atuação”.

Por fim, Marco acredita que a automação veio pra ficar e que a inteligência artificial será um apoio essencial no crescimento de RHs de alta performance:

“A internalização de processos de recrutamento e seleção, bem como toda a gestão de pessoas já é uma realidade. É humanamente impossível que equipes cada vez mais enxutas consigam alto desempenho sem apoio da tecnologia. Assistentes virtuais, portais corporativos para que o próprio colaborador resolva demandas pontuais e processos definidos e controlados via plataformas de gestão já são decisivos para que se alcance os resultados esperados”.

 

Sobre a Ellevo

A Ellevo é pioneira e referência nacional em atendimento, gerenciamento e automação de processos em áreas como centro de serviços compartilhados, TI, recursos humanos e administrativo. Através de sua plataforma, mais de 15 milhões de e-mails são enviados e mais de 3 milhões de chamados são registrados todos os meses.

Entre os clientes da companhia, que foi fundada em 2006 e tem unidades de negócio em Blumenau e São Paulo (SP), além de escritório nos EUA, estão marcas como PwC, Grupo Positivo, Estácio de Sá, Renault, BRF, Natura, Senior, Bunge, Compass/GRSA, Chilli Beans, Energisa, Sotreq e Banco Alfa.

A Plataforma Ellevo se destaca com soluções de RPA: Automatização de atividades e processos no atendimento, gerenciamento de serviços e uso de inteligência cognitiva através de robôs de atendimento, os chatbots.

Publicado em: 05/04/2019 14:00:00

Facebook Twitter Google Plus LinkedIn Whatsapp

Notícias

Primeira reunião do GRT em 2024 debateu Plano de Cargos e Salários

Primeira reunião do GRT em 2024 debateu Plano de Cargos e Salários

Encontro online reuniu representantes de empresas catarinenses e profissionais para falar sobre a importância de alinhar estratégias salariais e de funções à forma de atuação das empresas

Jovem Programador 2024: edição começa as aulas batendo recorde de vagas e inscrições

Jovem Programador 2024: edição começa as aulas batendo recorde de vagas e inscrições

Com o aumento no número de vagas e cidades atendidas, o programa se consolida como o maior do Estado em capacitação profissional de programadores de sistemas

GRT 2024: primeiro encontro do grupo neste ano acontece no dia 19

GRT 2024: primeiro encontro do grupo neste ano acontece no dia 19

O Grupo de Relações Trabalhistas (GRT) está de volta em 2024, trazendo conteúdos de interesse para promover o aprendizado contínuo e melhores práticas

Governo mantém desoneração de 17 setores da economia

Governo mantém desoneração de 17 setores da economia

Após pressão de parlamentares e entidades do setor, o presidente Lula assinou a revogação de trecho de Medida Provisória que reonerava a folha de pagamentos de 17 setores da economia

Últimos dias: inscrições para o Jovem Programador 2024 terminam dia 18/02

Últimos dias: inscrições para o Jovem Programador 2024 terminam dia 18/02

Última chance: se você busca uma oportunidade na área de TI, inscreva-se e participe!

Jovem Programador 2024: programa ultrapassa 1000 vagas em 21 cidades catarinenses

Jovem Programador 2024: programa ultrapassa 1000 vagas em 21 cidades catarinenses

Com o aumento no número de oportunidades e de municípios de norte a sul do Estado, o Jovem Programador se torna o maior programa de formação em TI de SC

WK chega aos 40 anos conectada com o crescimento

WK chega aos 40 anos conectada com o crescimento

A WK completa 40 anos em 2024 e já deu início às comemorações que serão realizadas durante todo o ano

Inscrições abertas para o Programa Jovem Programador 2024

Inscrições abertas para o Programa Jovem Programador 2024

Jovem Programador abre inscrições para 2024, oferecendo mais de 830 vagas em 19 cidades catarinenses; veja como participar!

Jovem Programador 2023: final do Hackathon premiou alunos do programa

Jovem Programador 2023: final do Hackathon premiou alunos do programa

Orientadas por profissionais atuantes, equipes desenvolveram soluções aplicáveis e ganharam smartwatchs, Alexas e kits gamer; inscrições para o Jovem Programador 2024 já estão abertas

Agenda Seprosc

Agenda Eventos