2018 e os desafios profissionais em TICs

BENITO PARET
Presidente do Sindicato das Empresas de Informática – TI Rio

 

Muito se tem falado sobre as novas profissões oriundas das demandas decorrentes das aplicações de inteligência artificial e data analytics, da expansão dos sistemas de registro de informações – Blockchain, do surgimento acelerado das fintechs, das realidades virtual e aumentada, da expansão da computação em nuvem, das aplicações de nanotecnologia, entre outras.

A transversalidade das aplicações em áreas pouco exploradas como a medicina, a agricultura, as chamadas fábricas 4.0 são apenas referências de um mundo em evolução. Como preparar os quadros necessários para atender a estas demandas? Um dos caminhos, o mais rápido, é a reciclagem dos profissionais. Temos quadros técnicos com formação básica que poderiam ser capacitados em curto prazo, desde que desenvolvamos os programas educacionais necessários, numa parceria universidades-empresas.

A postura quase contemplativa que nos deparamos na sociedade, na qual constatamos os desafios,panerai replica watches mas não agimos com ações concretas superá-los, precisa ser alterada com a urgência exigida pelo novo mercado. As ferramentas disponíveis de educação a distância permitiriam disponibilizar programas adequados para a atualização de nossos profissionais.

A recém-criada Confederação Nacional de Tecnologia da Informação, reunindo as federações que aglutinam os sindicatos que representam as empresas dos setores de TIC, se propõe a reivindicar a criação de um Sistema de Aprendizagem. Os recursos já existem e hoje são direcionados às entidades que formam o atual “Sistema S”, mas que pouco contribuem para a formação demandada pelas empresas de TIC contribuintes.

Estes recursos, muito significativos, permitiriam a curto prazo atender às necessidades educacionais focadas na atualização profissional e investir na difusão digital necessária a uma sociedade moderna e competitiva. Sem estes investimentos o desenvolvimento econômico e social de nosso país ficará muito comprometido. O ano de 2018 tem que ser o ano da “revolução educacional com foco digital”!!

Publicado em: 19/01/2018 09:08:18

Facebook Twitter Google Plus LinkedIn Whatsapp

Notícias

NOTÍCIAS DA SUA EMPRESA EM NOSSO SITE 📰

NOTÍCIAS DA SUA EMPRESA EM NOSSO SITE 📰

As empresas associadas podem utilizar nosso site como divulgação de suas ações e produtos

Espaider: Sistema jurídico mais completo do mercado

Espaider: Sistema jurídico mais completo do mercado

Pensando em solucionar todas as questões que dificultam o trabalho dos profissionais desse mercado, a Fácil desenvolveu o sistema jurídico mais completo do mercado. Saiba mais neste post e conheça o Espaider.

ENTREVISTA PCDs - Agende

ENTREVISTA PCDs - Agende

No dia 06/09 acontecera a 1º etapa da entrevista com os alunos do programa de inclusão.

WK Sistemas abre nova turma para curso de formação remunerada de desenvolvedores

WK Sistemas abre nova turma para curso de formação remunerada de desenvolvedores

Os interessados devem se candidatar pelo formulário disponível no site da empresa até o dia 25 de agosto

Seja um mentor voluntário da 1ª GAME JAM de Economia Criativa

Seja um mentor voluntário da 1ª GAME JAM de Economia Criativa

Dias: 23 a 25 de AgostoCidades que vai acontecer o evento: BLUMENAU | CHAPECÓ | CRICIÚMA | PALHOÇA | FLORIANÓPOLIS

Parceria entre SEPROSC e Senac oferece curso gratuito de informática em Blumenau

Parceria entre SEPROSC e Senac oferece curso gratuito de informática em Blumenau

Capacitação inicia em setembro, confira como se inscrever

GOVBR comemora aniversário

GOVBR comemora aniversário

São décadas de experiência dedicados a apoiar os órgãos públicos para explorar as boas práticas da gestão e de governança para prestação de melhores serviços ao cidadão. A GOVBR completou nesta segunda-feira (12), mais um ano no mercado, cons

Edusoft credencia seu oitavo canal de distribuição

Edusoft credencia seu oitavo canal de distribuição

No mês de Julho, a Edusoft fecha parceria com seu oitavo canal, a Vegasoft, de Maringá — PR, que atuará na região de norte do Paraná e Campo Grande-MS

Receba as novidades em seu e-mail!



Agenda Seprosc

Agenda Eventos