Como o uso da tecnologia está transformando a produtividade na construção civil

Dispositivos móveis já são fundamentais na rotina diária de diversos negócios. Hoje são realidade também no setor de construção dentro dos canteiros de obras. Os profissionais da área, como diretores, gestores e engenheiros, têm se beneficiado da tecnologia para gerenciar e obter melhores resultados, evitar desperdícios e aumentar a produtividade das equipes de trabalho.

As novas ferramentas, sistemas e equipamentos possibilitam trabalhar de forma mais eficaz, fazendo com que a parte administrativa e a obra funcionem em sintonia, controlando a gestão do início ao pós-obra.

De acordo com um levantamento realizado pelo Sindicato das Indústrias da Construção Civil do estado de São Paulo (SP), o Sinduscon - SP, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), foi constatado que cerca de 60% dos empresários do setor da construção têm planos de investimento em tecnologia. Para quem está neste meio e quer investir em melhorias tecnológicas para atingir a eficiência, é preciso conhecer algumas práticas essenciais para aumentar a produtividade no ramo da construção civil.

A diretora de produtos da Teclógica, empresa de TI e negócios de Blumenau (SC), Adriana Bombassaro, sugere cinco maneiras de como a tecnologia pode transformar a produtividade dos projetos e aprimorar a execução das etapas.

 

1. Faça um planejamento compartilhado

Para iniciar uma obra, é preciso planejar cada detalhe a fim de evitar surpresas desagradáveis, como problemas com mão-de-obra, falta de produtos, prazos entre outros. Todo esse gerenciamento envolve orçamento, análise, perspectivas, programação, controle financeiro, contratação de fornecedores e a gestão da obra.

Para esta fase, existem soluções tecnológicas que permitem a criação e o compartilhamento de projetos de forma colaborativa. As novidades da área possibilitam que sejam registradas interações e revisões de um projeto, por exemplo, com o objetivo de facilitar a tomada de decisões, alterações dos fluxos de trabalho e prazos de entrega.

Adriana comenta ainda que, ao permitir a integração dos profissionais envolvidos nesta fase, a tecnologia ajuda a reduzir os erros de projeto e necessidade de retrabalho.

 

2. Aposte no uso de softwares e tecnologias em todas as fases da obra

A inovação é a base para o crescimento de qualquer negócio, e no setor da construção não é diferente.

O uso de softwares na área não se limita apenas à aplicação em projetos, atualmente existem inúmeras opções para diversas áreas do setor. Por exemplo, o Mobuss Construção, é uma solução exclusiva e completa para o setor, elaborada especialmente para oferecer mais eficiência na gestão de todas as etapas do processo construtivo, com módulos que permitem, além da gestão de projetos, apontamentos diários, registros, segurança, qualidade, vistoria, assistência técnica, entre outros.

 

3. Comunicação mais eficiente

A falta de comunicação pode gerar diversos problemas capazes de atrasar ou até mesmo paralisar uma obra. Existem diversas ferramentas que podem ser usadas para o aprimoramento, como aplicativos específicos de monitoramento e comunicação.

A R. Franco Engenharia, empresa especializada em construção e reformas de obras industriais e comerciais, por exemplo, adotou um sistema de mobilidade para o segmento. Com acesso via dispositivo móvel, a solução permite o registro das atividades no próprio canteiro de obras, sem a necessidade de conexão via web.

Além de um controle mais efetivo, a utilização do sistema reduziu a zero o uso de papel nas obras. A empresa ainda registrou resultados positivos na organização dos dados, padronização dos processos para um controle eficaz, aumentando a qualidade do produto final, que pode ser entregue com redução de tempo na execução de algumas tarefas.

 

4. Organize seu tempo

Na construção civil, os processos são previamente estabelecidos, porém, um dos grandes problemas enfrentados é a falta de organização, que faz com que muito tempo seja perdido em atividades que muitas vezes, são desnecessárias.

Por este motivo, é preciso organizar os processos, definindo prazos para a execução de cada etapa, fazendo o acompanhamento de perto de algumas atividades. Além de economizar tempo, o número de erros e desperdício de materiais também será menor.

Pensando em obter mais sucesso, a CCM Construtora Centro Minas, empresa que presta serviços de edificações e reformas do setor de construção civil, diminuiu o desperdício de tempo e materiais utilizando um sistema com módulos de Apontamento e Qualidade. Com a praticidade e a agilidade oferecidas pela solução, foi possível visualizar e solucionar os problemas do dia a dia de forma mais eficiente.

Um checklist no tablet também é utilizado pela construtora, que conseguiu, assim, obter mais velocidade na tomada de decisões e aperfeiçoou a qualidade final dos serviços.


 

5. Gestão de informações

Contar com um sistema que faça o apontamento eletrônico é parte fundamental do processo. A gestão facilita o acesso às informações sobre o número de horas trabalhadas, produção de equipamentos e de mão de obra. Assim, é possível ter maior controle, diminuir custos e aumentar a produtividade.

Com a ferramenta certa é possível identificar e quantificar as atividades realizadas, controlar o processo produtivo, analisar o custo da mão de obra, avaliar o desempenho da obra, analisar eficiência no uso dos equipamentos, melhorar o uso dos recursos, entre outras vantagens.

 

Sobre a Teclógica

Fundada há 24 anos, a Teclógica é uma empresa especializada na gestão de TI e Negócios que oferece ao mercado serviços de desenvolvimento e gerenciamento de aplicações, e produtos para os mais diferentes segmentos do mercado, como construção civil, comunicação corporativa e gestão de contratos.

Com sede em Blumenau (SC), a empresa conta com atuação em todo território nacional e na América Latina.

 

FONTE: Teclógica

Publicado em: 15/01/2019 17:17:39

Facebook Twitter Google Plus LinkedIn Whatsapp

Notícias

Primeira reunião do GRT em 2024 debateu Plano de Cargos e Salários

Primeira reunião do GRT em 2024 debateu Plano de Cargos e Salários

Encontro online reuniu representantes de empresas catarinenses e profissionais para falar sobre a importância de alinhar estratégias salariais e de funções à forma de atuação das empresas

Jovem Programador 2024: edição começa as aulas batendo recorde de vagas e inscrições

Jovem Programador 2024: edição começa as aulas batendo recorde de vagas e inscrições

Com o aumento no número de vagas e cidades atendidas, o programa se consolida como o maior do Estado em capacitação profissional de programadores de sistemas

GRT 2024: primeiro encontro do grupo neste ano acontece no dia 19

GRT 2024: primeiro encontro do grupo neste ano acontece no dia 19

O Grupo de Relações Trabalhistas (GRT) está de volta em 2024, trazendo conteúdos de interesse para promover o aprendizado contínuo e melhores práticas

Governo mantém desoneração de 17 setores da economia

Governo mantém desoneração de 17 setores da economia

Após pressão de parlamentares e entidades do setor, o presidente Lula assinou a revogação de trecho de Medida Provisória que reonerava a folha de pagamentos de 17 setores da economia

Últimos dias: inscrições para o Jovem Programador 2024 terminam dia 18/02

Últimos dias: inscrições para o Jovem Programador 2024 terminam dia 18/02

Última chance: se você busca uma oportunidade na área de TI, inscreva-se e participe!

Jovem Programador 2024: programa ultrapassa 1000 vagas em 21 cidades catarinenses

Jovem Programador 2024: programa ultrapassa 1000 vagas em 21 cidades catarinenses

Com o aumento no número de oportunidades e de municípios de norte a sul do Estado, o Jovem Programador se torna o maior programa de formação em TI de SC

WK chega aos 40 anos conectada com o crescimento

WK chega aos 40 anos conectada com o crescimento

A WK completa 40 anos em 2024 e já deu início às comemorações que serão realizadas durante todo o ano

Inscrições abertas para o Programa Jovem Programador 2024

Inscrições abertas para o Programa Jovem Programador 2024

Jovem Programador abre inscrições para 2024, oferecendo mais de 830 vagas em 19 cidades catarinenses; veja como participar!

Jovem Programador 2023: final do Hackathon premiou alunos do programa

Jovem Programador 2023: final do Hackathon premiou alunos do programa

Orientadas por profissionais atuantes, equipes desenvolveram soluções aplicáveis e ganharam smartwatchs, Alexas e kits gamer; inscrições para o Jovem Programador 2024 já estão abertas

Agenda Seprosc

Agenda Eventos